fbpx

Má postura: por que e como corrigir esse problema?

Acredite se quiser: as dores nas costas atingem até 80% da população. E a principal razão para esse incômodo é a má postura — uma complicação que aflige pessoas de todas as idades. 

Normalmente, o problema se dá devido aos maus hábitos posturais, que são responsáveis por dores na região lombar e cervical.

Por isso, cuidar das costas é imprescindível, especialmente se você não deseja prejudicar a sua qualidade de vida com dores e lesões que podem se tornar crônicas com o passar do tempo. 

Aliás, uma boa dica é começar os cuidados antes mesmo de precisar recorrer ao médico. Desse modo, ficará fácil driblar qualquer surpresa indesejada e manter a sua saúde em dia por muitos anos.

Ficou interessado e quer entender a respeito do assunto? Hoje, vamos explicar o que é a má postura e o que fazer para evitá-la. Acompanhe para descobrir como ter mais bem-estar no seu dia a dia!

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Por que é importante ter uma boa postura? 

Primeiramente, sabemos que a postura está diretamente relacionada à saúde, certo? 

Uma pessoa que caminha com a coluna alinhada passa a ideia de ser saudável — ao passo que, quando vemos alguém com a postura errada, logo acreditamos que algo não vai bem.

No entanto, muito além do visual, esse cenário é responsável por prejudicar bastante a qualidade de vida de um indivíduo.

Ao manter a coluna em uma posição incorreta, aumentamos as chances de sofrer lesões, que ocasionam dores locais e, em casos mais graves, quadros perigosos.

A longo prazo, a má postura é a responsável por causar deformidades severas passíveis de cirurgias, como a temida hérnia de disco. 

Daí para frente, não tem mais jeito. Para reverter o problema, será preciso seguir um tratamento ortopédico à risca. 

Em resumo, a postura correta é um forte indicativo de que o corpo está devidamente alinhado, bem como que os seus músculos estão saudáveis e “prontos para o que der e vier”.

Por isso, é necessário investir em ações capazes de fazer com que a coluna siga ereta e impedir o surgimento de qualquer incômodo. 

Principais problemas causados pela má postura

  • barriga saliente;
  • fadiga;
  • dores constantes nas costas e no pescoço;
  • insônia; 
  • hérnia de disco; 
  • tendinite; 
  • estenose; 
  • artrite reumatoide.

Como acabar com a má postura?

Certamente, ninguém deseja viver com as consequências da má postura.

Portanto, a melhor saída é adotar pequenas mudanças de hábitos, mas que farão toda a diferença em sua saúde, disposição e bem-estar.

Em seguida, contamos quais são elas. Anote!

Sente-se corretamente 

O ideal é observar se a sua coluna permanece ereta. Ou seja, com os ombros para baixo e os pés sobre o chão.

Uma dica valiosa é evitar cruzar as pernas constantemente, pois isso pode acabar por comprometer a circulação e intensificar a fadiga. 

Observe o seu caminhar

Faça com que as suas costas fiquem eretas boa parte do tempo. Nesse sentido, é necessário que o peito esteja levemente posicionado para frente, enquanto o abdômen fica contraído. 

Assim que adotar essa prática, todo o seu peso corporal ficará igualmente distribuído, de modo a deixar os braços mais soltos e relaxados. 

Escolha os sapatos corretos

É importante evitar o uso de sapatos confeccionados em materiais duros ou inadequados. Em vez disso, dê preferência aos modelos com palmilha anatômica e/ou função ortopédica. 

Hoje em dia, o universo dos calçados oferece muitas versões com amortecedores, que são excelentes para caminhadas e corridas, atividades que promovem um grande impacto com o terreno. Sem erro!

Mais dicas para combater a má postura 

  • pratique exercícios físicos com frequência para fortalecer os músculos e, assim, evitar as lesões; 
  • alongue-se sempre que puder e fortaleça a região lombar; 
  • relaxe a mente e o corpo para que as dores musculares passem bem longe. 

E então, gostou de saber o que caracteriza a má postura e como evitar esse problema?

Após se aprofundar nesse assunto, aproveite para acessar a loja virtual da Ferricelli e garantir um bom sapato para acompanhá-lo em seus compromissos. 

Em nosso site, é possível encontrar modelos formais e casuais para todas as situações do dia a dia. Confira agora mesmo!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.