fbpx

Wearables: combinando tecnologia e moda

Você já ouviu falar em wearables? O termo diz respeito aos dispositivos digitais que podem ser utilizados ou até vestidos, oferecendo uma ampla variedade de funcionalidades.  

Uma vez em uso, eles podem nos ajudar a acompanhar os nossos batimentos cardíacos, registrar a prática de exercícios físicos e outros recursos úteis em uma rotina contemporânea.  

Diante disso, caso você se interesse por tecnologia, este é um ótimo momento para se aprofundar no assunto. 

Convidamos a mergulhar neste artigo para entender o que são os wearables, bem como os seus benefícios e diferenciais. Não perca! 

Conteúdo do artigo

Afinal, o que são os wearables?  

Wearable é uma palavra originária de wearable technology, ou \”tecnologia vestível\”, em tradução do inglês para o português. 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Na prática, o termo descreve qualquer dispositivo eletrônico que possa ser utilizado como acessório ou, até mesmo, que esteja integrado a roupas, compondo, assim, um novo visual.  

Basicamente, esse mercado teve início em 2014, com a evolução do bluetooth e dos smartphones. A partir disso, as tecnologias vestíveis começaram a surgir em várias categorias de artigos. Bons exemplos são os smartwatches masculinos.

Na maioria das vezes, esses elementos contam com inúmeros sensores, permitindo o monitoramento e a análise de dados, nos auxiliando a ter mais praticidade, saúde e disposição no dia a dia, com foco em atividades físicas e trabalho.

Quais são os principais tipos de wearables?  

Felizmente, existem inúmeros tipos de wearables, cada um focado em um lifestyle e necessidades diferentes. Abaixo, mostramos quais são os principais deles. Anote! 

Smartwatches  

O mais famoso dos wearables é o popular smartwatch ou relógio inteligente. Tais dispositivos podem ser classificados como microcomputadores, desenvolvidos para serem utilizados no pulso.  

Logo, eles oferecem inúmeras funcionalidades de comunicação ao usuário, como é o caso de notificações das redes sociais, chamadas de voz e até registros de calendário. 

De acordo com o modelo, o smartwatch ainda apresenta:   

  •  GPS;   
  •  monitoramento de sono;   
  •  análise de condicionamento físico, entre outros.  

Óculos inteligentes 

Disponíveis em uma ampla variedade de formatos e com as mais diferentes funcionalidades, os óculos inteligentes podem ser separados em dois grupos.  

No primeiro, temos os modelos que são emparelhados por um smartphone, permitindo que o usuário visualize as imagens presentes no aparelho. 

No segundo, estão aqueles que necessitam de uma conexão com fio para se conectar ao dispositivo de origem.  

Seja como for, os óculos inteligentes avançam, permitindo que as pessoas interajam com informações digitais, levando o indivíduo a outra realidade e, assim, promovendo experiências imersivas e únicas.

Vale lembrar que tal tecnologia é bastante aproveitada por consumidores de aplicativos famosos, como o Microsoft Teams e o Pokémon Go, e consoles de videogame, como é o caso do Playstation.  

Roupas inteligentes 

Por fim, não podemos deixar de mencionar as roupas inteligentes. Inicialmente, essas peças foram projetadas para ajudar os atletas de esportes variados a conquistarem uma performance mais elevada.  

No entanto, as marcas já se preparam para lançar opções ao público geral, disponibilizando casacos que mudam de temperatura de acordo com a previsão do tempo; ou, então, calças e bermudas que permitem o carregamento do smartphone.  

Uma das empresas que dispararam neste nicho é a Samsung. Em breve, a pioneira pretende desenvolver t-shirts inteligentes, que consigam diagnosticar problemas de saúde, como as complicações respiratórias. 

Em alguns países, também existem meias inteligentes, que identificam doenças dermatológicas nos pés e, com isso, incentivam o usuário a se tratar precocemente. Bem interessante! 

Outros wearables para ter no radar  

  •  Câmeras que podem ser vestidas, seja em casacos, bonés ou capacetes.
  •  Dispositivos médicos que monitoram dados fisiológicos dos pacientes. 
  •  Joias inteligentes, que analisam a pressão sanguínea e/ou a temperatura corporal.  

E aí, gostou de saber mais sobre os wearables e os seus benefícios? Fique de olho nessa tendência nos próximos anos!

Agora, se quiser acompanhar outros conteúdos como este, aproveite para seguir as nossas páginas no Facebook, no YouTube, no Instagram e no X. Nelas, compartilhamos dicas e novidades em primeira mão!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.