Como fazer um churrasco para amigos e familiares?

Quem não gosta de reunir amigos e familiares em um fim de semana — seja para tomar uma cervejinha, experimentar petiscos gostosos ou, simplesmente, colocar o papo em dia? Pois é! E se você está com planos de organizar uma recepção bacana, vale a pena aprender como fazer um churrasco e encantar os seus convidados.

Paixão nacional, esse tipo de confraternização é capaz de agradar a todos os gostos e, de quebra, criar momentos únicos com quem mais amamos. Mas para preparar um churrasco de respeito, você precisará prestar atenção em alguns detalhes que vão muito além das carnes. O carvão, a churrasqueira e os temperos são bons exemplos.

Gostou? Pensando em ensinar como fazer um churrasco, trouxemos um post recheado de dicas práticas e acessíveis. Acompanhe e monte o seu melhor evento!

Dicas de como fazer um churrasco perfeito para amigos e familiares

Curtir um churrasquinho é bom e todo mundo gosta. Porém, para que a sua reunião seja impecável e capaz de deixar todos os convidados satisfeitos, é importante aprender alguns detalhes fundamentais.

Primeiramente, mostraremos dicas que vão desde como acender a churrasqueira da maneira adequada até a escolha das carnes.

Acendendo a churrasqueira

Não existe um bom churrasco sem uma churrasqueira devidamente acesa. Por isso, você precisará comprar um saco de carvão e colocar parte dele embaixo da grelha. Depois, siga o passo a passo abaixo:

  • passo 1: abra um espaço no meio do carvão;

  • passo 2: faça um cone de papel, despeje óleo nele e coloque o material no meio do carvão;

  • passo 3: coloque fogo no cone.

É importante que a parte de baixo do cone esteja devidamente fechada. Não aconselhamos o uso de álcool para acender a churrasqueira. Caso contrário, você correrá o risco de sofrer acidentes graves. Melhor evitar!

Preparando diferentes tipos de carne

Com a churrasqueira devidamente acesa, você já pode começar a preparar as carnes. Entre os cortes que mais fazem sucesso, podemos citar picanha, fraldinha e costela. Então, veja como preparar cada um deles.

Picanha

A picanha é um corte de carne bovina muito apreciado no Brasil. Sendo assim, sua presença em um churrasco é fundamental. Para que o prato fique saboroso, é importante escolher um pedaço que tenha bastante gordura, uma vez que esse detalhe ajudará a fazer com que a carne fique mais suculenta e macia.

No mercado, as picanhas de qualidade têm 1,1 kg em média e apresentam uma tonalidade avermelhada. Uma recomendação para a hora da escolha é evitar aquelas com sangue escuro.

Veja como preparar a picanha:

  • corte bifes de 2 a 2 centímetros;

  • coloque os pedaços em sal grosso, aproximadamente, 10 minutos antes de assar;

  • tire o excesso de sal e doure os dois lados até alcançar o ponto desejado.

Evite virar a carne mais de uma vez. O ideal é esperar que o sangue comece a aparecer na parte superior para, então, inverter o lado com o auxílio de um pegador.

Fraldinha

Outra carne incrível para quem deseja aprender como fazer um churrasco é a famosa fraldinha. Com preço acessível e sabor inigualável, essa opção está localizada entre a costela e a parte traseira do animal.

Assim como a picanha, os pedaços mais avermelhados são os ideais e as versões com sangue escuro devem ser deixadas de lado.

Descubra como preparar a fraldinha:

  • faça cortes transversais na parte em que há bastante gordura. Essa etapa é essencial para que o sal penetre e deixe a carne bem temperada;

  • passe o sal grosso triturado nos dois lados e de modo uniforme;

  • na hora de passar a carne para o espeto, comece pela ponta e coloque até toda a peça ficar firme. É importante não furar a gordura e posicionar o espeto abaixo dela;

  • coloque o espeto em uma altura de 15 centímetros da brasa e sele a fraldinha na brasa por, aproximadamente, 10 minutos de cada lado;

  • em seguida, posicione o espaço em uma altura de 40 centímetros da brasa e deixe assando por 40 minutos.

Você pode fazer o primeiro corte e servir para aqueles que preferem a carne ao ponto ou mal passada. Depois, volte o espeto para a churrasqueira e deixe por mais alguns minutos até que a peça fique bem assada.

A recomendação é assar a fraldinha apenas com o calor das brasas, uma vez que o fogo é capaz de queimar a superfície e deixá-la com um sabor bem amargo.

Costela

Quer aprender como fazer uma costela de um modo simples, dispensando papel alumínio e colocando a carne diretamente na brasa? Confira o vídeo abaixo, produzido pelo Guia do Churrasco, e crie um prato que deixará todos com água na boca!

Dicas de como fazer um churrasco para quem não come carne

Embora boa parte dos brasileiros consuma bastante carne, há pessoas que preferem não ingerir esse tipo de alimento, seja por gosto ou causas.

A boa notícia é que mesmo esses convidados podem sair maravilhados do seu churrasco. O truque é colocar na grelha outros ingredientes que não tenham origem animal, mas que sejam acessíveis e tenham sabor. São eles:

  • abacaxi: corte a fruta em rodelas, salpique um pouco de canela e leve para a grelha;

  • abobrinha: corte em rodelas e tempere com sal, ervas finas e azeite. Asse por alguns minutos até dourar;

  • cogumelos: selecione espécies grandes, higienize e tempere cada um com o que preferir. Grelhe até o ponto desejado;

  • palmito: prefira as versões pupunha in natura. Enrole em papel alumínio e coloque perto da brasa por duas horas. Depois de assado, tempere com azeite e sal;

  • tofu: corte o queijo em fatias grossas e tempere com molho shoyu, cebolinha e gengibre em pó. Asse por poucos minutos;

  • berinjela: corte o legume em rodelas ou fatias. Tempere com sal, azeite, ervas e coloque para assar até dourar;

  • maçã: tempere a fruta com mel, canela, açúcar e nozes. Enrole em um papel alumínio e grelhe na brasa.

Dicas para receber amigos e familiares em um churrasco

Além de escolher e preparar com cuidado os alimentos, é interessante considerar outros elementos que compõem um churrasco.

Esse é o caso da iluminação. Se o evento acontecer à noite, procure instalar luminárias ou pendurar varais de luzes no espaço, favorecendo a diversão e garantindo mais segurança a todos.

Outro ponto bacana é montar uma playlist legal. Atualmente, é possível organizar sons no YouTube, no Spotify ou em outros dispositivos online. Tudo isso de graça, para que os seus convidados fiquem animados e curtam ainda mais o momento.

Não se esqueça das bebidas. Água, sucos, refrigerantes, cervejas e coquetéis de frutas são bem-vindos. Se possível, sirva drinks e compre opções para quem não consome bebidas alcoólicas.

O churrasco deve demorar para começar? Tudo bem! Enquanto a carne não está no ponto, distribua para a galera alguns petiscos, como amendoins, castanhas ou saladas.

A quantidade certa de carne

Em meio às nossas dicas sobre como fazer um churrasco de respeito, não poderíamos esquecer de citar a quantidade certa de carne que será usada. Para muitas pessoas, esta é a parte mais complicada da organização, já que cada convidado come uma quantidade específica. Mas não se preocupe.

Como recomendação, compre, em média, 300 gramas de carne por pessoa. Caso os seus amigos e familiares sejam “bons de garfo”, você também pode investir em 500 gramas, garantindo a satisfação de todos. Bem simples!

E aí, curtiu as nossas dicas sobre como fazer um churrasco e garantir momentos incríveis com aqueles que você mais gosta? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais. Os seus contatos adorarão essas informações!


Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.