fbpx

Moda masculina minimalista: opção atemporal para homens simples

Já imaginou aderir à moda masculina minimalista?

Com o crescimento da consciência social, muitos jovens passaram a rever os seus hábitos de consumo. Inclusive, boa parte deles evita realizar compras de modo exagerado, colaborando, assim, para uma sociedade e um meio ambiente mais equilibrados. Um fato curioso é que essa mudança despontou em vários segmentos — como na moda.

Existe um nicho dentro desse ramo que valoriza o conceito de “menos é mais”, buscando a simplicidade, mas sem abrir mão da qualidade: o chamado minimalismo. Ideais para homens sofisticados que desejam estar bem vestidos, mas sem precisarem de vários elementos no visual, essas produções são caracterizadas por roupas sem muitos detalhes e calçados bem discretos.

Quer aprender como levar tal proposta para o seu dia a dia? Neste artigo, contamos tudo sobre a moda masculina minimalista e compartilhamos dicas práticas que ajudarão você a mergulhar de vez nesse universo. Acompanhe!

Conteúdo do artigo

A moda masculina minimalista é desarrumada?

Quando falamos em moda masculina minimalista, há quem confunda esse tipo de combinação com os visuais pouco arrumados ou sem personalidade. Nada disso! O foco desse conceito não é ir contra as regras vigentes, mas sim apresentar alternativas mais conscientes a respeito delas.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Para tanto, as peças costumam carregar uma proposta confortável e elegante, conseguindo se adaptar a diferentes ocasiões, sejam elas formais ou informais. Um bom truque para que o resultado não transmita a ideia de desleixo é sempre investir em trajes confeccionados em tecidos de alta qualidade e bom corte.

Investindo nesse cuidado, você conseguirá transmitir a ideia de que a simplicidade do look é intencional, não o resultado da falta de tempo.

Moda masculina minimalista

Quais são os elementos predominantes nesse visual?

Como dissemos, a moda masculina minimalista é caracterizada pelo uso de vestimentas básicas e recortes simples. Em outras palavras, são visuais discretos, com pouco ou nenhum acessório, sem aplicações ou detalhes chamativos.

As cores também merecem atenção especial. Em vez de tonalidades marcantes e ousadas, essa proposta é formada por tons neutros, como o branco, o preto, o azul-marinho, o cinza, o bege e o off-white.

As estampas são igualmente moderadas e têm um toque clássico. Normalmente, as listras e o xadrez são as padronagens mais vistas nessas combinações.

Já em relação aos tecidos, as versões naturais são predominantes nas peças desse estilo. Isso porque tais materiais tendem a ser mais sofisticados e de melhor qualidade do que os seus companheiros sintéticos. Nessa categoria estão o algodão, o linho, a seda e as lãs naturais.

Looks masculinos minimalistas

Qual é o melhor sapato para um look minimalista?

Os calçados também são completamente influenciados pelo estilo minimalista. Nesse caso, o melhor caminho é investir em modelos de muita qualidade e pouquíssimos detalhes.

Entre tantas opções disponíveis no mercado, destacamos os tênis de couro, como aqueles em estilo iate, que são ótimas opções para os rapazes que desejam criar produções casuais — tanto para eventos na cidade quanto no campo ou litoral.

Depois, chega a vez de destacar os famosos sapatênis. Versáteis, eles podem surgir nessa proposta com o cano alto, desde que tenham acabamentos foscos e com o mínimo de elementos. Os modelos com cadarços da mesma tonalidade da peça também são muito bem-vindos para quem está a fim de criar uma produção minimalista e com pegada casual.

Como criar looks masculinos minimalistas?

Temos uma ótima notícia! Se a simplicidade é um dos pilares da moda masculina minimalista, a mesma premissa vale na hora de montar esse tipo de produção.

Ao “colocar a mão na massa”, você não terá dor de cabeça e perceberá que é bem fácil alcançar resultados incríveis com o mínimo de esforço.

Veja algumas recomendações.

Invista em composições monocromáticas

Sem dúvida, as composições monocromáticas são as que mais contemplam o estilo minimalista. Práticas e funcionais, elas podem ser montadas rapidamente — você só precisa escolher peças do mesmo estilo e tonalidade para compor o visual.

Um exemplo bacana são os trajes em jeans, como camisas, calças e jaquetas, que valorizam diferentes formatos de corpos e podem ser utilizados em diversas ocasiões.

Misture alfaiataria com camiseta

A princípio, pode até soar estranho. Mas acredite: a composição entre calça clean e camiseta básica é incrível. Nesse sentido, recomendamos que você escolha uma calça de recorte reto, sem nenhum tipo de aplique e, de preferência, na cor preta, como as tradicionais de alfaiataria.

Feito isso, eleja uma camiseta clássica, lisa, neutra e com a gola em V ou U. Por sua vez, os pés podem surgir com um tênis de couro ou, também, com um sapato social, de preferência do tipo oxford, especialmente se a ocasião for mais formal. Não tem erro!

Moda masculina minimalista

Não exagere nas sobreposições

Um dos segredos da moda masculina minimalista é evitar sobreposições exageradas — ainda mais durante a temporada de outono e inverno.

Nessas estações, prefira resolver as combinações utilizando apenas um casaco alongado ou uma jaqueta mais grossa, capaz de “dar conta do recado” e esquentar bem o corpo, sem que, para isso, você precise investir em outras peças e criar mais camadas.

Dentre eles, os trench coats cumprem muito bem essa função e podem ser coordenados tanto com trajes mais formais, como os itens de alfaiataria, quanto com roupas casuais, como é o caso do jeans, da sarja e, inclusive, do moletom. Use a sua criatividade!

Dica da Ferricelli

Também existe a possibilidade de recorrer aos acessórios, caso você queira levar mais originalidade para o seu visual.

Relógios com ponteiros finos, cachecóis discretos, óculos de sol com design clássico e cintos com fivelas pequenas estão nessa lista. Escolha os seus preferidos!

Moda masculina minimalista

E então, gostou de saber como montar looks que seguem a moda masculina minimalista e ter mais praticidade em seu dia a dia? Caso tenha curtido essas dicas, aproveite também para conferir a loja virtual da Ferricelli.

Lá, você encontrará modelos de sapatênis, tênis, coturnos e outros sapatos que farão maravilhas nas suas produções diárias. Esperamos a sua visita!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.