As 5 regras para escolher ternos masculinos que ninguém te contou

As 5 regras para escolher ternos masculinos que ninguém te contou – Não há como negar que o terno é uma peça que deixa o homem muito mais elegante. No entanto, quando combinado com outros itens, pode desvalorizar o look por inteiro ou até mesmo dar um ar cafona à composição. Por isso, existem algumas regras básicas que não são ditas, mas são fundamentais na hora de escolher o terno ideal. Veja quais são elas a seguir!

Regra 1: As ombreiras não devem aparecer

As ombreiras não devem aparecer

Na hora de escolher o terno, um dos fatores principais é o encaixe perfeito das ombreiras. O ideal é não sobrar e nem faltar. Mas, caso não seja possível, prefira sempre o terno em que a ombreira apareça menos. Isso porque a sobra do paletó deixa o visual com o ar de descuido e desleixo. Uma boa dica, nesse caso, é experimentar um tamanho menor que o de costume, pois o ajuste dos alfaiates não fica bem nessa parte.

Regra 2: Escolha a lapela de acordo com o seu estilo

Escolha a lapela de acordo com o seu estilo

Outro elemento importante e que merece atenção é a lapela. Atualmente, os ternos possuem lapelas mais grossas e mais finas. Na hora da escolha, é preciso ter cuidado com esse detalhe, pois ele diz respeito ao estilo de cada pessoa, além de proporcionar melhor caimento.

As lapelas mais grossas são mais clássicas e, por isso, homens mais tradicionais optam mais por esse modelo, transmitindo um ar de seriedade e elegância. As lapelas mais finas, por sua vez, são presentes nos ternos de modelagem slim, que é mais moderna e descolada. Esse opção é mais usada por homens mais jovens ou por aqueles que querem um visual mais despojado.

Regra 3: Atente-se à altura do botão

Atente-se à altura do botão

Assim como as lapelas, os botões também dizem bastante sobre o estilo de cada homem. Os paletós com 3 botões, por exemplo são os mais tradicionais e, por isso, são perfeitos para os homens que preferem um look mais sóbrio. A opção com 2 botões, por sua vez, é indicada para o homem que é mais moderno e preza muito pela elegância.

De modo geral, os botões têm a função de alongar o tronco e disfarçar a barriga. Nesse caso, é importante deixar que o primeiro botão de 2 ou o que se localiza no meio (no de 3 botões) estejam sempre na altura do umbigo.

Regra 4: Cuidado com ternos com bolsos

Atualmente, existem ternos com diversos recortes, inclusive modelos com bolsos. No entanto, esse deveria ser apenas um detalhe da peça, pois deixar os bolsos estufados compromete totalmente o visual. O indicado é jamais colocar objetos dentro dos bolsos, eles são apenas detalhes.

Regra 5: Dê um toque a mais de estilo com os lenços

Dê um toque a mais de estilo com os lenços

Apesar de opcional, inserir o lenço no terno pode contribuir bastante para um visual com mais estilo e elegância. Ele é, de modo geral, apenas um diferencial. Por isso, os mais tradicionais podem ou não investir no acessório. No entanto, ele deve coincidir com o tipo de tecido do terno, cores e gravatas.

As 5 regras citadas são essenciais na hora de escolher um terno que harmonize com o estilo de cada homem. Por isso, prestar atenção em alguns detalhes valoriza muito mais o visual.

Agora que você já sabe as regras para escolher ternos masculinos, aproveite a visita em nosso blog e leia também: “Quais as opções de sapatos para usar com terno e gravata?”.


Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Um comentário em “As 5 regras para escolher ternos masculinos que ninguém te contou
  • 26/10/2017 em 10:00
    Permalink

    Excelente, pelos detalhes.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *