Bolhas nos pés: como evitá-las?
Quem pratica esporte sabe o que ter problemas com bolhas nos pés. Elas são incômodas, doloridas e podem infeccionar. E hoje é muito comum, inclusive para os homens de negócios, sair do escritório e praticar uma corrida noturna com os amigos ou se estiver disponível nos fins de semana tem aquela corridinha no parque pra aliviar o estresse, não é?
Conteúdo do artigo
Como aparecem as bolhas nos pés?
Geralmente as bolhas nos pés são lesões/traumas simples causadas pelo atrito com a meia ou o calçado. Dentro das bolhas há um líquido claro ou em alguns casos, sangue ou pus.
Pode estourar as bolhas que aparecem nos pés?
Um repouso seria o ideal para quando as bolhas surgirem. Mas nem sempre isso é possível. Alguns especialistas recomendam o uso de água boricada e água termal para ajudar na cicatrização.
Para o dermatologista Agnaldo Mirandez, diretor da clínica Perffeta e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é importante manter a região sempre limpa para evitar infecção; e se o repouso não for possível, esvazie o conteúdo com uma agulha esterilizada. Serve agulha de injeção, comprada em farmácia. “Mas atenção, nunca remova a pele da bolha. Tente preservá-la, pois ela age como uma proteção natural”, ensina.
É bom saber que toda bolha corre o risco de infeccionar e de formar pus. Se isso acontecer, o tratamento deve ser feito com antibiótico oral ou de uso local, mas sempre sob orientação médica.
Segundo o dermatologista, para evitar bolhas, é importante usar calçados adequados e evitar meias ásperas, dando preferência às mais justas, pois a chances delas dobrarem e causarem uma bolha é menor. “A maneira de correr também pesa muito na formação de bolhas. Procure um médico para verificar a sua pisada e, se houver uma incorreção grande, pode ser preciso adotar palmilha ortopédica”, finaliza Agnaldo Mirandez.
Evitar bolhas no calcanhar amarrando o tênis corretamente
Como você pode verificar no vídeo acima, é possível evitar essas bolhas no calcanhar com um “fechamento de calcanhar” ou “lace lock” que cria fricção extra entre os laços em seu tornozelo. Isso mantém a área do tornozelo e calcanhar firme no tênis, mas sem ter que apertar o sapato inteiro. Ele também ajuda a evitar unhas pretas, mantendo o seu calcanhar e os dedos dos pés de esmagamento na frente do seu sapato.
E aí, curtiu essa dica? Gostaria de ver algum assunto abordado aqui no Blog do Homem Moderno? Compartilhe a sua opinião ou ideia nos comentários da postagem para que o Marco Bellotto, o Personal Stylist da Loja Ferricelli, possa preparar um artigo com o assunto que você deseja.
E aí, tem alguma dica para acrescentar ao post de como evitar as bolhas nos pés?
Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?
Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?