fbpx

Resiliência: como vencer os obstáculos e crescer com as adversidades?

No dia a dia, é comum nos depararmos com uma série de desafios a serem superados. No entanto, com a prática da resiliência, é possível tornar essa jornada mais leve, sem \”desmoronar\” a cada passo.

Trata-se da capacidade do indivíduo em utilizar toda a sua força interior, para, assim, conseguir se reerguer, lidando com as adversidades de uma maneira tranquila.  

Portanto, que tal entender mais a respeito desse tema e, quem sabe, começar a incluí-lo em sua rotina? A seguir, explicamos o que é resiliência e como praticá-la visando cuidar de sua saúde mental.

Boa leitura!

Conteúdo do artigo

O que é resiliência? 

De acordo com a neurociência, a resiliência é a capacidade que uma pessoa tem em superar os mais variados obstáculos, como tragédias ou mudanças. 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Ou seja, são indivíduos que contam com um amplo senso de controle de suas ações e, portanto, encontram-se dispostos a assumir as consequências de seus atos.  

Por apresentarem uma visão bastante otimista, os resilientes têm mais facilidade de construir relações altamente positivas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Na maioria das vezes, essas pessoas conseguem superar, com sabedoria, a perda de um ente querido ou o tratamento de uma doença grave — sempre mantendo os melhores sentimentos em evidência.  

E, na prática, esse tipo de posicionamento é extremamente valioso, porque nos ajuda a encarar as adversidades com força e tranquilidade, poupando a saúde física e, especialmente, a mental.  

As características da resiliência 

No âmbito pessoal ou profissional, a resiliência vem carregada de algumas características. Portanto, se você deseja praticá-la, é importante observar certos elementos, como:

  • flexibilidade: as pessoas resilientes tendem a ser mais flexíveis diante das mudanças, se adaptando facilmente aos diferentes cenários. Além disso, elas sempre conseguem tirar um bom proveito das novas situações;
  • persistência: este é um traço comum entre os indivíduos que praticam a resiliência. Na maioria das vezes, eles não se abalam, mesmo frente dos desafios da vida, e seguem enfrentando dificuldades a fim de conquistar os seus objetivos;
  • autoconfiança: evidencia a capacidade de acreditar em suas habilidades e potenciais. Os resilientes nunca duvidam de suas competências e, logo, buscam superar qualquer adversidade;
  • equilíbrio: outra característica forte em um indivíduo resiliente está na possibilidade de encontrar harmonia, até mesmo durante as ocasiões estressantes. São pessoas com alto poder de controlar os seus sentimentos, se enxergando como guerreiras e não como vítimas.  

Como ser resiliente? 

Mesmo sabendo quais são as características de uma pessoa resiliente, você pode se perguntar: \”como colocar esses atributos em prática?\”. 

Bem, a princípio, pode até parecer algo difícil, mas, com o costume, é possível aprimorar essa habilidade. Veja algumas dicas valiosas para começar já!

Tente aprender  

Está vivendo uma situação negativa? Se sim, o principal conselho é tentar tirar uma lição positiva desse acontecimento. 

Nessas horas, procure não focar somente em quem é ou não culpado. Pergunte-se o que é possível fazer para que, na próxima vez, você conquiste um resultado melhor. 

Construa boas relações 

Durante os momentos de adversidade, é normal que algumas pessoas se afastem de seus amigos e familiares. 

No entanto, tente não ter esse tipo de atitude. Em vez disso, conecte-se com aqueles que possam oferecer algum apoio, especialmente os que, de fato, se preocupam com você. 

Apesar de parecer algo simples, isso poderá ajudar — e muito! — a superar os obstáculos com mais foco e leveza. 

Invista em você  

Por último, é necessário realizar tarefas que ajudem você a aliviar toda a tensão acumulada, seja ela física ou mental. 

Nessas horas, é possível praticar alguma atividade física, meditar, desenhar, escrever os seus sentimentos em um caderno e por aí em diante.  

Lembre-se: o acompanhamento com um psicólogo também é altamente recomendado, especialmente se a sua ideia é investir em autoconhecimento.   

E então, gostou de entender mais sobre o conceito da resiliência, a sua importância e como levá-la para o seu dia a dia? 

Caso queira continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos como este, não perca tempo: siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, X e YouTube

Por lá, compartilhamos notícias, tendências e dicas de comportamento sobre o universo masculino. Até mais!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.