fbpx

Beach Tennis: o esporte que é tendência para o verão

Nos últimos anos, o Beach Tennis ganhou popularidade. O esporte atrai adeptos de todas as idades em busca de diversão e saúde à beira-mar ou em quadras de areia.

Se você está curioso para saber mais sobre o assunto, está no lugar certo! Aqui, vamos explorar o que é o Beach Tennis, porque se tornou uma tendência e quais são os benefícios que ele oferece.

Acompanhe a leitura!

Conteúdo do artigo

O que é o Beach Tennis?

O Beach Tennis combina elementos do tênis de quadra, do vôlei de praia, do frescobol e do badminton.

Os jogadores utilizam raquetes e uma bola específica. O objetivo é passar a bola por cima da rede, buscando fazê-la tocar no campo adversário.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Como o nome sugere, é um esporte que surgiu nas praias. No entanto, hoje em dia é jogado também em quadras de areia. Portanto, pode ser praticado até por quem não mora em cidades litorâneas.

Apesar de ter ganhado popularidade há pouco tempo, essa não é uma modalidade nova. Sua origem foi na década de 1980, na província de Ravenna, na Itália.

Por que o Beach Tennis é uma tendência?

Mas, afinal, por que esse esporte cresce tanto? Listamos algumas das principais razões para a sua popularidade:

  • acessibilidade: o Beach Tennis é relativamente fácil de aprender. Isso o torna atraente para pessoas de todas as idades e todos os níveis de habilidade;
  • visual (quando jogado na praia): a localização à beira-mar oferece um ambiente espetacular para jogar, com vistas incríveis e brisa refrescante. E mesmo quem joga em quadra tem contato com a areia, que remete à natureza;
  • socialização: é um esporte social, perfeito para reunir amigos e familiares para partidas animadas;
  • exercício ao ar livre: é uma excelente maneira de se exercitar do lado de fora, o que é benéfico para a saúde e o bem-estar.

Quais são as regras básicas do Beach Tennis?

O Beach Tennis tem regras parecidas com as do tênis de quadra, mas com algumas peculiaridades:

  • quadra: é menor. Mede 16 m comprimento e 8 m de largura;
  • rede: é colocada a uma altura mais baixa. Fica a 1,70 m para duplas e 1,60 m para simples;
  • pontuação: o jogo segue o sistema do tênis com adaptações. Portanto, inclui games e sets. O primeiro ponto equivale a 15, o segundo a 30 e o terceiro a 40, sendo o último correspondente ao game. O game é vencido por quem atingir primeiro quatro pontos, correspondendo a um set de um total de seis. Para vencer uma partida, é necessário chegar a seis sets, com uma vantagem de dois games à frente;
  • bolas: o Beach Tennis utiliza uma bola mais leve e menos pressurizada, para evitar que ela salte muito na areia.

Onde jogar?

Para jogar Beach Tennis, é necessário raquete e bola próprias, além de uma rede e uma quadra de areia.

Sendo assim, ele pode ser praticado em praias, resorts à beira-mar, clubes e, até mesmo, quadras de areia construídas especificamente para o esporte.

Muitas praias ao redor do mundo oferecem aluguel de equipamentos. Isso torna mais fácil experimentar e praticar o Beach Tennis, seja lá onde você estiver.

Quais são as vantagens para a saúde?

Praticar Beach Tennis oferece uma série de benefícios para a saúde, tais como:

  • melhora da aptidão física: envolve movimentos rápidos, corridas e saltos. Assim, promove o condicionamento e a resistência;
  • aprimoramento da coordenação: requer boa coordenação mão-olho e agilidade, contribuindo para o desenvolvimento dessas habilidades;
  • queima de calorias: uma partida de Beach Tennis pode ajudar na perda ou no controle do peso corporal;
  • diversão: jogar na praia é uma atividade divertida que é capaz de aliviar o estresse e melhorar o humor;
  • socialização: a interação com outros jogadores promove construção de relacionamentos e sensação de bem-estar.

Em resumo, o Beach Tennis é uma tendência em crescimento devido à sua acessibilidade e aos seus benefícios para a saúde.

Se você ainda não experimentou esse esporte dinâmico, considere dar uma chance na próxima vez que estiver na praia! Afinal, é uma maneira divertida de aproveitar o sol, a areia e o mar.

Gostou de saber mais sobre o Beach Tennis e quer incentivar outras pessoas a praticar a modalidade? Então, compartilhe este artigo com elas!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.