fbpx

Tipos de café: quais são os principais e como escolher o seu

Você sabia que existem diversos tipos de café? Pois é! Considerada a preferida dos brasileiros, a bebida é consumida no mundo inteiro. Inclusive, aqui no país, há um dia específico para celebrar a sua existência: 24 de maio.

Além de saboroso, o café é excelente para quem deseja desfrutar de uma sensação de aconchego. Há, até mesmo, quem prepare um bom cafezinho pelo simples prazer de relembrar momentos especiais.

Certamente, o mais interessante é que existem versões para todos os gostos, das fortes às suaves, sendo uma opção para quem está a fim de aprimorar o paladar e preparar drinques diversificados.

Nessa quarentena, nada melhor do que curtir um pouco de entretenimento. Por isso, elaborarmos este artigo exclusivo sobre o assunto, com as diferenças entre os tipos de café, as principais curiosidades e alguns truques incríveis para acertar na escolha. Não perca!

Conteúdo do artigo

Os tipos de café mais consumidos no Brasil

No passado, o café foi a matéria-prima responsável por aquecer a economia brasileira. Países de várias regiões do globo tinham o costume de importar os nossos grãos — que, modéstia à parte, são extremamente saborosos. Mas afinal, quais são as versões existentes e as mais utilizadas pela população?

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Para o consumo, podemos dizer que existem duas espécies de plantas responsáveis por essa bebida única — a Coffea arabica e a Coffea canephora.

A primeira dá origem ao chamado Café Arábica, uma planta de aroma nobre e ideal para quem possui um gosto gastronômico apurado. Essa categoria também consegue produzir uma vasta variedade de sabores, como o Icatu, o Catuaí, o Bourbon e o Mundo Novo.

Já a segunda é chamada de Robusta, uma espécie que tem alto teor de cafeína e teve o seu sabor enriquecido com o passar dos anos.

Hoje, graças à tecnologia e ao avanço desse nicho do mercado, é possível encontrar ambos os grãos com altíssima qualidade, com aroma igual ou superior aos que são ofertados no exterior.

Tipos de café

Um café de qualidade

Existem vários fatores que fazem com que um café tenha alta qualidade. Portanto, é preciso analisar tanto o sabor e o aroma quanto o plantio e a colheita.

Quer um exemplo? Uma safra que é colhida fora da época indicada dificilmente será tão boa quanto outra que é colhida no momento apropriado.

As etapas posteriores à colheita também são capazes de influenciar diretamente no padrão do produto. Exemplos são os processos de secagem de grãos e torra, que são fundamentais para dar consistência e sabor aos grãos.

Já na hora de “colocar a mão na massa” e preparar a bebida, existem vários detalhes importantes para obter um resultado mais rico. Afinal, que tipo de filtro você costuma usar? Atualmente, muitas pessoas têm o costume de utilizar aqueles produzidos em papel, principalmente porque se trata de uma alternativa prática e acessível.

Contudo, tal material consegue reter mais micropartículas do pó, ao contrário do tradicional coador confeccionado em pano. Esse último, por sua vez, consegue produzir um café mais denso e forte, com gostinho de “casa da vovó”.

Curiosidades sobre o café

Além de ser a bebida mais consumida no país, o café é um alimento extremamente antigo e foi introduzido no ocidente por volta de 1570.

De lá para cá, várias curiosidades começaram a rondar o seu consumo, fazendo com que essa iguaria também se tornasse extremamente interessante. Abaixo, contamos algumas delas:

  • o café é originário da Etiópia. Aliás, o país é o quinto colocado no ranking de produção mundial;
  • o café é a segunda bebida mais consumida do mundo, depois da água;
  • a população da Turquia leva o cafezinho muito a sério. Assim, a bebida ganhou uma cláusula na legislação do país, permitindo que as esposas pedissem o divórcio caso os seus maridos não oferecessem uma cota do produto;
  • além de ter o seu lugar garantido na gastronomia, o café é utilizado por algumas pessoas para adivinhar o futuro. Essa função é chamada de cafeomancia e a sua origem é francesa;
  • antigamente, o café era visto como um artigo de luxo. Tomá-lo pela manhã era inimaginável por conta do seu alto valor. Felizmente o tempo passou e a situação mudou, não é mesmo?

Tipos de café

Dicas para acertar na escolha do café

De manhã, à tarde e à noite — os diferentes tipos de café podem ser consumidos a qualquer hora do dia.

No entanto, no momento da escolha do produto, é comum ficarmos um tanto indecisos, uma vez que os grãos são complexos e podem contar com diferentes compostos aromáticos.

Ainda assim, existem alguns fatores que podem influenciar na qualidade da bebida e devem ser atentamente analisados para garantir uma compra certeira. Anote já quais são eles!

Amargor

É o efeito produzido pela cafeína, podendo ser percebido no fundo da língua. Em geral, os cafés de alta qualidade contam com um amargor suave e equilibrado.

Corpo

Diz respeito à presença da bebida no paladar. As melhores opções do mercado tendem a possuir um corpo robusto, médio ou suave, que pode variar conforme a mistura dos grãos.

Aqui, é fundamental ressaltar que os pontos de torra mais escurecidos podem resultar em cafés mais encorpados.

Acidez

Pode ser notada pelas laterais da língua. O recomendado é que o café sempre tenha uma acidez mais fresca e cítrica, sendo excelente para realçar o seu sabor.

A torra também pode interferir nesse efeito — basicamente, quanto mais claro, maior será a sua acidez.

Aroma

O aroma é o resultado de diversos elementos que podem ser perceptíveis por meio do olfato.

Existem cafés que possuem um aroma mais acentuado e, dependendo da acidez, será possível notar mais facilmente o seu cheiro.

Os aromas mais consumidos do momento são os frutados, os achocolatados e os cítricos.

E aí, curtiu descobrir mais sobre os tipos de café, as curiosidades sobre a bebida e como escolher a opção perfeita? Então, aproveite o seu tempo livre em casa e mergulhe de cabeça nesse universo. Certamente será uma experiência fantástica.

Caso queira continuar a receber outros conteúdos interessantes como este, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook e Instagram. Nos vemos por lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.