fbpx

Como usar gravata borboleta? Dicas e curiosidades

Gravata Borboleta: E aí, querido leitor, tudo bem? Hoje vamos falar dessa gravata que voltou com tudo. A gravata borboleta não está presente apenas em cerimônias como o Oscar, como a imagem principal dessa postagem, ams também em casamentos e até em outros eventos.

Por ser mais discreta que os modelos longos e tradicionais, a gravata borboleta dá mais destaque ao terno e chama pouca atenção. Se for convidado para uma noite black tie ou precisar colocar um smoking, essa certamente é a melhor opção.

Ainda que seja o modelo mais apropriado para eventos de gala, vale dizer que a gravata borboleta também pode ser usada em combinações mais despojadas. Basta optar por modelos estampados para usar com jeans ou até calça de sarja.

Conteúdo do artigo

O que é uma gravata borboleta?

Gravata-borboleta (português brasileiro) ou laço (português europeu) é um acessório de moda tipicamente masculino alternativo à mais difundida gravata. Pode ser produzida em diversos materiais, como seda, algodão, lã, e até madeira, entre outros.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Gravata borboleta de madeira

Sim, querido leitor. Não é fake news. Existem gravatas de madeira. O modelo da imagem acima é da Monarca Gravatas. O estilo da gravata borboleta de madeira é exótico e carregado de personalidade.

Há outras empresas que confeccionam modelos de gravatas em madeira, que contam também com um detalhe de tecidos especiais, tudo feito de modo artesanal.

Clique aqui para conferir vários modelos de gravatas borboletas

Como usar modelos de gravatas borboletas?

Use gravatas borboletas com a camisa fechada até o último botão.
Durante a noite. E em eventos black tie use-a com smoking.
Use-a em casamentos ao ar livre ou durante o dia. Sim, por que não?
No verão, combine a gravata com sapatos marrons e ternos claros e leves.
No inverno, combine com paletós de tweed e calças de veludo.
Não deixe o laço certinho: o segredo é não arrumar muito.
Evite comprar gravatas com laço pronto.
Quem nunca usou uma, aposte nas mais discretas e sem detalhes.
As mais usadas são as com estampa de gravataria, de bolinhas, xadrezas ou com cores fortes.

Porque usar gravar borboleta?

A resposta a essa pergunta é simples: porque a gravata borboleta é símbolo de sofisticação e elegância. Se você é importante ou quer se destacar em cerimônias de gala e/ou premiações, a gravata borboleta é item obrigatório na composição com o smoking black tie.

Agora mais do que nunca ela está também presente em casamentos que deixaram de ser ultra tradicionais, marcando presença no traje do noivo e dos padrinhos, variando em cores e tonalidades.

Como usar gravata borboleta com suspensório?

Se você curte um visual com toque retrô, o uso da gravata no estilo borboleta e suspensórios vai muito bem. Nos looks um pouco mais formais use gravata e suspensório na mesma cor. Agora, para um visual mais informal os acessórios podem ser em cores diferentes.

Famosos com gravatas borboletas

Não é raro ver famosos usando gravatas borboletas, afinal, esses estão sempre em eventos em que o acessório cai como uma luva. De jogadores de futebol a atores de Hollywood a gravata borboleta está presente nos looks.

Onde comprar gravatas borboletas?

Se você está procurando onde comprar gravatas borboletas podemos sugerir dois caminhos: 1) Em lojas especializadas em roupas masculinas mais sofisticadas. 2) Para você que está acostumado com copras on-line é só clicar aqui para conferir os mais variados modelos de gravatas borboletas.

Sapatos sociais com gravatas borboletas

Os sapatos sociais acima são da mara Ferricelli. Clique na imagem para conferir todos os detalhes.

Onde e quem inventou a gravata borboleta? História da Gravata Borboleta

Não se sabe ao certo quem inventou ou onde surgiu a gravata borboleta, mas a história que se conta sobre o surgimento da gravata borboleta são duas:

  1. A gravata borboleta originou-se entre os mercenários croatas durante a Guerra dos Trinta Anos do século 17: os mercenários croatas usaram um lenço ao redor do pescoço para segurar a abertura de suas camisas . Esta foi logo adotado (sob o nome de gravata , derivado dos franceses para ” Croat “) pelas classes altas na França , então líder na moda , e floresceu nos séculos XVIII e XIX.
  2.  A história da gravata borboleta remota há milhares de anos, na China, onde o imperador Shih Huang Ti, usava um cachecol curto em volta do pescoço, com um nó frontal, também formando um laço, como símbolo de status da elite, ou seja, não se sabe ao certo onde se deu o surgimento da gravata borboleta, porém, se sabe que desde sempre foi um artefato usado pela nobreza, algo que determinava seu status social!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.