fbpx

3 dispositivos essenciais para ter uma casa inteligente

A internet é parte fundamental de nossas vidas. E, aqui, não estamos falando apenas dos dispositivos que utilizamos para acessar a web ou conferir as redes sociais. Outro exemplo é a casa inteligente.

Essa tecnologia nos ajuda a ter mais controle sobre funções básicas do dia a dia — como acontece com os sistemas de iluminação e de segurança de um imóvel.

Protagonista dos lares modernos e equipados, essa proposta é excelente para aqueles que estão em busca de conforto e, até mesmo, economia, já que alguns recursos permitem poupar tempo e energia.  

Dito isso, que tal entender quais são essas soluções e, quem sabe, como levá-las para o seu cotidiano? Confira as informações e dicas que reunimos para você!

Conteúdo do artigo

O que é uma casa inteligente?

A casa inteligente, ou Smart Home, é qualquer residência que conta com diferentes dispositivos conectados à internet, criando uma rede de automação. 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Na prática, essa ideia consiste em configurar alguns aparelhos para que, assim, eles possam realizar comandos de maneira autônoma e automática.  

Como exemplo, podemos destacar a possibilidade de estipular horários para que determinados equipamentos sejam desligados.

Esse é o caso das luzes ou do ar-condicionado, que podem encerrar as suas funções assim que os moradores saírem para o trabalho.  

Mas não é só isso. No contexto da casa inteligente, existem outras funcionalidades ainda mais interessantes. 

Dependendo dos sistemas adotados, há a opção de os moradores acionarem as câmeras de segurança sempre que a campainha for tocada. 

Ou, quem sabe, checar quais itens estão em falta na geladeira apenas com a ajuda do seu smartphone. Demais, não é mesmo?  

Como isso funciona na prática?

Para apresentar um bom desempenho, a casa inteligente deve ser equipada com aparelhos conectados à internet. 

Tais recursos ainda podem contar com tecnologias específicas para se adaptar aos hábitos e às rotinas dos moradores

Entre elas, destacamos a inteligência artificial, a automação e o aprendizado de máquina.  

Quais são as vantagens disso?

  • Conveniência: as casas inteligentes podem automatizar inúmeras tarefas, como ajustar a temperatura de um ambiente, acender e apagar luzes ou abrir e fechar cortinas, entre outras atividades que tornam o dia a dia mais cômodo.
  • Economia: tal tecnologia permite poupar energia, reduzindo os custos de eletricidade e contribuindo tanto para a redução de despesas quanto para a sustentabilidade.
  • Segurança: sistemas integrados, como câmeras e alarmes, podem ser monitorados de maneira remota, proporcionando mais tranquilidade aos moradores.
  • Personalização: os recursos tecnológicos podem ser ajustados de acordo com as preferências e necessidades das pessoas, criando ambientes únicos e completos.
  • Valorização: a instalação de tecnologias inteligentes tende a aumentar o valor de revenda da propriedade, sendo uma ótima opção para quem deseja destacar o seu imóvel no mercado.  

Quais são os principais dispositivos para ter uma casa inteligente?

Felizmente, o universo da casa inteligente não para de crescer. Por isso, é fácil encontrar aparelhos acessíveis, que podem ser tranquilamente integrados em qualquer lar. A seguir, conheça alguns exemplos. 

1. Fechadura inteligente  

Sem dúvida, as fechaduras inteligentes são itens essenciais para quem busca mais segurança. Ao utilizá-las, você poderá dispensar o uso de chaves, já que o aparelho pode atuar tanto por biometria quanto por sensor de presença e acesso wireless — permitindo o seu controle a distância por meio de aplicativos

2. Lâmpada  

Outro excelente recurso para uma casa inteligente é a lâmpada. Isso mesmo! 

Bastante acessíveis, esses dispositivos podem ser controlados de diferentes maneiras, seja por meio de comando de voz ou de aplicativo.  

De todo modo, a sua ativação é realizada com a ajuda do Wi-Fi — que, por sua vez, permite acender e apagar as luzes sem que os moradores tenham que se aproximar do interruptor. 

Dependendo do modelo escolhido, você ainda conseguirá ajustar a cor e a intensidade para melhorar a iluminação dos ambientes. 

3. Assistente virtual 

Por fim, temos o assistente virtual, um aparelho capaz de integrar todos os dispositivos da casa inteligente, centralizando a sua automação.  

Normalmente, os comandos são realizados por sensores de voz, sem que os moradores tenham que apertar botões ou se deslocar para outros cômodos do lar.  

Com essas opções, você poderá criar rotinas e, a partir disso, automatizar diferentes tarefas no dia a dia. Por exemplo: ligar a cafeteira às 8h e programar o alarme para tocar às 9h, entre outras.   

E aí, gostou de conhecer o conceito de casa inteligente? Caso queira conferir outros conteúdos como este, aproveite para seguir os nossos perfis: Facebook, Instagram, X e YouTube. A gente se encontra em breve!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.