fbpx

5 tipos de Câncer comuns entre os homens do Brasil

5 tipos de Câncer entre os homens brasileiros – E aí, querido leitor, tudo bem? A gente sempre traz assuntos inerentes à saúde masculina. Todo mundo sabe que a maioria dos homens não curtem muito ir ao médico. Mas é necessário quebrar esse paradigma para o bem da sua saúde.

Pensando nisso, você sabe quais são os cinco tipos mais comuns de câncer entre os homens brasileiros? E como é possível evitá-los ou diagnosticá-los a tempo para aumentar a chances de cura?

Conteúdo do artigo

Relatório da Organização Mundial da Saúde sobre o câncer

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou em setembro deste ano um relatório alarmante sobre o câncer: a previsão para 2018 é que a doença tire a vida de 9,6 milhões de pessoas.

O número cresceu junto com o envelhecimento da sociedade, porém um terço dos óbitos por câncer é provocado por obesidade, sedentarismo e uso de álcool e tabaco.

E olha só que dado interessante: até 50% dos casos de câncer poderiam ter um fim rápido com prevenção básica, detecção precoce e tratamentos mais modernos.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Lista dos 5 tipos de Câncer entre os homens brasileiros

A revista GQ investigou os cinco tumores mais comuns entre homens brasileiros e mostra como fugir dessa estatística.

5 tipos de Câncer  entre homens no Brasil: Câncer de pulmão

Em 2018 são 18.740 novos casos de câncer no pulmão e tem relação com o tabagismo (incluindo charuto, cigarro, narguilé e cachimbo). “A nicotina aumenta em 20 vezes as chances da doença em fumantes e em 30% em fumantes passivos”, explica Gustavo Prado, do Instituto de Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp).

Essa é uma boa hora para você parar de fumar, pois após quinze anos sem o cigarro a possibilidade do surgimento da doença se iguala à de quem nunca colocou um cigarro na boca.

Por quase não apresentar sintomas nas fases iniciais, o câncer de pulmão costuma ser diagnosticado apenas quando já há metástase.

Qual é o tratamento para o câncer de pulmão? Além da cirurgia de remoção, hoje temos exames que identificam as alterações moleculares do tumor e medicamentos que agem diretamente nelas. O pembrolizumabe, um medicamento imunoterápico, estimula as células de defesa do próprio organismo a identificarem o câncer e o atacarem.

5 tipos de câncer entre homens brasileiros: Câncer de pele

Em 2018 são 2.920 (melanoma) e 85.170 (não melanoma) novos casos de câncer de pele. O câncer de pele se divide entre melanomas, mais agressivos, e basocelulares, mais simples. Nos homens, a doença costuma atingir o tronco e a face com maior incidência depois dos 50 anos.

Como prevenir o Câncer de pele? Para prevenir, duas orientações: usar filtro solar diariamente e fazer o mapeamento de pintas e manchas.

Qual é o tratamento para o câncer de pele?  No tratamento de casos mais simples, a quimioterapia tópica e a terapia fotodinâmica com luz de LED polarizada destroem as células cancerígenas. Nos mais graves, recomenda-se cirurgia.

5 tipos de câncer entre os homens brasileiros: Câncer de Próstata

São 68.220 novos casos de câncer de próstata em 2018. Já ouviu falar no Novembro Azul? Apesar de ser um dos tipos mais frequentes, as chances de cura desse câncer são altíssimas, contanto que o diagnóstico seja feito precocemente. A obesidade pode estimular o surgimento desse tipo de tumor

A partir dos 50 anos, todo homem precisa fazer exame de toque retal e de sangue de dosagem de PSA – negros ou pessoas com histórico familiar devem começar a partir dos 45 anos. “Em 30% dos casos, o paciente só precisa fazer um acompanhamento médico a cada um, três ou cinco anos”, diz Carlos Dzik, oncologista especialista em urologia do Hospital Sírio Libanês.

Qual o tratamento para o câncer de próstata? Com um exame de ressonância nuclear magnética da área é possível avaliar se há necessidade de cirurgia ou de quimioterapia. Há também medicamentos orais que inibem a utilização da testosterona pelas células cancerígenas que conseguem retardar o avanço de metástase.

5 tipos de câncer entre homens no Brasil: Câncer de colorretal

Temos um estimativa de 17.380 novos casos de câncer de colorretal em 2018. A principal maneira de evitar esse tipo de câncer é manter uma dieta equilibrada e composta de frutas, verduras, grãos e sementes. O consumo de bebidas alcoólicas, embutidos e carne vermelha (acima de 300 gramas por semana) são fatores de risco.

Homens a partir dos 50 anos devem fazer endoscopia (colonoscopia ou retossigmoidoscopia) a cada três ou cinco anos, que é o tempo que a lesão inicial costuma demorar até evoluir para um câncer.

Qual o tratamento para o câncer de colorretal? Se operado em estágio inicial, ele tem 90% de chances de cura. Porém, quando há metástase, esse índice cai para apenas 10%. Para o tratamento é retirado a parte do intestino e seguido com quimioterapia.

5 tipos de Câncer entre os homens brasileiros: Câncer de estomago

São estimados 13.540 novos casos de Câncer de estomago em 2018. Esse tumor também tem relação com o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, enlatados e corantes. A obesidade é um fator significativo de risco porque eleva a frequência de refluxos.

Além da prática de atividade física, é recomendado a ingestão de alimentos ricos em vitamina C e betacaroteno, encontrados em frutas e verduras frescas, eles evitam que os nitritos (conservantes usados em produtos industrializados) se transformem em nitrosamina, um agente cancerígeno.

Qual o tratamento para o câncer de estomago? Entre os tratamentos estão a retirada cirúrgica do estômago ou a quimioterapia e a radioterapia. Estudos recentes também apontam o pembrolizumabe como uma alternativa menos tóxica em alguns casos.


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

One thought on “5 tipos de Câncer comuns entre os homens do Brasil

  • 12/03/2019 em 13:06
    Permalink

    O jeito é deixar o preconceito de lado e se previnir… viva a saúde!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.