Treino de força ou cardio: qual é o mais importante para você?
Especialistas confirmam: praticar atividades físicas é essencial para quem deseja ter uma vida longa e saudável.
É que esse hábito proporciona vários benefícios interessantes, como a melhora do sono, a redução do estresse e, claro, a possibilidade de garantir um visual “em dia”.
No entanto, quando olhamos para as modalidades existentes, nos deparamos com as opções de treino de força e cardio.
Então, nos perguntamos: “qual alternativa é mais adequada e capaz de promover resultados satisfatórios?”.
A resposta é: “depende”. Então, o ideal é conhecer cada opção a fundo e entender qual delas melhor se encaixa em seu perfil e seus objetivos.
Assim, preparamos este artigo exclusivo, que vai ajudar você a descobrir como integrar as atividades em sua rotina e alcançar resultados incríveis. Continue a leitura!
Conteúdo do artigo
O que você precisa saber sobre o treino de força
Em linhas gerais, o treino de força é aquele composto por exercícios que exigem um certo nível de resistência do indivíduo, como acontece com o levantamento de peso.
As principais vantagens dele para a saúde são:
- massa muscular: esses exercícios são excelentes para aumentar a força e garantir o bom desempenho do metabolismo, auxiliando no aumento da disposição e na perda de peso;
- postura: com os músculos fortalecidos, como os centrais e periféricos, o indivíduo consegue aprimorar a sua postura corporal e mobilidade física. Isso diminui o risco de lesões e melhora a sua qualidade de vida;
- densidade óssea: o treino de força também aumenta a densidade dos ossos, fato que minimiza a probabilidade de problemas sérios, indo desde fraturas até a osteoporose na terceira idade.
O que você precisa saber sobre o cardio
Em contrapartida, temos os exercícios aeróbicos, popularmente chamados de “cardio”. Nesta lista, estão as atividades que envolvem corrida, nado, dança e pedalada, entre outras.
Veja alguns de seus benefícios:
- saúde cardiovascular: o cardio é excelente para fortalecer tanto o coração quanto os pulmões. Sendo assim, é possível melhorar a circulação do sangue e a eficiência respiratória, reduzindo o risco de diversos problemas, como a hipertensão arterial;
- peso: essa opção é ideal para quem deseja queimar calorias, mantendo o peso equilibrado e dando adeus às incômodas gordurinhas;
- resistência: com a prática constante, o cardio aumenta a resistência corporal, elevando os seus níveis de energia.
Treino de força ou cardio: integrando as atividades em sua rotina
Conseguiu entender as diferenças entre treino de força ou cardio? Ótimo! Agora, vem o momento de aprender como incluir essas atividades em seu dia a dia.
O ideal é adotar uma combinação de treinos, alternando entre os exercícios de resistência e aqueles capazes de queimar calorias.
Por exemplo: realize as atividades de força em dias alternados na semana; o cardio pode ser feito nos dias restantes.
Atualmente, há espaços que oferecem sessões mistas para os usuários, combinando os dois tipos de exercício em uma só aula, como os circuitos funcionais das academias ou, até mesmo, o crossfit.
Outra dica de ouro é realizar os treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), que contam com momentos de exercício intenso e períodos de recuperação. Vale experimentar!
Dicas extras
Naturalmente, não podemos esquecer da importância da alimentação e do sono ao longo deste processo.
Para otimizar os seus resultados, é fundamental seguir com uma dieta equilibrada, rica em proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos, com foco em nutrir o organismo com tudo o que ele necessita.
Lembre-se também de priorizar as boas noites de sono, já que o corpo precisa se recuperar para, assim, manter os seus níveis de energia em alta e construir músculos.
E aí, com essas informações você conseguiu perceber que treino de força e cardio são complementares? Esperamos que sim!
Caso queira continuar acompanhando outras dicas como estas, aproveite o momento para acompanhar os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram, X e YouTube. Nelas, compartilhamos notícias, tendências e muito mais!
Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?
Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?