fbpx

4 dicas importantes para o homem que pretende morar sozinho

Morar sozinho é o sonho de muitos jovens. Afinal, quando saímos da casa dos pais, temos mais independência e liberdade para criar a nossa própria rotina, realizando as atividades do cotidiano como bem desejamos. 

Mas não se engane: além de “não dar satisfação para ninguém”, essa mudança de rota exige muito comprometimento. 

Isso mesmo! Até porque, se você deseja conquistar o seu próprio espaço, deve ter atenção aos detalhes, seguindo uma agenda regrada e, claro, responsável.

Então, que tal conferir algumas dicas que podem ajudá-lo nessa missão? A seguir, listamos os principais conselhos para os rapazes com planos de morar sozinho!

Conteúdo do artigo

1. Prepare as finanças para morar sozinho 

O primeiro passo para morar sozinho é, sem dúvida, investir na preparação. 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Isso significa que você terá que analisar cuidadosamente as suas finanças para saber se, de fato, conseguirá arcar com todas as despesas do mês.  

Aqui, é importante considerar tanto os gastos fixos quanto os variáveis. 

No primeiro caso, estamos falando das contas que não têm o seu valor alterado de acordo com o nosso consumo, como o aluguel, o condomínio e a internet.  

Os custos variáveis, por sua vez, são aqueles que mudam com os nossos hábitos. Nessa lista, vale incluir as despesas com alimentação, assim como água, luz e transporte.  

Com essas informações em mente, o ideal é que a sua renda mensal consiga arcar com todos esses gastos.

Para tanto, considere colocá-los “na ponta do lápis”, sempre avaliando o seu salário fixo e outros ganhos ao longo do mês.  

2. Escolha bem o imóvel onde viverá

Com a renda preparada para morar sozinho, chega o momento de escolher um bom lugar para viver. 

Nessa etapa, é essencial juntar uma certa quantia de dinheiro — para adiantar o aluguel ou, quem sabe, dar entrada em um financiamento imobiliário.  

Seja como for, ao escolher o seu imóvel, é interessante analisar atentamente cada opção disponível no mercado.

Nessa fase, considere as suas principais necessidades, sempre observando o que é verdadeiramente importante em sua rotina. 

Alguns exemplos são:   

  • localização: o imóvel está situado perto de uma linha de ônibus ou metrô?
  •  segurança: a região escolhida é segura, especialmente para caminhar em horários alternativos?
  • serviços: existe um bom comércio no bairro? Há opções de supermercados, farmácias, agências bancárias e padarias, por exemplo?
  • lazer: o local fica próximo de parques, shoppings ou centros culturais?  

3. Descubra o que é preciso ter em sua nova casa 

De nada adianta sair da casa dos pais se, no fim das contas, o seu novo lar não tem o mínimo de infraestrutura e conforto para as suas atividades do dia a dia, concorda? 

Portanto, para morar sozinho também é essencial contar com aqueles “itens de sobrevivência”. Dentre eles, listamos os seguintes:   

  •  cama e colchão;
  •  fogão;
  •  geladeira;
  • micro-ondas;
  •  mesa e cadeiras;
  •  jogo de panelas;
  •  talheres, copos e pratos;
  •  roupas de cama;
  •  toalhas;
  • cobertores e edredons;  
  • máquina de lavar roupa ou tanque.  

4. Lembre-se quais são as atividades domésticas importantes 

Além de contar com o mobiliário e os eletrodomésticos necessários, você terá que realizar algumas atividades básicas em seu novo lar. 

Assim, será possível manter o espaço limpo, organizado e confortável, possibilitando a recepção de visitas e até aquela paquera.  

Portanto, a limpeza correta deve estar no topo da lista. Tire o pó dos móveis, varra o chão com frequência, não deixe a louça acumular na pia e lave as suas roupas constantemente.  

Caso trabalhe todos os dias, procure reservar algumas horas do fim de semana para dar um jeito no local. 

Está com dificuldades para manter a limpeza e a organização em dia? Se necessário, contrate alguém para cuidar dessas questões, ao menos uma vez por semana. 

Desse modo, será possível otimizar o seu tempo e, é claro, garantir que a sua casa se mantenha impecável.  

Viu só? Com essas dicas, esperamos que você saiba o que analisar na hora de morar sozinho. Agora, o poder está em suas mãos. Comece a colocar esses conselhos em prática para evitar sufocos no futuro!  

Já se quiser conferir outros conteúdos exclusivos como este, aproveite o momento para acompanhar os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube

Nelas, é possível encontrar diversos materiais que abordam questões importantes sobre lifestyle, saúde e, até mesmo, moda masculina. 


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.