fbpx

Como lidar com a pele sensível após o barbear?

Fazer a barba é um dos hábitos mais comuns entre os homens que desejam manter o visual alinhado. No entanto, alguns podem sentir a pele sensível após o barbear.  

Normalmente, os sinais são uma certa ardência, que pode vir acompanhada de vermelhidão e, em certos casos, até uma inflamação. 

Dito isto, o ideal é investir em algumas dicas que ajudem você a evitar esse cenário e, consequentemente, ter mais bem-estar no dia a dia.  

Mas, afinal, quais são elas? É exatamente sobre isso que falaremos no nosso artigo de hoje.

A seguir, entenda tudo a respeito das causas da pele sensível após o barbear e descubra, em poucos passos, impedir que isso aconteça novamente. Boa leitura! 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Conteúdo do artigo

O que é a pele sensível após o barbear? 

Não é difícil encontrar um homem que já tenha sofrido com a pele sensível após o barbear. Em geral, esse sintoma tende a se manifestar alguns minutos logo depois de o indivíduo fazer a barba e, em quadros mais intensos, pode causar erupções (bolhas pequenas) na face.  

Com o passar do tempo, caso esse problema não seja resolvido, a região tende a ficar um tanto ressecada, desenvolvendo foliculite — uma condição caracterizada pelo surgimento de \”pontinhos\”, bastante parecidos às espinhas, que ficam localizados bem na base dos fios.  

Quais são as principais causas?

Como você já deve saber perfeitamente, o ato de se barbear consiste em passar, com frequência, uma lâmina sobre a pele do rosto. 

E seja por meio de um barbeador elétrico ou manual, tal processo causa pequenos ferimentos na superfície da cútis, facilitando a entrada de micro-organismos e, por fim, causando inflamações. 

Inclusive, existem práticas que podem piorar essa situação. A primeira delas é se barbear a seco, já que isso impede que o aparelho deslize com facilidade, criando arranhões. 

Outra situação comum é quando temos o costume de fazer muita pressão durante o processo e, assim, colaboramos para que a agressão à superfície da pele seja ainda maior.  

O que fazer para não deixar a pele sensível após o barbear? 

Felizmente, existem vários cuidados que podem ser adotados por quem deseja evitar a pele sensível após o barbear. 

São truques simples e acessíveis que, uma vez em ação, farão muita diferença em sua rotina. Anote os principais! 

Troque as lâminas  

Percebeu que o rosto começou a arder logo após fazer a barba? Não pense duas vezes e troque as lâminas, pois é provável que elas já estejam cegas. Com isso, você passará a sentir menos puxões durante o processo. 

Utilize água morna 

Temos aqui um método excelente para abrir os poros do rosto e, com isso, tornar o corte dos pelos bem mais fácil. 

Para tanto, você só precisa lavar a região com água morna antes de começar a se barbear. Também há a possibilidade de iniciar o processo logo após um banho quente.  

Invista em bons produtos 

Atualmente, existem inúmeras opções de produtos para auxiliar o público masculino na hora de fazer a barba. 

São cremes, géis, espumas e mais uma série de alternativas capazes de facilitar o deslize da lâmina na pele, sem agarrar ou causar machucados.  

Com isso em mente, a dica é sair em busca de uma solução para o seu dia a dia, com foco nas versões formuladas para as peles sensíveis, que contam com ativos excelentes para acalmar o rosto.

E, assim que terminar de fazer a barba, lembre-se de aplicar um hidratante facial. Tal cuidado é essencial para garantir que a região fique com a umidade necessária para minimizar a sensação de desconforto. 

Outras dicas rápidas para experimentar  

Por fim, confira outros truques que você pode adotar:

  •  antes de começar a se barbear, massageie a região com um óleo pré-barba;
  • evite investir em produtos que tenham álcool em sua composição;
  • sempre siga o sentido de crescimento do pelo na hora de passar a lâmina;
  • depois do uso, limpe muito bem a lâmina.   

Viu só? Com essas dicas, temos certeza de que agora você sabe como evitar a pele sensível após o barbear!

E caso tenha gostado das nossas recomendações e queira conferir outros conteúdos como este, aproveite para seguir os nosso perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram, X e YouTube. Nos encontramos por lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.