fbpx

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Você já ouviu falar em Novembro Azul? Tal campanha pretende conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata — uma doença que atinge milhares de homens.  

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os brasileiros, contabilizando cerca de 60 mil novos casos todos os anos. 

Por isso, o ideal é que cada homem se informe sobre esse cenário e, sempre que possível, invista em práticas capazes de minimizar os riscos de desenvolvimento da doença.  

Mas afinal, quais são eles? Preparamos um conteúdo especial, com todas as informações que envolvem o Novembro Azul e as maneiras de investir em sua saúde

Acompanhe!

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Conteúdo do artigo

O que você precisa saber sobre o Novembro Azul 

Criado na Austrália, o Novembro Azul é um movimento mundial que, como o próprio nome revela, acontece durante todo o mês de novembro.

Basicamente, ele visa sensibilizar a população masculina a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.  

No Brasil, a campanha começou em 2008, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. 

A ideia é que, com o passar dos anos, mais pessoas adquiram conhecimentos sobre o assunto e entendam, de fato, a necessidade de cuidar da saúde.  

Ao longo do período, uma série de ações são realizadas, seja em espaços públicos ou privados, como palestras, debates, propagandas na TV e campanhas nas redes sociais.

Função da próstata 

Antes de falarmos sobre o câncer de próstata em si, é bacana compreender o que é a próstata e qual é a sua função no organismo masculino.  

Em linhas gerais, trata-se de uma glândula situada abaixo da bexiga, responsável por fabricar o chamado líquido seminal, ajudando a nutrir e transportar os espermatozoides.  

Por isso, podemos afirmar que o seu desempenho é imprescindível para a fertilidade do homem, bem como a sua plena função sexual.  

Fatores de risco do câncer de próstata 

Uma das missões do Novembro Azul é alertar a população a respeito dos fatores de risco do câncer de próstata. Aqui, um dos pontos de destaque é a idade, já que os homens acima de 50 anos são os mais suscetíveis a desenvolver a doença.  

No entanto, existem outros elementos que podem colaborar para esse quadro, como o histórico familiar, o tabagismo, o alcoolismo e o sobrepeso ou a obesidade — estes últimos, sintomas de uma alimentação pouco saudável.  

Sintomas do câncer de próstata 

Inicialmente, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Ou seja, trata-se de uma doença silenciosa, o que torna o diagnóstico precoce desafiador. 

No entanto, conforme a sua progressão, alguns sinais tendem a aparecer. Nessa lista, incluímos:   

  • dificuldades em urinar;
  • ardência ou dor durante a micção;
  • aumento da frequência urinária;
  • presença de sangue no sêmen ou na urina;
  • dor na região pélvica, lombar ou, até mesmo, óssea.   

É essencial que o homem fique de olho nesses sintomas e, caso comece a notar algo diferente, procure ajuda médica rapidamente.  

Prevenção e diagnóstico

A prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata são cuidados essenciais para aumentar as chances de sucesso no tratamento. 

Atualmente, a principal maneira de diagnosticar é por meio de um exame de sangue conhecido como Antígeno Prostático Específico (PSA). 

Ele serve para medir os níveis dessa substância na corrente sanguínea. Um aumento do PSA pode indicar a presença de câncer de próstata, embora outros problemas de saúde também causem essa mudança.  

O toque retal é uma solução complementar de identificação, pois permite que o médico avalie o tamanho e a textura da próstata em busca de anormalidades.  

Tratamentos 

Assim como ocorre com os demais tipos de tumor, o tratamento do câncer de próstata dependerá do estágio da doença e de particularidades do paciente. 

Atualmente, as principais medidas incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia com a ajuda de hormônios.

E aí, depois dessas informações sobre o Novembro Azul, você já sabe qual é a importância da prevenção do câncer de próstata e como cuidar da sua saúde? Esperamos que sim!  

Se este conteúdo foi útil, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a se informar a respeito do tema. Nos vemos na próxima!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.