fbpx

Detox digital: como usar a internet de forma saudável?

Passar muitas horas no computador ou no celular é um hábito bastante comum no mundo moderno. No entanto, isso traz prejuízos à qualidade de vida das pessoas. Foi aí que surgiu a ideia de detox digital.

O termo remete à desintoxicação das plataformas online, que tendem a causar dependência, estresse e ansiedade.

Muita gente nem sequer percebe que está em um círculo vicioso. E, quando isso acontece, os sintomas da hiperconectividade já estão presentes.

Entretanto, há formas de se voltar para si e frear a dependência da internet. Se você quer saber como fazer, acompanhe a leitura e entenda como praticar o detox digital!

Conteúdo do artigo

O que é o detox digital?

O detox digital é como uma desconexão ou desintoxicação da internet. Um momento do dia em que você substitui o consumo de conteúdo online por outras atividades.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

O objetivo é reduzir os efeitos da hiperconectividade. Isto é, dificuldade de concentração, baixa produtividade, estresse, ansiedade e insônia, entre outros sinais.

Eles aparecem quando há certa dependência das telas. Nesse caso, as pessoas tendem a checar redes sociais e mensagens a todo tempo, chegando até mesmo a interromper o trabalho ou os estudos.

Além disso, costumam fazer refeições olhando o smartphone e podem até atrasar o horário de dormir por se distrair na internet. 

Sem falar no sentimento de urgência em responder mensagens e olhar notificações.

Quais são os benefícios de se afastar da internet?

Criar o hábito de passar algumas horas desconectado pode ajudar na sua qualidade de vida e no seu bem-estar. Entre as vantagens, estão:

  • aumento da capacidade de concentração;
  • maior controle da ansiedade;
  • melhor qualidade do sono;
  • redução do estresse;
  • mais produtividade;
  • maior autoestima;
  • mais tempo livre.

Como fazer um detox digital eficiente?

Para quem tem dependência da internet, o detox digital pode representar um verdadeiro desafio. No entanto, a verdade é que não é preciso se livrar das telas.

Contudo, mudar alguns hábitos tende a trazer grandes benefícios para a rotina, sem que seja necessário fazer tantos sacrifícios.

Também é interessante considerar algum processo de autoconhecimento. Afinal, você vai precisar preencher as horas que antes gastava online, certo?

Nas linhas a seguir, confira as principais dicas para um detox digital eficiente!

Configure as suas notificações

Usamos muitos aplicativos. Praticamente todos eles emitem notificações com certa frequência. Isso pode tirar a sua concentração, pois gera sensação de urgência em olhar o celular.

Sendo assim, é interessante desativar as notificações de certos apps, como os de delivery ou de transporte.

Além disso, é possível silenciar redes sociais. Uma ideia é deixar apenas notificações de mensagens enviadas por pessoas. Dessa forma, você já reduz o contato com a tela.

Fique longe do celular antes de dormir e ao acordar

Faltando pelo menos uma hora para dormir, fique longe do celular para que a sua cabeça comece a se desconectar.

Dessa maneira, você vai ter mais facilidade para relaxar e, consequentemente, aumentar a qualidade do seu sono.

Ao acordar, também não olhe o celular imediatamente. Caso use o aparelho como despertador e isso seja um problema, troque por um relógio analógico.

Limite o uso de redes sociais para garantir o detox digital

Você pode estipular horários ou momentos do dia em que estará liberado para checar as suas redes sociais.

Atualmente, alguns aplicativos permitem até a configuração de um limite de tempo para o uso, o que ajuda a desligar quando ele for atingido.

Guarde o celular quando estiver com outras pessoas

Nada mais desagradável do que sair com alguém especial e passar a maior tempo no celular, não é mesmo?

Nesse caso, uma boa dica é guardar o smartphone. Dessa maneira, o detox digital vai ajudar você a estreitar relações e desfrutar de bons momentos.

Encontre atividades prazerosas durante o detox digital

Por fim, para o detox digital dar certo, você precisa preencher o tempo em que estaria na internet com outra atividade.

Pode ser a prática de um esporte, uma saída para jantar ou tomar um café, a leitura de um livro, o estudo ou o trabalho, por exemplo.

Gostou dessas dicas para começar a praticar o detox digital? Nas nossas redes sociais, você encontra muito mais. Acompanhe as publicações no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.