fbpx

Armário cápsula: uma tendência para homens modernos

A sensação de não ter o que vestir na hora de sair é muito comum. Mesmo quando o guarda-roupas está cheio. Uma solução simples é o armário cápsula, que torna o dia a dia mais prático.

Isso sem falar que ele otimiza seu orçamento. Afinal, é normal ter peças demais e não usar nem a metade, principalmente com a adoção do home office por muitas empresas.

Curioso para saber como montar produções estilosas rapidinho? Acompanhe a leitura e confira as nossas dicas!

Conteúdo do artigo

O que é um armário cápsula?

Apostar em um armário em cápsula consiste em usar praticamente todas as peças que você tem. Sendo assim, não é preciso ter muitas roupas. No entanto, elas devem ser versáteis e combinar entre si.

A ideia é montar vários outfits utilizando um número menor de itens. Muito mais prático para a sua rotina, não é mesmo?

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

De maneira geral, no armário em cápsula entram as peças do dia a dia. Roupa para trabalhar e para sair, por exemplo.

Já aquelas que você usa no crossfit ou academia, para dormir ou para ir à praia ou à piscina não contam aqui. Contudo, nada impede de reduzir a quantidade delas também.

Como montar um armário cápsula?

Gostou da ideia de ter um armário cápsula? Nas linhas a seguir, a gente ensina como organizar o seu!

Considere as suas necessidades

Primeiramente, é preciso considerar como é a sua rotina. 

Por exemplo, se você trabalha em uma empresa com dress code social, vai precisar ter um armário em cápsula com calças sociais ou de sarja, além de camisas.

Por outro lado, se o clima for mais descontraído, pode apostar em jeans, camisetas, moletons e por aí vai.

Reduza a quantidade de peças

Um dos pontos principais do armário em cápsula é o fato de você reduzir o número de peças que tem. 

Não existe uma meta ou quantidade exata. Mas, para se ter uma ideia, a média gira em torno de 25 a 40 roupas.

Como elas vão combinar entre si, você terá muitos outfits diferentes. Assim, será possível estar cada dia de um jeito, sem repetir com frequência a mesma coordenação.

Escolha cores que combinem entre si

Aqui, é preciso considerar o seu gosto pessoal acima de tudo. No entanto, é importante ter em mente que cores chamativas e estampas elaboradas são mais difíceis de combinar.

Portanto, geralmente um armário em cápsula foca em cores neutras. Mas, claro, é possível escolher as suas preferidas.

Bege, marrom, preto, branco, cinza e até azul-marinho, cáqui, verde-militar e vinho podem estar na sua lista. Selecione as que você mais gosta e invista em peças nesses tons.

Inclua peças que se destacam

A gente falou em peças neutras e você desanimou? Calma… Também é possível incluir roupas chamativas em um armário em cápsula!

Entretanto, é preciso ter consciência de que elas vão reduzir suas possibilidades de combinações. Por isso, devem ser minoria no seu guarda-roupas.

Mas se você é daqueles que curte uma camisa com estampa divertida, uma calça colorida ou um casaco diferentão, saiba que esse tipo de peça tem vez no armário em cápsula!

Tome alguns cuidados na hora de comprar roupas novas

Depois que você organizar o seu armário em cápsula, é natural que sinta falta de algumas peças curingas e precise ir às compras. 

O mesmo deve acontecer com o passar do tempo, pois acaba surgindo a necessidade de renovar certas roupas.

Sendo assim, no momento de investir, pense em como pode combinar a peça nova. Ela precisa fazer sentido com a maioria das outras, ou não vai agregar ao seu armário em cápsula.

Outra dica é preferir qualidade à quantidade. Como, no geral, estamos falando de itens neutros, eles não saem de moda ou isso demora a acontecer. Portanto, o ideal é que sejam suficientemente bons para acompanhá-lo por muito tempo.

Na hora de montar seu armário em cápsula, os calçados também são parte importante. Siga as mesmas dicas que destacamos para as roupas e confira as novidades na loja online da Ferricelli!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.