fbpx

Caixa de ferramentas completa: o que todo homem precisa ter em casa?

Por conta da pandemia de Covid-19, muitas pessoas passam mais tempo dentro de casa. E, uma vez em nossas residências, começamos a observar os detalhes e identificamos reparos a serem realizados. Pode ser uma pintura na parede, a troca de uma luminária ou a substituição de uma fechadura. Independentemente da situação, uma coisa é certa: você precisará de uma caixa de ferramentas completa. 

No entanto, quando falamos a respeito desses itens, há quem não saiba minimamente que tipos de ferramentas são as mais apropriadas para manter em casa. Afinal, existem peças essenciais para se ter em um ambiente residencial? Como elas devem ser escolhidas para evitar acidentes? Essas e outras questões serão respondidas no nosso artigo de hoje.

Para esclarecer as suas dúvidas, reunimos uma série de recomendações que ajudarão você a montar um kit pronto para o que der e vier. Fique por dentro!

Conteúdo do artigo

Comece uma caixa de ferramentas completa com o kit de chaves de fenda

Certamente, se existem ferramentas indispensáveis em um lar, essas são as chaves de fenda. Isso mesmo! Em geral, elas são úteis quando há a necessidade de apertar, montar ou desmontar diferentes objetos e eletrodomésticos. 

Nesse sentido, o ideal é investir nos modelos que contam com uma ponta magnética, além de um cabo antichoque. Assim, será mais fácil fazer os ajustes necessários com segurança. Aliás, essas versões são indicadas para os marinheiros de primeira viagem em consertos e reparos.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Dessa forma, indicamos um conjunto completo, formado por: 

  • chave de fenda normal; 

  • com a ponta achatada; 

  • com a ponteira em formato de cruz; 

  • chave Philips.

Ainda temos a chave inglesa — um acessório que é pau para toda obra. Geralmente, essa opção pode ser encontrada em diversos tamanhos e serve para vários consertos residenciais. Esse é o caso dos reparos hidráulicos, mecânicos e de marcenaria. 

Não se esqueça do alicate universal

Outro item que não pode ficar de fora da sua caixa de ferramentas completa é o bom e velho alicate. Afinal, com esse objeto, é possível apertar, segurar, puxar e cortar diferentes materiais. 

Para não ter erro, invista em um modelo do tipo universal. Mas não é só isso. Assim como indicamos para as chaves de fenda, procure as opções que contam com um cabo antichoque.

O motivo? Caso você encoste com a ferramenta em um cabo desencapado, esse detalhe será responsável por evitar que a corrente elétrica atinja o seu corpo. Por isso, muita atenção!

Invista em um martelo

Como falar de uma caixa de ferramentas completa sem citar o tradicional martelo? Muitas vezes, esse objeto representa o primeiro contato de uma pessoa com o universo da construção.

E não é por menos: com ele, conseguimos fixar pregos em diferentes superfícies, assim como removê-los de paredes e móveis.

Portanto, ele é a solução é perfeita para montar uma mobília ou, simplesmente, pendurar um quadro na sua sala de estar. Nesse sentido, aconselhamos abrir mão das versões comuns e recorrer aos modelos multifuncionais.

Para tanto, é preciso conferir se a cabeça da ferramenta conta com uma bifurcação. Basicamente, ela ajudará você a extrair pregos dos mais diversos tamanhos que já não são mais úteis. 

Compre uma boa furadeira

Versátil, a furadeira pode ser usada de mil e uma maneiras. Como o próprio nome revela, a sua principal função é perfurar. Em outras palavras, com um modelo profissional, você conseguirá pendurar quadros e montar prateleiras com facilidade.

A vantagem é que para utilizar esse equipamento não existem segredos. Você só vai precisar ligar o aparelho e posicioná-lo diante do local a ser perfurado. Tudo isso sem a necessidade de empregar muita força ou conhecer técnicas profissionais. 

Dessa maneira, a dica é investir em um modelo que tenha a função de impacto. Tal recurso é excelente para fazer furos em estruturas de alvenaria, uma vez que o seu motor conta com uma alternativa que ajuda a furar com mais intensidade. 

Mas é importante lembrar: ao usar uma furadeira, também será preciso escolher as brocas indicadas para materiais e diâmetros diferentes. Há, por exemplo, opções específicas para a perfuração de madeira, de metal e de concreto. 

Caixa de ferramentas completa

Tenha sempre uma trena em mãos

Em diversas ocasiões, precisamos tirar as medidas de um cômodo ou móvel. Sem dúvida, o mais comum é que isso aconteça quando fazemos uma mudança e/ou resolvemos adquirir uma mobília nova para a decoração do nosso lar.

Seja qual for o motivo, as metragens são essenciais para evitar dores de cabeça, como adquirir uma peça grande demais para um ambiente.

Para evitar isso, a trena será a sua grande aliada. Prático, o acessório é indispensável em uma caixa de ferramentas completa e pode ser encontrado no mercado por um preço bem acessível — a partir de R$ 10. 

Contudo, ao comprar a sua trena é interessante analisar os detalhes do produto. A dica é preferir as versões com a ponta imantada e com, aproximadamente, 5 m de comprimento. Não tem erro!

Adquira acessórios para ter uma caixa de ferramentas completa

Além dos itens citados ao longo deste artigo, existem outros acessórios que precisam fazer parte do seu kit.

Tradicionalmente, esses elementos contam com uma durabilidade menor e devem ser substituídos com certa periodicidade.

Eles também servem para vedar canos, fazer cortes precisos e encapar fios, entre outras atividades. Veja os principais:

  • fita isolante: é ideal para encapar fios e cabos; 

  • veda rosca: ajuda a garantir um contato melhor nas roscas de canos hidráulicos. Esse produto também evita vazamentos; 

  • pregos e parafusos: serve para a fixação de objetos. Tenha sempre diferentes modelos e tamanhos à disposição;

  • brocas: são indicadas para quem tem uma furadeira ou parafusadeira em casa. Preze pelos produtos de alta qualidade, evitando que eles se quebrem durante os procedimentos. 

E então, gostou de conferir essas dicas para montar uma caixa de ferramentas completa? Acredita que elas serão úteis para a sua rotina daqui em diante? Estamos na torcida para que sim!

Caso você queira receber outros artigos e dicas especiais, aproveite para acompanhar as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. Nos vemos em breve!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.