Homens: saibam conservar e cuidar dos seus sapatos
Sapatos eram simples acessórios no guarda-roupa masculino. Hoje isso mudou. É um item de moda importantíssimo, portanto, é bom saber como cuidar dos seus sapatos e merece todo o cuidado na hora de comprar ou cuidar deles, afinal, um sapato mal cuidado pode depor contra o look que você investiu com tanto carinho.
Durante a compra dos seus calçados nada de comprar um número apertado com a conversa que “depois ele laceia”. Leve o número adequado e que esteja confortável. No caso de compras on-line existe um método de como você deve medir o seu pé para fazer a compra certa. No caso da Loja on-line da Ferricelli você ainda tem direito a troca (grátis) em até 30 dias.
Uma dica importante: é sempre bom alternar o uso dos seus calçados – o efeito do suor e calor gerado pelo uso contínuo, reduz a durabilidade do couro, sem dizer que aumenta a presença de bactérias que geram odor desagradável (chulé). Ao tirar o calçado, deixe-o secar na sombra e em local ventilado.
Se você curte muito um sapato que você comprou e não quer se desfazer dele é importante fazer reparos. Não espere que ele estrague muito para poder consertar.
Conservar ou cuidar dos seus sapatos não quer dizer não usá-los, aliás, quando você guarda o seu calçado por muito tempo ele trazer problemas no solado e até descolar e isso não tem nada a ver com a qualidade do produto ou defeito de fabricação.
Conteúdo do artigo
Dicas de como conservar e cuidar dos seus sapatos
Conservação e limpeza dos sapatos
- Fazer limpeza com pano limpo e umedecido em água e detergente neutro.
- Em caso de umidade deixar secar naturalmente à sombra.
- Para restaurar o brilho, utilizar cremes específicos para couro, sobre efeito de polimento com escova manual ou flanela.
- Não aconselhamos fazer limpeza com álcool, solventes sintéticos ou alvejantes agressivos
- Usar engraxe ou pomada sempre na tonalidade do couro.
- Para remoção de odores deixe em local seco e arejado por 12 horas.
Como cuidar dos seus sapatos
– Ao adquirir seu calçado, verifique se o número escolhido está proporcionando o devido conforto para ambos os pés.
– Calçados também precisam de repouso. Os efeitos de suor e calor gerados pelo uso contínuo reduzem a durabilidade do couro. Evite utilizar o mesmo par por mais de dois dias seguidos.
– Antes de retirar os sapatos dos pés, sempre desamarre os cadarços.
– Utilize sempre as mãos para retirar os sapatos dos pés.
– Não faça do seu calçado um chinelo para evitar lesões irreversíveis no seu produto.
Maior desgaste dos calçados
– Evite molhar seu calçado. Contato excessivo com chuvas e poças d’água pode provocar uma menor durabilidade. Caso seu calçado molhe, seque-o na horizontal, à sombra, caso contrario o calor intenso pode enrijecer o couro e altera sua estrutura.
Onde guardar os seus calçados
– Para reduzir a incidência de odores e o desenvolvimento de bactérias, guarde seu calçado em local arejado, ao abrigo de luz. O sapato guardado por longo período estará sujeito à descolagem, rachaduras e desbotamento, que não caracterizam defeitos de fabricação.
Utilize a calçadeira
– Sua utilização proporciona mais conforto e evita que o couro se deforme.
E aí, compartilha com a gente dicas para melhor cuidar dos seus sapatos.
Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?
Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?