fbpx

Metas SMART: conquiste objetivos pessoais e profissionais

Se você quer ter resultados, precisa traçar os seus objetivos do modo correto, aumentando as suas chances de alcançá-los. Para isso, as chamadas metas SMART são interessantes.

Com a ajuda desse método eficiente, é possível entender qual caminho seguir, melhorando o seu rendimento e, obviamente, conquistando efeitos palpáveis.  

Pensando nisso, preparamos este conteúdo especial, que contará tudo a respeito das metas SMART: o que são e como praticá-las. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Conteúdo do artigo

O que são as metas SMART? 

As metas SMART foram criadas por George T. Doran em 1981, quando ele publicou um artigo chamado There’s a S.M.A.R.T way to write management\’s goals and objectives

Na publicação, o autor fala a respeito da importância de traçar objetivos claros, mostrando quais são as características que cada desafio deve conter.  

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Ao longo da leitura, Doran ainda menciona alguns cuidados essenciais, que precisam ser tomados na hora de definir o nosso foco. 

No material, ele diz que nem todas as metas conseguirão atender aos critérios mencionados. Por isso, é necessário tentar, ao máximo, aproximá-las deles.  

Mas será que você sabe quais são essas características? Se não, veja abaixo os detalhes delas, para que os seus objetivos fiquem cada vez mais próximos da realidade:   

  • S (Específica): consiste em entender o que será conquistado e as ações que precisam ser tomadas para obter o melhor resultado;
  • M (Mensurável): ao longo do processo, é preciso contar com indicadores, para que você compreender o seu progresso;
  • A (Atribuível): é necessário determinar quem será o responsável para conquistar aquele objetivo;
  • R (Realista): é preciso definir metas que, de fato, podem ser atingidas, sempre considerando a sua realidade;
  • T (Temporal): por fim, é essencial traçar um prazo para a realização desse objetivo.    

Quais são os benefícios das metas SMART? 

Não foi por acaso que as metas SMART se popularizaram ao longo do tempo. Afinal, existem várias vantagens que podem ser aproveitadas por aqueles que as utilizam. 

É possível dizer que elas são altamente eficientes para promover foco, clareza e, até mesmo, motivação na hora de conquistar um objetivo.  

O uso desse método ainda é excelente para garantir que os seus desejos sejam alcançados em um tempo determinado, já que elas exigem a criação de um cronograma.  

As metas SMART também podem ser aproveitadas por qualquer pessoa ou empresa, sem que haja a necessidade de adquirir ferramentas específicas para isso. Bem bacana! 

Como traçar metas SMART? 

Após entender quais são as vantagens das metas SMART, vem o momento de aprender como colocá-las em prática. Afinal, como é possível defini-las? A seguir, explicamos o passo a passo. 

S (Específica)  

Ao determinar o seu objetivo, você terá que ser preciso sobre o que deseja realizar. Para isso, é interessante responder algumas questões, como:  

  • qual é a importância dessa meta? 
  • quem está envolvido nessa realização? 
  • quais são os recursos necessários para alcançá-la? 

M (Mensurável)  

É interessante medir toda e qualquer evolução do seu progresso. Desse modo, você terá ainda mais motivação para continuar a se superar.

Nessas horas, tente entender quais são as conquistas esperadas e identificar quais métricas são necessárias para acompanhar os seus resultados. 

A (Atribuível)  

É importante que os seus desafios \”tenham um dono\” — que pode ser uma pessoa ou uma empresa. Em outras palavras, você terá que determinar quem será o responsável por realizar as tarefas necessárias e que, consequentemente, contribuirão para a conquista do objetivo.  

R (Realista)  

De nada adianta traçar metas ousadas se, no fim das contas, você não conseguir atingi-las. Portanto, esse critério sugere a criação de objetivos possíveis de serem alcançados, considerando os recursos e o tempo necessários para essa realização. 

T (Temporal)  

Todo objetivo deve contar com um prazo. Caso contrário, você nunca terá um momento certo para realizá-lo, correndo o risco de abandoná-lo ao longo do tempo.

Portanto, lembre-se de determinar uma data para a finalização do projeto, considerando o que é possível fazer até lá. 

E aí, gostou de conhecer as metas SMART e entender como esse recurso pode ajudar você a conquistar os seus objetivos? 

Caso queira continuar a acompanhar conteúdos exclusivos como este, não perca tempo: siga agora mesmo os nossos perfis no Facebook, X, Instagram e YouTube

Lá, compartilhamos dicas sobre o universo masculino, lifestyle, comportamento e muito mais. Nos vemos novamente em breve!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.