fbpx

Cabelo grisalho masculino: chegou o momento de assumir os seus

Ao longo do tempo, o cabelo grisalho masculino deixou de ser visto como um sinal de envelhecimento e passou a ser considerado uma tendência.

Afinal, apesar de os fios começarem a ficar brancos por volta dos 40 anos, isso pode acontecer mais cedo. E não há nenhum problema!

Mas o que é preciso saber sobre o cabelo grisalho masculino? Neste artigo, vamos abordar causas, cuidados e alternativas. Acompanhe!

Conteúdo do artigo

Quais são as causas do cabelo grisalho masculino?

O cabelo grisalho masculino é causado pela diminuição da melanina, o pigmento responsável pela cor dos fios. Com o passar dos anos, a produção diminui naturalmente.

Além disso, fatores como estresse, tabagismo e exposição excessiva ao sol tendem a acelerar esse processo. Em alguns casos, a causa também pode ser genética.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Como cuidar do cabelo grisalho masculino?

Assumir os cabelos grisalhos não significa abandonar os cuidados com os fios. Pelo contrário: é importante adotar medidas especiais para mantê-los saudáveis e bonitos. Confira algumas delas!

Use produtos específicos para cabelos grisalhos

Existem shampoos, condicionadores e outros produtos desenvolvidos especialmente para cabelos grisalhos. Eles ajudam a manter a cor e a saúde dos fios.

Por exemplo, o shampoo roxo ou matizador impede que eles fiquem com aquele indesejável aspecto amarelado.

Evite lavar com água quente

Uma das principais causas do amarelamento dos cabelos é o uso de água quente durante o processo de lavagem.

Portanto, o ideal é evitar as altas temperaturas. Evite também a utilização de secador de cabelo, preferindo a secagem natural.

Hidrate os cabelos regularmente

Cabelos grisalhos tendem a ser mais secos, grossos e ásperos. No entanto, ao mesmo tempo também são mais quebradiços.

Portanto, é importante manter uma rotina de hidratação com cremes e máscaras capilares. Isso ajuda a devolver a maciez dos fios, mantendo a boa aparência.

Use leave-in se o seu cabelo for seco

Já se a hidratação não for suficiente, é possível apostar em um leave-in ou creme de pentear. 

Isso pode ser feito sempre depois de lavar os cabelos, com eles ainda úmidos. Passe o produto apenas no comprimento para evitar oleosidade no couro cabeludo.

Há também a opção dos óleos finalizadores, caso você queira cuidar dos fios secos no dia a dia.

Proteja os cabelos do sol

A luz do sol pode danificar os cabelos grisalhos, deixando-os ressecados e sem brilho. Por isso, é importante usar chapéus e bonés ou aplicar produtos com proteção solar nos fios.

Corte o cabelo regularmente

Cabelos grisalhos tendem a crescer mais rápido e de forma desigual. Portanto, é essencial manter uma rotina de cortes para deixar os fios com aparência uniforme.

O que fazer caso você não queira mais ter cabelo grisalho?

Não é possível acabar com o cabelo grisalho masculino de forma permanente. Afinal, a diminuição da produção de melanina que causa os fios brancos é um processo natural, ligado ao envelhecimento.

No entanto, existem opções como as tinturas e os tonalizantes, que podem disfarçar ou cobrir os cabelos grisalhos temporariamente.

Contudo, é importante lembrar que tratamentos químicos tendem a danificar os fios e exigir cuidados especiais para mantê-los saudáveis.

Portanto, a decisão de cobrir ou assumir os cabelos grisalhos deve ser pessoal, baseada nas preferências individuais e no estilo de vida.

Nas linhas a seguir, confira algumas alternativas para disfarçar o cabelo grisalho masculino:

  • tintura: é a opção mais comum, mas é importante escolher produtos de qualidade e realizar o procedimento com um profissional para evitar danos aos fios;
  • tonalizante: é menos agressivos do que a tintura, porém dura pouco tempo;
  • corte de cabelo mais curto: assim, dá para disfarçar os fios brancos.

Como vimos, o cabelo grisalho masculino é uma tendência que veio para ficar. Se você está pensando em assumir os fios brancos, basta adotar alguns cuidados para mantê-los saudáveis e bonitos.

Gostou dessas dicas? Acompanhe as nossas redes sociais para conferir mais novidades. Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.