fbpx

Final do Inverno: Dicas de Como Limpar e Conservar Roupas

Final do Inverno: Dicas de Como Limpar e Conservar Roupas – Está chegando o momento de guardar as roupas, os calçados e os acessórios de inverno no fundo do armário e usar as roupas leves e coloridas da primavera-verão. Mas antes de armazenar as suas peças no guarda-roupa, aprenda a limpar e conservar roupas de inverno para que elas continuem novas para a próxima frente fria.

Muitas pessoas não se importam com a conservação das peças de inverno. Devido a lavagens ruins e secagens mal feitas, a cada ciclo de estação as peças parecem velhas e surradas. Mas muitas vezes elas só não foram bem cuidadas. Por isso preparamos algumas dicas de como limpar e conservar roupas.

Conteúdo do artigo

Não lave tudo de uma vez

Se você colocar todas as suas jaquetas, casacos, moletons e suéteres na máquina de lavar durante a transição de estações, correrá o risco do tempo virar e você passar frio, caso a temperatura despenque novamente. Por isso, lave as peças aos poucos e deixe algumas de reserva para usar em caso de frente fria.

Lavar é fácil, secar…

Lavar é fácil, secar...

Lavar peças leves é sempre prático e rápido. Elas não exigem muitos esforços para eliminação de sujeira e ainda secam rapidamente. Já com as roupas pesadas de inverno, a história é outra. Provavelmente você usou durante um longo período os seus casacos, jaquetas e sobretudos. Para eliminar a sujeira acumulada durante toda a temporada, você deverá pegar pesado na lavagem.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Além disso, a secagem das peças pesadas é sempre um desafio. Essas roupas acumulam muita umidade e podem ficar com um cheiro ruim se não secadas corretamente. Evite esses problemas centrifugando e torcendo bem as peças após a lavagem. Caso a etiqueta da peça não apresente nenhuma contraindicação, use a secadora. Ao pendurar as roupas no varal, siga os seguintes passos:

● Passo 1: Sacuda bem as peças pesadas para tirar o excesso de água.
● Passo 2: Pendure no varal as peças abertas, em cabides, sem encostar umas nas outras. O ideal é você lavar as roupas aos poucos, para o processo ser rápido.
● Passo 3: Você pode utilizar um ventilador para acelerar a secagem. Evite, no entanto, colocar as roupas atrás da geladeira, no micro-ondas, forno ou seguir outras orientações populares semelhantes. Quando as peças são expostas às altas temperaturas desses equipamentos podem ser danificadas.
● Passo 4: Procure estender as roupas em um local aberto, arejado e abrigado do sol. Este último cuidado é importante porque algumas peças tendem a desbotar quando expostas aos raios solares.

Fungicida + Amaciante

Provavelmente as suas peças pesadas ficarão guardadas durante um longo período, aguardando a próxima frente fria. Por isso, potencialize a lavagem aliando ao sabão o amaciante e algumas gotas de fungicida. Esses produtos proporcionarão perfume prolongado à peça, além de evitar a proliferação de fungo, bolor, poeira e cheiros ruins.

Outra dica é guardar cada peça em sacos plásticos protetores individuais, semelhantes aos de lavanderias. Como essas bolsas ficam fechadas, elas protegem as peças contra a poeira e conservam o perfume da lavagem.

De tempos em tempos, abra as portas do guarda-roupa ou do closet para que o ar circule entre as peças. Caso as roupas não estejam em sacos protetores, sacuda tudo de tempos em tempos, para se livrar da poeira acumulada.

Muito cuidado com botas e sapatos de couro

Homens: saibam conservar e cuidar dos seus sapatos

Use um pano limpo e umedecido para tirar a sujeira dos seus calçados. Se necessário, acrescente uma gota de detergente neutro para limpá-los melhor. Deixe-os secar a sombra naturalmente e passe cremes específicos para couro para restaurar o brilho. Para o tecido do calçado não quebrar ou rasgar, use uma calçadeira. E o mais importante: nunca utilize o mesmo par de sapatos por dois dias seguidos, pois o suor dos pés reduz a durabilidade do material.

Gostou das nossas dicas de como limpar e conservar sua roupas? Compartilhe conosco os seus segredos na troca das estações.


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

2 thoughts on “Final do Inverno: Dicas de Como Limpar e Conservar Roupas

    • 17/04/2017 em 11:21
      Permalink

      Izzy agradecemos muito pelo seu comentário! São mensagens como essas que nos motivam cada vez mais à trazer conteúdo!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.