fbpx

Culinária peruana: o que ela tem de tão especial?

A culinária peruana é uma das mais famosas do mundo e conquista espaço no paladar dos brasileiros.

Com sua mistura única de influências, ingredientes e sabores, a gastronomia do Peru é uma verdadeira experiência para os sentidos.

E você não precisa fazer uma viagem para experimentar essas delícias! Afinal, há diversos restaurantes pelo Brasil que servem iguarias da cozinha peruana.

Neste artigo, vamos explorar como é a culinária peruana, os principais ingredientes utilizados, pratos típicos, sobremesas populares e as melhores bebidas para harmonizar. Acompanhe!

Conteúdo do artigo

Como é a culinária peruana?

A culinária peruana é uma rica fusão de influências indígenas, espanholas, africanas e asiáticas. Essa combinação resulta em pratos únicos, que cativam paladares ao redor do mundo.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

A base da gastronomia peruana é o uso de ingredientes frescos e naturais, com destaque para a diversidade de frutos do mar, batatas e pimentas.

Quais são os ingredientes mais usados na cozinha peruana?

Os ingredientes essenciais na cozinha peruana incluem peixes e frutos do mar frescos. O famoso ceviche, por exemplo, é feito com peixe cru marinado em suco de limão.

As batatas também desempenham um papel importante. Inclusive, há variedades únicas encontradas no Peru.

Já as pimentas, como o ají amarillo, dão o toque picante característico aos pratos peruanos. Ervas frescas, como coentro e hortelã, adicionam sabor.

Quais são os pratos típicos do Peru que você precisa conhecer?

A culinária peruana oferece uma ampla variedade de pratos deliciosos. Aqui estão alguns dos mais emblemáticos:

  • ceviche: é uma explosão de frescor e sabor. Consiste em, basicamente, peixe cru marinado em suco de limão, cebola roxa, pimenta e coentro. Esse é um dos pratos fáceis de encontrar pelo Brasil afora, sobretudo em restaurantes orientais;
  • lomo saltado: combina pedaços de filé mignon, cebola, tomate e batatas fritas, cozidos rapidamente em uma panela quente. Portanto, dá para fazer em casa facilmente;
  • cuy: essa é uma iguaria andina. Trata-se de um prato feito com porquinho-da-índia, que é assado e servido inteiro;
  • anticuchos: são espetinhos de carne marinados em molho de especiarias. Frequentemente, acompanhados de batatas. Outra opção para tentar em casa;
  • ají de galinha: um ensopado cremoso de frango temperado com ají amarillo e nozes;
  • rocoto relleno: uma pimenta recheada com carne moída e queijo, gratinada no forno. Dá até para adaptar os ingredientes e testar essa receita da culinária peruana em casa;
  • chupe: um delicioso e reconfortante ensopado de camarões, milho, queijo fresco e ovos, com uma base de batata e ají amarillo. É uma verdadeira explosão de sabor e textura.

Quais são as sobremesas mais populares no Peru?

A doçura também é muito apreciada na culinária peruana. Algumas sobremesas famosas incluem o suspiro a la limeña, um doce de leite com merengue.

Já os picarones são uma espécie de rosquinha feita de abóbora e batata-doce, servida com um delicioso mel de cana.

Quais são as bebidas que harmonizam com a comida peruana?

Para acompanhar essa variedade de sabores, a culinária peruana oferece várias opções de bebidas. Confira as principais na sequência:

  • cervejas: a harmonização de cervejas cresce no Peru. Há rótulos artesanais locais que valem a pena experimentar se você visitar o país;
  • pisco: a bebida nacional do Peru é uma aguardente de uva usada em coquetéis como o famoso pisco sour;
  • sucos: naturais de frutas tropicais, como maracujá, manga e lúcuma, são perfeitos para refrescar o paladar entre os pratos;
  • chicha morada: à base de milho roxo, leva também cascas de abacaxi e maçã, além de cravo e canela.

A culinária peruana é uma jornada de aromas, sabores e texturas que, definitivamente, merece ser explorada. 

Se você ainda não teve a oportunidade de experimentar, não deixe de visitar um restaurante peruano ou tentar preparar algumas dessas deliciosas receitas em casa.

Gostou de conhecer a gastronomia peruana? Então, compartilhe este conteúdo com os seus amigos e combine para se encontrarem em um restaurante típico ou prepararem juntos!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.