fbpx

Chinelo masculino: como usá-lo de um jeito estiloso?

O verão brasileiro está com tudo. Nessa época, é comum que as pessoas prefiram utilizar roupas mais leves, que sejam despojadas e não esquentem. Para os pés, a proposta é a mesma: em vez de investirem em sapatos fechados demais, muitos rapazes apostam nos famosos chinelos masculinos. 

Quando falamos sobre esses modelos, há quem acredite que o seu uso deve ser limitado aos ambientes residenciais ou, no máximo, para a praia e a piscina. Muito além disso, eles são excelentes saídas para programas que permitam um outfit descolado. 

Pensando nisso, vamos ensinar todos os truques para usar e abusar dessa peça. Neste artigo, você encontrará dicas exclusivas, que certamente farão com que as suas produções fiquem mais frescas e prontas para o que der e vier. Acompanhe!

Vai usar um chinelo masculino? Deixe os pés impecáveis

Sem dúvida, o uso do chinelo masculino se popularizou nos últimos tempos. Entretanto, antes de utilizar esse calçado tão versátil, é essencial que os seus pés estejam prontos para ficarem em evidência. 

Uma vez que os seus dedos estiverem à mostra, é essencial deixá-los com um aspecto saudável. Por isso, sempre apare bem as unhas e, em caso de problemas dermatológicos, procure um médico ou podólogo. 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Normalmente, esses profissionais ajudam o indivíduo a combater os terríveis calos, assim como unhas encravadas, micoses, fungos e demais complicações responsáveis por comprometer a sua aparência e saúde.

Combinado?

Escolha o modelo que mais combina com você

Foi-se o tempo em que o chinelo masculino era confeccionado apenas em borracha e apresentava só um tipo de design.

Atualmente, diante de tamanha demanda do público, as marcas mais atualizadas do setor criam modelos variados, prontos para conversarem com os mais diferentes estilos de produção.

Abaixo, mostramos os principais.

Chinelo “de dedo”

Costuma ser fabricado em borracha e conta com uma proposta bem casual.

Basicamente, o modelo tem um solado emborrachado, que é preso no pé por duas tiras que se unem em formato de “Y”, passando entre os dedos. 

O seu uso é mais indicado para dentro de casa e espaços de lazer, como a praia ou uma piscina. É uma versão que fica excelente quando usada com bermudas e camisetas estampadas. 

Sandália “de dedo”

Ao lado do popular chinelo “de dedo”, temos também a sandália “de dedo”. Nesse contexto, a proposta do design é a mesma. A única diferença está no material de fabricação do modelo. 

Em vez de borracha, a sandália “de dedo” é feita em couro, o que reflete mais sofisticação. Isso também permite o seu uso de diversas maneiras, especialmente com bermudas de sarja, jeans ou alfaiataria. 

Papete

Para muitas pessoas, a polêmica papete também é considerada um tipo de chinelo masculino.

Muito popular na década de 1990, o modelo ficou esquecido no início dos anos 2000, mas agora voltou com tudo para o street style nacional e internacional

É uma opção que vai bem com bermudas de sarja ou de nylon, que carregam um estilo mais esportivo. A versão também combina com passeios no litoral, trilhas e demais programações ao ar livre. 

Slide

Seguindo com as principais opções de chinelo masculino, não podemos deixar de fora o slide. Também popular nos anos 1990, esse calçado voltou com tudo para a moda nos últimos anos. 

De modo geral, ele traz um solado mais grosso e uma tira larga na horizontal, que cruza todo o peito do pé e promove mais conforto e segurança durante a caminhada.

Um fato interessante é que os slides podem ser encontrados em diferentes cores, com estampas ou em acabamentos neutros. Tem para todos os gostos!

Chinelo masculino

Coordene o seu chinelo com as roupas adequadas

Durante muitos anos, as pessoas viram o chinelo como um calçado apenas para usar em casa. No entanto, essa peça é mais versátil do que parece.

Se você deseja um visual mais alinhado, recomendamos o uso das versões em couro, em vez das emborrachadas. 

Com isso, será possível coordená-las com uma gama maior de roupas. Geralmente, esses itens podem ser facilmente usados com bermudas, calças em sarja ou denim e por aí em diante.

Uma dica bacana é também preferir os trajes em modelos mais largos no corpo, ou seja, com o recorte reto. 

Conforme a ocasião, as vestimentas bem largas e soltas, como as confeccionadas em algodão, podem deixar o visual extremamente estiloso e original. 

Experimente um look de chinelo com roupa social

Quem disse que o chinelo masculino não pode ser usado com trajes sociais? Pode sim! Seja com calças de alfaiataria, bermudas ou camisas, o calçado fica excelente — desde que coordenado da maneira certa. 

Assim, invista em modelos de chinelo pautados por tons mais neutros, como o branco, o preto, o marrom ou o azul-marinho. Em relação às roupas, a recomendação é mesclar as peças formais com outras descoladas.

Veja algumas sugestões: 

  • bermuda jeans + camisa branca social + chinelo branco; 

  • bermuda de sarja + camisa social de manga longa + chinelo preto; 

  • calça branca social larga + camiseta preta + chinelo preto.

Saiba quando evitar o uso do chinelo masculino 

Assim como acontece com várias peças presentes no guarda-roupa do homem moderno, existem algumas situações em que o chinelo masculino deve ser evitado. Antes de tudo, tenha em mente que esse calçado não é recomendado para muitos lugares.

Em geral, essa restrição pode ocorrer em restaurantes, bares ou baladas que prezam pela sofisticação. Espaços corporativos e fábricas também exigem o uso de calçados fechados, que são excelentes para manter o look alinhado e evitar acidentes. 

Em nome do bom-senso, indicamos deixar o modelo de lado em eventos formais ou importantes. Reuniões de negócios, casamentos, formaturas, jantares especiais ou, até mesmo, encontros românticos.

Nesses momentos, substitua o bom e velho chinelo por um sapato social. Dependendo da situação, é possível utilizar um mocassim, o sapatênis ou o clássico oxford. 

Anota aí!

Os chinelos masculinos emborrachados são mais indicados para piscinas, praias e demais espaços próximos da natureza. Isso porque as opções em couro são mais sensíveis e, logo, podem se danificar com certa facilidade. 

Diz aí: com essas dicas você já se sente preparado para usar um chinelo masculino em diferentes eventos? Acredita que, com o modelo certo, o seu visual continuará alinhado e será capaz de transmitir um pouco da sua personalidade? 

Então, aproveite para acessar a nossa loja virtual e conferir alguns modelos repletos de originalidade. Sem dúvida, você encontrará um que conversará bem com as suas produções. Vem!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.