fbpx

Resolução de conflitos: como fazer isso de maneira eficaz?

Problemas são inevitáveis, seja na vida profissional ou pessoal. O diferencial é como conseguimos superá-los. Muitas vezes, a resolução de conflitos é difícil, mas necessária.

Afinal, ela requer atenção, dedicação e, até mesmo, habilidade. No entanto, de acordo com o seu desempenho, será possível solucionar as situações da melhor maneira e fortalecer os relacionamentos.

Então, será que você sabe o que deve ser feito para passar por esses períodos com mais tranquilidade? Se a resposta for “não”, saiba que está no lugar certo.

Hoje, vamos mostrar algumas estratégias eficientes para resolver conflitos com facilidade e garantir que todas as partes envolvidas se beneficiem. Confira!

Conteúdo do artigo

Mantenha a calma

O grande segredo da resolução de conflitos é manter a calma!

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Quando estamos muito envolvidos com um problema, a nossa capacidade de raciocinar com objetividade acaba diminuindo significativamente.

Portanto, a sugestão é investir em algumas técnicas de meditação e respiração, a fim de acalmar os ânimos e resgatar a tranquilidade.

Você também pode realizar uma pausa, caminhar um pouco ou fazer qualquer outra atividade que consiga esvaziar a sua mente.

Adote uma comunicação clara

Outro truque muito praticado na resolução de conflitos é a comunicação clara, objetiva e respeitosa. Afinal, o diálogo é o grande segredo para quem deseja resolver uma situação pacificamente.

Dessa maneira, conseguimos expressar os nossos sentimentos para evitar a criação de brigas e mal-entendidos desnecessários.

Nesse momento, a dica é praticar a técnica do “eu sinto”. Funciona assim: em vez de dizer para alguém “você nunca chega no horário marcado”, tente falar “eu me sinto mal quando as nossas reuniões não começam na hora certa”.

De acordo com especialistas, este é um caminho construtivo para gerar empatia e resolver um problema frequente. Experimente!

Escute com atenção também

Interessar-se genuinamente por aquilo que outra pessoa tem a dizer é precioso. Para tanto, é preciso praticar a escuta ativa, prestando atenção nas palavras do interlocutor, sem interrompê-lo ou julgá-lo.

Aliás, o ideal é não somente ouvir o que está sendo falado, mas entender especialmente as emoções que estão por trás de cada frase.

Ao longo da conversa, procure interagir com o outro, seja fazendo perguntas ou pequenos acenos, mostrando que você está acompanhando o que é dito.

Apesar de parecer algo simples, esse cuidado é fundamental para demonstrar respeito e, em algumas situações, reduzir a tensão, promovendo um diálogo mais claro e produtivo.

Não aponte culpados

Durante uma discussão, é normal buscarmos e apontarmos os culpados. Entretanto, e se você agir diferente no próximo desentendimento?

Em vez de buscar os responsáveis por um determinado cenário, tente encontrar soluções para resolver o problema da melhor maneira.

Explicamos: quando uma pessoa se sente acusada, automaticamente se coloca na defensiva, tornando-se menos disposta a ajudar. Portanto, o truque é mudar o foco da conversa e focar na resolução da questão.

A saída é perguntar: “como podemos solucionar isso da melhor forma?”. Essa atitude é excelente para construir uma atmosfera de cooperação, minimizando o sentimento de animosidade entre os envolvidos.

Estabeleça e respeite limites para a resolução de conflitos

Por último, é essencial estabelecer limites para impedir que a situação piore. Como fazer isso? É simples: estipulando algumas regras para a conversa.

Uma delas, por exemplo, é evitar interromper o outro. Ou, então, manter o respeito, sem usar palavras grosseiras ou aumentar o tom de voz durante o debate.

Já se o conflito escalar para um nível muito complexo, talvez seja necessário contar com a ajuda de um profissional, como terapeutas ou mediadores.

Com isso, ficará mais fácil encontrar uma perspectiva neutra e utilizar ferramentas que auxiliem a resolver o problema com eficiência.

E então, gostou de saber como adotar a resolução de conflitos de um modo inteligente e efetivo? Esperamos que sim!

Se quiser receber outros conteúdos como este, acompanhe os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, YouTube e Instagram. Nelas, compartilhamos dicas, notícias e tendências em primeira mão!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.