fbpx

Queda de cabelo: como lidar com esse problema?

A queda de cabelo é comum entre os seres humanos. Para você ter uma ideia, uma pessoa saudável tende a perder até 100 fios diariamente, dependendo das condições climáticas da sua região.  

No entanto, há situações em que esse cenário se torna preocupante, que é quando passa a cair uma quantidade bem maior.

Nessas horas, é importante ficar de olho nos sinais, a fim de identificar se há algo que comprometa a sua saúde, como carência de nutrientes ou alterações hormonais. 

Dito isto, resolvemos contar tudo sobre a queda de cabelo: quando acontece, quais são as principais causas e os possíveis tratamentos.

Acompanhe o artigo e fique por dentro!

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Conteúdo do artigo

Quando devemos nos preocupar com a queda de cabelo?  

Como mencionamos, perder alguns fios todos os dias é normal. Mas a queda de cabelo excessiva pode se tornar um sinal de alerta. 

Isso ocorre, por exemplo, quando o couro cabeludo começa a apresentar falhas, indicando que aquela região perdeu uma boa quantidade de cabelos recentemente.  

Também é importante analisar se há muitos fios em seu travesseiro logo pela manhã ou se a sua escova fica extremamente cheia depois do uso. 

Nessas horas, a melhor alternativa é procurar um profissional para investigar o que há de errado em seu organismo.  

Quais são as principais causas da queda de cabelo?  

Existem diferentes causas para a queda de cabelo, desde a falta de vitaminas até problemas hormonais, passando por fatores genéticos. A seguir, falamos mais a respeito.

Estresse em excesso  

Entre tantas razões que levam à queda de cabelo, o estresse está no topo da lista. 

Isso porque grandes traumas ou situações desgastantes fazem com que o corpo humano modifique o ciclo dos fios capilares, fazendo, assim, com que caiam. 

Além disso, hábitos de vida pouco saudáveis, como alimentação incorreta, falta de sono e consumo excessivo de álcool e tabaco podem contribuir para que essa situação se agrave. 

Alterações hormonais 

Tanto na adolescência quanto em outras fases da vida, as alterações hormonais podem levar à queda de cabelo. 

Isso inclui condições como o hipertiroidismo e o hipotiroidismo, que conseguem afetar de modo negativo o crescimento capilar. 

Anemia 

Em geral, a anemia é resultado da diminuição de ferro ou vitamina B12 no organismo. A condição promove sinais como palidez, cansaço extremo e, inclusive, queda de cabelo. 

Uma vez presente no corpo, o problema faz com que os fios recebam menos nutrientes e oxigênio, os deixando bem mais fracos e propensos à quebra. 

Fatores genéticos 

Sem dúvida, a predisposição genética é uma das grandes causas da queda de cabelo. 

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície de padrão masculino, é uma condição hereditária que causa o afinamento progressivo dos fios.

Tal situação tende a se intensificar ao longo dos anos. 

Uso de medicamentos 

Alguns medicamentos, como os antidepressivos, podem desencadear um efeito colateral indesejado, contribuindo para a queda de cabelo. 

Isso ocorre, especialmente, nas fases iniciais do tratamento ou quando os componentes são utilizados por muito tempo. 

Portanto, é sempre bom ter um acompanhamento médico e verificar a necessidade de manter ou alterar o seu uso. 

Quais são os tratamentos para a queda de cabelo?  

O tratamento da queda de cabelo dependerá, unicamente, da causa do problema. 

Por isso, o ideal é conversar com um especialista, que vai analisar o seu couro cabeludo e solicitar exames laboratoriais para, então, determinar qual é o melhor caminho a ser seguido. 

De todo modo, as opções mais adotadas do momento para lidar com esse problema são:  

  • terapia a laser: alternativa que utiliza luz de baixa intensidade para estimular o crescimento dos fios;  
  • tratamentos tópicos: inclui loções, cremes ou espumas, que são aplicados diretamente no couro cabeludo;
  • suplementos vitamínicos: algumas vitaminas e minerais ajudam a fortalecer os folículos capilares e, com isso, estimular o desenvolvimento dessas estruturas;
  • terapia hormonal: em casos de problemas nos hormônios, essa alternativa ajuda a restaurar o equilíbrio, prevenindo novos episódios de queda;
  • mudanças no estilo de vida: adotar hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, a prática de exercícios físicos regulares e a redução do estresse, também é essencial para o sucesso do tratamento.   

Diz aí, gostou de saber como prevenir a queda de cabelo? Então, aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.