fbpx

Não é só calçar! Como usar meia corretamente?

Diga a verdade: você sabe como usar meia? Apesar de muitos homens não se importarem com esse acessório, ele é essencial para complementar uma combinação.

Além de manter os pés protegidos e confortáveis dentro de um calçado, ele é ótimo para tornar um look mais estiloso, seja formal ou casual.  

Porém, com a diversidade de modelos disponíveis no mercado, é sempre bom se atentar para alguns detalhes na hora de escolher um par de meias para utilizar. 

Nessas horas, é bacana considerar vários aspectos, que vão desde o material do artigo até a ocasião em que ele será usado.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos um conteúdo completo, repleto de dicas para que, de uma vez por todas, você aprenda como usar meia. Confira! 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Conteúdo do artigo

Analise a ocasião para saber como usar meia

O primeiro passo para saber como usar meia é considerar a ocasião. Isso mesmo! Afinal, cada ambiente exige um dress code diferente e, logo, o acessório deve acompanhar o restante do visual.  

Para espaços formais, a dica é investir em modelos lisos e pautados por tons escuros, como preto, grafite ou marinho.

Já em eventos casuais, você pode apostar em meias com cores e estampas mais alegres. Nessa lista, vale incluir o xadrez, as listras e, até mesmo, as versões com bolinhas.   

Veja o material 

Outra dica importante é conferir a matéria-prima das meias. 

Em geral, os modelos de algodão são mais comuns e confortáveis para o dia a dia, especialmente se você pretende passar o dia fora de casa.  

Entretanto, para eventos formais é melhor optar pelas meias de lã ou seda, que ajudam a deixar o look bem elegante.

Aqui, também é importante falar das alternativas em nylon ou poliéster, que devem ser evitadas, pois não permitem a respiração dos pés — causando, assim, mau odor.  

Não se esqueça do comprimento 

Pode parecer bobagem, mas o comprimento das meias também deve ser considerado. Até porque um simples deslize poderá estragar todo o seu visual.

Para ternos e produções formais, a sugestão é preferir os modelos até a altura da panturrilha. Isso garantirá que as suas pernas não fiquem à mostra quando você se sentar. 

Já para os outfits casuais, as possibilidades são maiores. Nessas condições, é possível apostar em meias menores, como as de cano curto, que carregam uma proposta mais esportiva. 

Pense nas estampas  

Hoje em dia, não é difícil encontrar modelos estampados. Portanto, se você quer aprender como usar meia, aqui vai mais uma dica de ouro. 

Em se tratando dos trajes alinhados, uma boa saída é optar por meias lisas. Mas se ainda assim quiser fugir do óbvio, pode experimentar o uso de artigos com estampas discretas. As versões com listras e geométricas entram nessa lista.  

Em contrapartida, para uma combinação despojada, o céu é o limite. Em looks compostos por camisetas e jeans ou bermudas, vale deixar a imaginação falar alto e apostar no modelo que desejar. Pares com bolinhas, xadrez e até personagens são alguns dos mais procurados pelos rapazes. 

Capriche nas combinações

Lembre-se de que a meia sempre precisa combinar com o restante do visual. Um truque para não errar é escolher um modelo que converse com a cor do seu calçado, criando a ideia de continuidade. 

Outra possibilidade é investir em um acessório que esteja em harmonia com outros elementos do look — como a camisa ou a gravata.

Siga alguns cuidados básicos 

Por fim, é bacana investir em cuidados de higiene e conservação para que a sua meia se mantenha impecável, evitando que diversos problemas de pele surjam. Contamos já os principais deles:

  • lave os pares coloridos separados dos neutros. Desse modo, você evitará a transferência de cor entre eles;
  • se possível, higienize o artigo utilizando água fria ou morna, sempre com detergente ou sabão líquido suave;
  • evite o uso de amaciante, pois o produto pode danificar as fibras das meias, especialmente as confeccionadas em algodão;
  • não coloque as meias na secadora, já que o calor é capaz de encolhê-las;
  • ao secar, pendure os itens em um varal ou em uma área ventilada;
  • não use meias com calçados em más condições. Isso é essencial para impedir o acúmulo de sujeira e umidade;
  • na hora de guardar, dobre e armazene os pares em uma gaveta específica;
  • substitua regularmente as peças desgastadas ou furadas. Tal cuidado evitará o desconforto e o surgimento de fungos.   

E aí, gostou de aprender como usar meias da forma correta? Agora, aproveite para acessar a loja virtual da Ferricelli e escolher o calçado certo para acompanhar você em suas próximas combinações. Até mais!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.