fbpx

Comunicação não verbal: como ler e interpretar sinais?

Você sabia que se comunicar vai muito além de pronunciar palavras? Em nossos diálogos, diversos detalhes podem nos ajudar a transmitir uma mensagem, como o contato visual, as expressões faciais, os gestos e por aí em diante. É a chamada comunicação não verbal. 

Universalmente conhecida e praticada, ela pode passar despercebida por nosso olhar. No entanto, estamos falando de algo que exerce um papel fundamental no dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional.  

Portanto, caso você queira aprender como se comunicar melhor, é interessante se aprofundar no assunto e entender o que é comunicação não verbal. Para isso, basta acompanhar este artigo e conferir as informações que reunimos a respeito do tema. Vamos lá?

Conteúdo do artigo

Afinal, o que é comunicação não verbal? 

Basicamente, a comunicação não verbal é conhecida por englobar todas as formas que utilizamos para nos comunicar — mas sem envolver o uso das palavras, sejam elas escritas ou faladas. 

Nessa lista, podemos incluir a postura corporal, as expressões faciais, a entonação da voz, os gestos, o contato físico e por aí em diante.  

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

E não acaba por aí! 

Nesse contexto, as roupas que vestimos também fazem uma grande diferença, uma vez que nos ajudam a revelar um pouco da nossa personalidade e da imagem que desejamos transmitir ao mundo. 

Interessante, não é mesmo?  

Quais são os tipos de comunicação não verbal? 

Como você deve imaginar, existem vários tipos de comunicação não verbal. Abaixo, mostramos quais são eles e as suas principais características. Anote! 

Proxêmica  

Para começar, vamos entender o que é a comunicação não verbal proxêmica. Ela está relacionada aos ambientes e ao modo como os utilizamos para nos comunicarmos. 

O espaço pessoal, por exemplo, pode variar de 18 polegadas a quatro pés (aproximadamente 121 cm), sendo reservado para os diálogos com familiares e amigos. 

Há ainda o espaço social, composto por quatro a 12 pés (cerca de 366 cm), bastante utilizado para as interações que acontecem em pequenos grupos.  

Por fim, temos o espaço público, que se estende além dos 3 m e é ideal para as ocasiões em que devemos falar para uma grande quantidade de pessoas.

Cronêmica  

Temos aqui outro tipo de comunicação não verbal. No modelo cronêmico, estuda-se como os indivíduos utilizam o tempo para se comunicar. 

Para ilustrar, imagine aquelas pessoas que estão sempre atrasadas para reuniões importantes. Ou aqueles que são extremamente pontuais. 

Apesar de não parecer, esse tipo de posicionamento pode nos dizer muito a respeito de uma pessoa e o seu envolvimento com determinada situação. 

Paralinguagem  

Esta é uma comunicação não verbal usada para analisar as nossas qualidades vocais. 

Ou melhor: o tom de voz que utilizamos, o volume dos nossos diálogos, a velocidade da fala e, até mesmo, o ritmo das conversas.  

Na prática, a maneira como as palavras são expressas também carrega um significado maior — que pode ser mais intenso que os próprios termos presentes em uma conversa.  

Características físicas 

Certas características do nosso visual são excelentes para comunicar algo aos outros.

 Esse é o caso de um corte de cabelo, das roupas utilizadas, dos acessórios e, em alguns casos, até dos modelos de veículos que escolhemos utilizar.  

Cada um desses elementos apresenta os seus significados para aqueles que estão ao nosso redor. São informações que mostram o que valorizamos em nossa imagem e o que desejamos transmitir.  

Como melhorar a comunicação não verbal?  

  • Autoconhecimento: o ideal é entender as suas emoções e preferências. A partir disso, ficará mais fácil identificar quais informações você deseja passar e quais expressões devem ser evitadas, a fim de garantir uma comunicação clara e original.
  • Observação: prestar atenção nos outros é excelente para descobrir o que os demais indivíduos desejam falar. Tal hábito também nos ensina sobre os diferentes gestos e posturas utilizados, ampliando a nossa habilidade de interpretação.
  • Cultura: entender que existem diferenças culturais é um obrigatório para melhorar a comunicação não verbal. O que, muitas vezes, é aceito em um contexto, pode ser visto de maneira completamente diferente em outro.   

E então, gostou de conferir o que é a comunicação não verbal e qual é a sua importância? Caso queira acompanhar outros conteúdos como este, siga os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram, X e YouTube!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.