Viagem de experiência: conheça essa tendência
Para boa parte das pessoas, viajar é sinônimo de puro descanso, momentos de lazer e descobertas. Mas, recentemente, vem surgindo uma tendência cuja finalidade é elevar o turismo tradicional — é o que chamamos de viagem de experiência. Já ouviu falar?
Ou seja, muito além do que visitar novos lugares e conhecer aqueles pontos turísticos superfamosos, a proposta tem como foco revisitar vivências únicas, possibilitando que cada indivíduo entre em contato profundo com as culturas locais e, assim, mergulhe de cabeça em novos lifestyles. Não por menos, cada vez mais pessoas estão optando por essa modalidade, transformando a sua maneira de explorar variados destinos e, com isso, construindo memórias para toda a vida.
Assim, o que você acha de também se aprofundar na pauta e saber mais sobre a viagem de experiência? Para isso, continue nesta leitura e veja as dicas que preparamos a respeito do tema.
O que é uma viagem de experiência?
Para resumir, podemos dizer que a viagem de experiência é um tipo de turismo que tem como objetivo valorizar ao máximo o lugar a ser visitado.
Em outras palavras, em vez do indivíduo somente seguir aqueles roteiros clássicos — e batidos —, a ideia é garantir uma vivência completa, possibilitando a descoberta de sabores e levando o viajante a explorar, de fato, a rotina da região.
Quer ver um exemplo? Atualmente, muitas pessoas podem, simplesmente, conhecer uma vinícola. Porém, com a viagem de experiência, essa programação vai além, permitindo que o viajante participe da colheita de unhas, aprenda mais sobre o processo de produção do vinho e, em alguns casos, até converse diretamente com quem faz parte desse negócio. Bem interessante!
Quais as vantagens da viagem de experiência?
Entender o sucesso da viagem de experiência é fácil. Ao adotar essa modalidade, os viajantes conseguem aproveitar inúmeros benefícios. A seguir, te contamos quais são eles. Veja só!
Conexão total com o destino
E se, em vez de visitar os monumentos históricos, você entrar em contato completo com a cultura de uma região? Para isso, existem várias opções: há a possibilidade de jantar na casa de uma família local, realizar um curso ou simplesmente fazer uma caminhada acompanhado por moradores. Tal interação garante que o indivíduo veja a cidade por um novo olhar, como se realmente vivesse ali.
Memórias inesquecíveis
Memórias inesquecíveis Você há de concordar: uma experiência profundamente vivida é capaz de permanecer para sempre em nossa memória. Isso acontece quando ainda nos lembramos do cheiro daquele prato típico, da sensação de aprender uma dança regional ou da alegria em ter uma conversa agradável com algum habitante local. São, certamente, lembranças que não são apagadas tão facilmente assim.
Foco na sustentabilidade
Outro ponto positivo da viagem de experiência está na sustentabilidade. Isso mesmo! Em geral, esse conceito está ligado ao turismo sustentável, incentivando práticas mais conscientes e que causem menos impacto ambiental, sempre apoiando as comunidades locais. Com isso, além de curtir a sua aventura, há a possibilidade de deixar a sua marca em um lugar visitado.
Como realizar uma viagem de experiência?
-
Pesquise bem: o ideal é buscar todas as informações possíveis sobre o lugar em questão. Tente entender se há festivais locais, experiências gastronômicas ou atividades que permitem o contato com a natureza;
-
Opte por hospedagens alternativas: em vez de se hospedar em grandes redes hoteleiras, considere investir em pousadas familiares ou hospedagens situadas na própria comunidade. Desse modo, é possível garantir uma imersão ainda mais intensa;
-
Participe de atividades diferenciadas: selecione um tempo para se matricular em aulas, oficinas ou tours alternativos, como aqueles guiados pelos moradores. São experiências simples, mas capazes de transformar totalmente a sua aventura.
Dica da Ferricelli
Quer investir em uma viagem de experiência? Aqui vai uma recomendação: a Amazônia brasileira. Na região, você pode se hospedar nas casas de moradores ribeirinhos, acompanhando de perto o dia a dia da região, seja fazendo trilhas, cozinhando ou vivenciando a pesca artesanal.
E aí, gostou do conteúdo sobre a viagem de experiência? Então, aproveite para acompanhar a Ferricelli no Facebook, YouTube e Instagram. Lá, é possível descobrir mais dicas de viagem, lifestyle, moda e muito mais!