fbpx

Sapato masculino para casamento: dicas para o noivo e convidados

Casar é um acontecimento importante. Tanto os noivos quanto os convidados se sentem emocionados em acompanhar o início de uma nova família. Mas para que a confraternização renda boas lembranças, é preciso considerar alguns pontos essenciais, sendo o look do dia um deles. Hoje, muito se fala sobre o melhor sapato masculino para casamento, especialmente aqueles que oferecem conforto e estilo ao mesmo tempo.

Aqui, é importante lembrar que, além da cerimônia tradicional na igreja ou no cartório, alguns casórios são verdadeiras festas, com  jantares que podem durar a noite inteira. Dessa forma, o ideal é investir em um sapato que esteja em sintonia com as tendências, mas que também consiga facilitar o caminhar e garantir que os seus pés fiquem bem acomodados durante o evento. 

Inclusive, existem diversos modelos de calçados disponíveis nas lojas especializadas — uns clássicos e outros despojados. Para facilitar sua escolha, vamos apresentar os principais e ensinar você a apostar na versão certa. Para descobrir, não saia daí!

Conteúdo do artigo

Priorize a qualidade do sapato masculino para casamento

Primeiramente, o sapato masculino para casamento deve ser de altíssima qualidade.

Seja você o noivo, um padrinho ou convidado, é necessário que o calçado consiga oferecer conforto. Afinal, não existe nada mais desagradável do que comparecer a um evento especial e, no fim das contas, sofrer para andar tranquilamente. 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Assim, procure não se apegar ao valor do calçado, mas sim ao seu custo-benefício. Por exemplo, priorize as versões confeccionadas 100% em couro legítimo e analise também os detalhes da peça. Uma sugestão é verificar se as costuras são pequenas e se não há um acabamento muito marcante na superfície. 

Nessa etapa, também é importante observar o solado. Atualmente, as opções em borracha são mais leves e flexíveis, absorvendo os impactos com facilidade. As versões em couro, por sua vez, oferecem maior durabilidade, se adaptam bem aos pés e ajudam na transpiração da pele.

Sapato masculino para casamento

Tenha em mente que o modelo do sapato conta muito 

Diferentemente do que muita gente acredita, os sapatos masculinos não são todos iguais!

Nas melhores lojas, você não terá dificuldade para encontrar modelos variados, como o tradicional oxford, o brogue, o derby, o loafer e, até mesmo, os mocassins. Porém, quando se trata de um casamento, o ideal é não ousar e preferir as versões clássicas. 

A dica é investir em modelos lisos, que sejam fáceis de amarrar e, preferencialmente, sem apliques. Caso o evento seja realizado à noite, as alternativas com acabamento envernizado são bem-vindas. Já os casórios diurnos exigem calçados mais discretos, opacos e devidamente engraxados.

Lembre-se de sempre utilizar um sapato novo e em bom estado — especialmente se você é o noivo ou um dos padrinhos. Isso porque, assim que subir ao altar, o calçado ganhará destaque e todos os convidados poderão ver os seus detalhes. 

Não ignore a cor do seu sapato masculino para casamento

Não tem segredo! Para acertar na compra, é necessário seguir uma regrinha básica. Noivos, padrinhos e até mesmo convidados devem escolher a cor do calçado de acordo com as tonalidades de seus trajes. 

Funciona da seguinte forma: imagine que você escolheu um terno azul-marinho para o evento. Nesse caso, a pedida ideal é optar por um sapato que também seja escuro, sendo as versões em preto as mais adequadas. 

Por outro lado, vamos supor que o seu look seja mais claro, composto por peças em tonalidades terrosas. Nessas condições, os calçados recomendados são os marrons, que vão ajudar a manter a paleta de cores equilibrada. 

Calçado branco ou colorido? Nem pensar! Reserve esses modelos para ocasiões informais, em que o dress code é de livre escolha. 

Sapato masculino para casamento

Analise o local do evento antes de bater o martelo

O local onde o casamento será realizado é um fator decisivo para a escolha do sapato.

Tradicionalmente, as cerimônias clássicas e formais acontecem em salões de festa e demais espaços refinados. 

Em tais ambientes, modelos em couro e com design clássico devem ser priorizados. Sendo assim, a dica é investir no bom e velho oxford ou, então, em um derby. 

Mas vamos ser honestos. Hoje em dia, muitos casais jovens preferem organizar as suas festas em locais diferentes. Há aqueles que realizam a união na praia ou no campo, por exemplo.

Quando isso acontece, é provável que você mal saiba em qual opção apostar, correto? Não se preocupe! Nesses casos, a recomendação é considerar sapatos que carreguem uma proposta descolada ou informal. Geralmente, são calçados confeccionados a partir de camurça, como os mocassins e os docksides. 

E não acaba por aí. Existem também os casais modernos que adoram fugir do comum. Para encantar os convidados, eles organizam a cerimônia em espaços nada óbvios, como casas de shows temáticas ou até parques de diversões. 

Nessas situações, você pode deixar a criatividade falar mais alto e calçar um sapato diferenciado, mas que carregue uma proposta sofisticada. Esse é o caso do sapatênis, do tênis em couro e até de algumas botas com cano médio. 

Dicas extras para a sua escolha

  • analise o convite do casamento em questão para encontrar instruções ou pistas sobre o tipo de traje mais adequado;

  • prefira os solados em couro. Eles são nobres e elegantes, ou seja, ideais para casamentos refinados; 

  • faça essa escolha com antecedência. Jamais deixe para montar o seu look na véspera do evento;

  • evite usar sapatos com acabamento manchado ou com aspecto de couro envelhecido; 

  • aposte em um calçado com o bico redondo para acertar na escolha do design.

Sapato masculino para casamento

E aí, leitor, o que achou de conferir essas dicas para acertar em cheio na escolha do seu sapato masculino para casamento? Agora não há mais desculpas: siga essas recomendações e garanta uma produção impecável nos momentos mais especiais!

Por fim, aproveite para visitar a nossa loja virtual e conferir alguns modelos incríveis que cumprem bem essa proposta. Trabalhamos com matérias-primas de qualidade e designs que acompanham as principais tendências. Você vai adorar!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.