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7 dicas para controlar a ansiedade de uma vez por todas

O homem moderno passa por várias situações que podem tornar difícil controlar a ansiedade. 

Trabalho, estudos, família e outros fatores tendem a gerar sintomas que interferem no dia a dia, prejudicam a saúde e atrapalham o desempenho profissional e até as relações pessoais.

Primeiramente, é importante entender que a ansiedade é um sentimento como qualquer outro. E ele não é ruim quando acontece de forma pontual, sem causar interferências na rotina.

No entanto, quando não controlada, a ansiedade pode levar a crises e afetar o nosso corpo. 

Entre os principais sintomas estão dificuldade de concentração, dores no peito, sensação de falta de ar, tremores e pensamentos negativos.

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Felizmente, há técnicas que podem ser adotadas no cotidiano, de maneira que você consiga controlar a ansiedade de forma contínua. 

Em seguida, descubra atividades que aumentam o bem-estar e o relaxamento, ajudando a lidar com o problema!

7 dicas para controlar a ansiedade

Não sabe o que fazer para controlar a ansiedade? Aqui vão alguns truques que podem ajudar você no dia a dia. Dê atenção especial à última!

1. Praticar atividades físicas

Essa é uma das principais dicas para controlar a ansiedade. 

Isso porque a prática de exercícios físicos libera substâncias relacionadas ao humor e ao bem-estar no organismo, além de favorecer um sono mais tranquilo.

Estar em contato com a natureza ou fazer atividades ao ar livre tende a potencializar os resultados, aumentando o relaxamento. 

Contudo, você pode escolher aquele exercício que mais agrada e combina com seu estilo de vida, como o futebol.

2. Cuidar da alimentação para controlar a ansiedade

A ansiedade pode levar a quadros de compulsão alimentar, o que prejudica a sua saúde. Por isso, é importante ficar de olho na alimentação para frear esse sintoma.

Além disso, o consumo excessivo de cafeína é capaz de aumentar os níveis de ansiedade em alguns casos. Portanto, o ideal é reduzir a ingestão.

3. Dormir bem

O sono pode mesmo ser reparador! Como controlar a ansiedade requer regular as funções do cérebro, dormir costuma fazer bem.

Entretanto, para quem sofre de ansiedade tende a ser difícil conseguir relaxar. Por isso, é importante adotar algumas medidas que favoreçam uma noite tranquila.

Por exemplo, prepare um ambiente agradável, silencioso e escuro para a hora de dormir. Evite usar o celular ou assistir à televisão antes de deitar. 

Outra dica é tomar um chá com propriedades calmantes, como camomila e valeriana.

4. Ter uma rotina organizada para controlar a ansiedade

Como controlar a ansiedade quando o seu dia a dia está um caos? A desorganização e a procrastinação podem piorar o quadro, afetando a sua saúde.

Por isso, é importante organizar a rotina. Uma dica nesse caso é fazer listas com a ordem de prioridade do que precisa ser feito. 

Então, foque no que está programado para o dia de hoje e não se preocupe com as atividades que precisam ser realizadas depois.

5. Fazer exercícios de respiração

Certas técnicas de respiração ajudam quem quer saber como controlar a ansiedade, pois regulam os batimentos cardíacos e promovem o relaxamento.

Entre as sugestões está parar por cinco minutos e respirar profundamente, prestando atenção nos movimentos de inspiração e expiração, realizando-os com calma.

6. Conversar com outras pessoas para controlar a ansiedade

Desabafar sobre o que está acontecendo pode ajudar você a entender os verdadeiros motivos da ansiedade. Assim, fica mais fácil lidar com o problema.

Isso sem falar que conversas estreitam relacionamento com outras pessoas, o que também é bom para o nosso bem-estar. 

A troca de experiência tende a ser rica, de forma que você consiga aprender com as experiências de quem já passou pelas mesmas situações.

7. Buscar ajuda profissional

Caso você perceba que os sintomas da ansiedade realmente atrapalham o seu dia a dia, é importante procurar o apoio de um profissional. 

A psicologia pode ser fundamental, ajudando a entender as causas da ansiedade e mostrando formas de lidar com os sentimentos, aliviando os sintomas.

No entanto, também pode ser necessário consultar um psiquiatra para fazer uso de medicamentos e controlar a ansiedade.

Se essas dicas foram úteis, compartilhe-as com amigos e familiares que podem estar passando pelo mesmo problema. Assim, você ajuda outras pessoas a controlar a ansiedade e a ter mais qualidade de vida!


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