fbpx

Afinal, como limpar sapatos masculinos?

Vivemos uma época em que a higiene deve estar acima de tudo — seja para evitar a propagação de doenças ou, simplesmente, fazer com que alguns produtos durem. E, em se tratando de calçados, esse cuidado deve ser triplicado. Por essa razão, o artigo de hoje mostrará tudo o que você precisa saber para aprender como limpar sapatos masculinos.

Independentemente de modelo, cor ou material, existem diversos truques acessíveis. Inclusive, o procedimento deve ser realizado no pisante por completo, considerando os cadarços, as palmilhas e, claro, os solados, que estão frequentemente em contato com o chão e a sujeira. Ou seja, é um trabalho bem detalhado!

Para você ter uma ideia, existem até profissionais especializados na limpeza de sapatos. Mas, caso você queira aproveitar o seu tempo em casa para colocar os seus calçados em ordem, vale a pena seguir algumas dicas. Abaixo, mostramos as principais informações a respeito do assunto. Não perca!

Conteúdo do artigo

Como limpar sapatos de acordo com os seus materiais?

O mercado de moda masculina cresce significativamente. De tempos em tempos, as marcas do setor lançam diversas tendências para que os seus clientes fiquem atualizados.

Isso também acontece no setor dos calçados — fato que faz com que tenhamos muitas alternativas à disposição, que podem ser escolhidas de acordo com o gosto de cada rapaz.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

No entanto, será que você sabe como higienizar cada um dos modelos? Se não, anote as recomendações abaixo e faça um ótimo trabalho!

Sapatos de couro

As versões em couro necessitam de atenção especial. Primeiro, analise se o material é escuro. Em caso positivo, elimine os resíduos sólidos utilizando uma escova de cerdas macias.

Depois, pegue um pano de algodão úmido e faça a higienização da superfície delicadamente. Na hora de secar, a dica é deixá-lo em um local com sombra e boa ventilação — jamais no sol ou perto de equipamentos térmicos.

O sapato é produzido em couro em tom claro? Nesse caso, existe a possibilidade de limpá-lo com um sabão neutro, como o de coco, e finalizar com a ajuda de um pano úmido. Bem simples!

Como limpar sapatos masculinos?

Sapatos de camurça

A camurça é um material bastante usado na moda masculina. Contudo, a primeira recomendação é evitar ao máximo que esse tipo de calçado entre em contato com a água.

Para higienizá-lo adequadamente, você pode usar uma borracha tradicional branca e, com ela, remover todas as manchas da superfície. Caso as marcas não saiam, outra solução é aplicar um pouco de talco sobre elas, esfregar com uma escova úmida e deixar secar por alguns minutos.

Se, por algum motivo, o calçado acabou molhando, nada de desespero! Nesse caso, tente tirar o excesso de água com uma toalha de papel. Em seguida, deixe o pisante secar naturalmente à sombra.

Sapatos com adereços

Existem muitos modelos compostos por fivelas, correntes e demais aplicações. No dia a dia, esses detalhes são ótimos para elevar o visual e transmitir mais personalidade. Entretanto, na hora de limpar, algumas pessoas mal sabem por onde começar.

Aqui, a melhor saída é evitar que esses acessórios entrem em contato com a água. Caso contrário, há grandes chances de eles oxidarem. Em vez disso, passe apenas um pano seco e uma escova de cerdas macias. Não tem erro!

Sapatos com acabamento em verniz

Para as versões envernizadas, o ideal é sempre usar um pano macio, limpo e umedecido para eliminar a sujeira. Feito isso, caso você queira lustrar o modelo, invista em um limpador de verniz ou, simplesmente, um pano seco.

Não se esqueça de que o verniz é um tipo de acabamento extremamente delicado e, logo, pode riscar facilmente. Diante disso, é interessante guardar o modelo com cuidado, envolvendo o sapato em tecido, papel ou caixa para prevenir danos.

Tênis casuais e esportivos

Na maioria das vezes, os tênis são fabricados com tecidos. Para esses modelos, a saída é limpar imediatamente, assim que sujarem ou mancharem. Tal processo pode ser realizado com um pano umedecido no vinagre. Após isso, esfregue delicadamente a superfície até que a marca saia por completo.

Em contraponto, se a sujeira for bem discreta, essa etapa pode ser realizada somente com água morna e detergente ou sabão neutro. Por fim, retire o excesso de água usando uma toalha ou um papel-toalha e deixe o calçado em um canto ventilado e ao ar livre.

Atenção: se for colocá-lo para secar em um local fechado, você correrá o risco do tênis amarelar. Fique de olho!

Como limpar solas de sapatos?

Podemos dizer que as solas são as partes mais sujas dos sapatos. São elas que entram diariamente em contato com o chão e ficam repletas de resíduos e micro-organismos. Por isso, é importante evitar entrar com os calçados em casa ou investir em uma higienização completa.

A boa notícia? Esse processo é simples e pode ser realizado tranquilamente por qualquer pessoa. Veja o passo a passo.

  • misture água com detergente;
  • aplique a mistura na sola e esfregue bem;
  • deixe que a sola seque naturalmente, de um dia para o outro.

Como evitar que os sapatos contaminem o lar em tempos de coronavírus?

Se mesmo após seguir todas essas recomendações você ainda estiver com receio de que os seus pisantes possam transmitir vírus ou bactérias dentro de casa, tudo bem! Existem alguns hábitos que podem garantir mais higiene e segurança.

  • tire sempre os sapatos antes de entrar em casa;
  • também é possível tirar os sapatos assim que entrar e, imediatamente, levá-los para a lavanderia;
  • deixe um cesto próximo à porta. Assim, todos que entrarem na residência poderão deixar os calçados no local;
  • higienize os sapatos com frequência, especialmente se você precisar sair de casa para ir ao supermercado ou à farmácia.

Como limpar sapatos masculinos?

Após essa leitura, esperamos que tenha ficado claro como limpar sapatos masculinos e aproveitar os diversos benefícios dessa prática.

Aproveite o momento de isolamento social para colocar o seu closet em ordem e, é claro, prezar ao máximo pela sua higiene pessoal.

Caso tenha gostado dessas recomendações, compartilhe-as com os seus amigos nas suas redes sociais. Certamente eles vão curtir!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.