fbpx

Cortes de terno: conheça agora os principais!

Quando um homem precisa se vestir bem, ele recorre ao bom e velho termo. Com esse traje, é possível adicionar, de forma imediata, mais sofisticação e sobriedade a qualquer look. Mas o que pouca gente sabe é que existem diferentes cortes de terno no mercado. Já imaginou isso?

Pois é! Atualmente, o leque de modelos é grande e pode variar de acordo com a lapela, os bolsos, o caimento e, até mesmo, o número de fendas localizadas na parte da trás da peça. Sem mencionar outros detalhes importantes, como é o caso da cor, do tipo de tecido e da quantidade de botões. Ou seja, são diversas possibilidades e a sua tarefa é encontrar aquela que melhor combina com o seu estilo.

Ficou interessado em saber mais? Ótimo! Para deixá-lo por dentro do assunto, explicaremos tudo sobre os diferentes cortes de terno. Assim, será mais fácil acertar em cheio na escolha e arrasar na sua próxima produção. Confira!

Conteúdo do artigo

Cortes de terno: quais são os mais utilizados na atualidade?

Ao falar em terno, é comum que algumas pessoas associem a palavra ao clássico blazer e nada mais. Porém, antes de qualquer dica, é preciso ter em mente que o conceito vai além disso, uma vez que essa combinação é composta por paletó + calça social + colete. Anotado?

Agora que você compreendeu, podemos ver quais são os cortes de terno mais utilizados por homens de todas as idades. Para exemplificar, falaremos abaixo sobre cada um deles.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Terno italiano

Inegavelmente, o terno italiano é o mais ousado dos modelos. Esse recorte faz com que os ombros fiquem bem marcados e destacados, além de manter a cintura fina e alinhada.

Já o bolso não apresenta abas — detalhe este responsável por deixar a silhueta mais discreta. O comum é encontrar ternos italianos com uma lapela larga, combinando com gravatas de design tradicional. Portanto, as suas principais características são:

  • mangas mais estreitas;

  • recorte acinturado;

  • caimento slim nas coxas;

  • cós baixo;

  • ombros estruturados e evidentes;

  • lapela larga;

  • bolso sem aba.

Cortes de terno

Terno americano

Também conhecido como “tradicional”, esse tipo de terno apresenta modelagem larga e, por conta disso, tende a ser mais usado por homens com uma cintura maior. Contudo, é uma alternativa que conversa bem com qualquer formato de corpo, além de ser extremamente versátil.

Sem dúvida, os seus diferenciais estão nos ombros e nas mangas, que apresentam medidas maiores. A sua gola também não fica para trás, possuindo pontas viradas ou entalhes.

Ao contrário do italiano, não possui tanta personalidade — por isso, o seu uso é recomendado para o dia a dia, com gravatas largas. Confira as principais características:

  • recorte confortável e reto;

  • pouco acinturado;

  • ombros levemente estruturados;

  • possui somente uma fenda.

Terno inglês

Agora, uma alternativa bem sóbria e tradicional: o terno inglês. O modelo apresenta lapelas triangulares (notched) ou pontudas (picked). Os seus bolsos, por sua vez, contam com abas e os ombros são acolchoados.

Juntos, esses detalhes permitem que a peça tenha um caimento sutil e, ao mesmo tempo, clássico. Enfim, ao investir no modelo, você encontrará as seguintes características:

  • caimento solto e pouco acinturado;

  • calça bem alinhada;

  • lapelas de formato slim;

  • bolsos no estilo flap (com abas);

  • duas fendas localizadas na parte traseira.

Cortes de terno

Quais são os tecidos mais usados nos ternos?

Como falamos anteriormente, os ternos podem ser encontrados nos mais diversos modelos, sempre variando o tipo de tecido, como aqueles produzidos a partir de fibras naturais, sintéticas ou mescladas.

Certamente, as versões naturais são conhecidas por possibilitar que a pele respire bem, promovendo, assim, maior conforto. Tais peças ainda costumam apresentar um caimento melhor, sempre se destacando das demais. Mas quais são esses tecidos? O algodão, a lã fria, o linho e o tweed.

Entretanto, nada impede que você adquira um terno produzido a partir de fibras sintéticas ou mistas. As mais utilizadas no momento são:

  • o poliéster: que conta com um visual brilhoso e bastante maleável;

  • a microfibra: é um tecido áspero e tende a esquentar com facilidade;

  • a poli viscose: bastante comum e apresenta um excelente custo-benefício. Visualmente, as peças são similares aos modelos de lã fria.

Cortes de terno

Qual é o sapato ideal para combinar com esse traje?

Depois de conhecer os cortes de terno mais usados, é hora de descobrir como combiná-los com os sapatos. A princípio, essa missão pode até parecer simples. Mas para acertar na combinação, você precisará seguir alguns passos básicos.

Para começar, é válido escolher o modelo de terno que mais combina com o seu perfil. Em seguida, é o momento de buscar por um sapato social masculino, que são aqueles confeccionados em couro e com um visual formal e sofisticado.

Nas lojas especializadas no segmento, é possível encontrar algumas variações desse calçado, sendo o oxford, o de bico fino e o de bico quadrado as mais famosas. Priorize aquela que melhor se encaixar no seu pé e for capaz de proporcionar conforto durante a caminhada.

O truque para montar uma produção impecável é prestar atenção nas cores dos elementos. Quer ver só alguns exemplos?

  • preto ou carvão: prefira usar sapatos pretos, que são ótimos para garantir um visual equilibrado;

  • azul ou azul-marinho: combinam bem com calçados pretos, marrons, castanhos ou avermelhados. Lembrando que, quanto mais clara for a tonalidade do sapato, mais despojada ficará a sua produção;

  • cinza: assim como o azul, fica bacana quando usado com sapatos pretos, marrons ou avermelhados;

  • marrom: esse modelo vai bem com tudo, desde os calçados escuros até os mais claros, como o caramelo;

  • terno claro: são trajes versáteis e, portanto, ficam perfeitos quando usados com sapatos brancos, caramelos ou beges. Se preferir, é possível adicionar um calçado escuro na combinação, sendo as versões em preto as mais indicadas.

Cortes de terno

E aí, gostou de conhecer os diferentes cortes de terno usados pelos homens modernos? Então, curta já as nossas páginas nas redes sociais: Facebook e Instagram. Nelas, é mais fácil acompanhar as novidades da moda masculina!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.