fbpx

E-sports: você já aderiu a essa modalidade?

Os esportes fazem parte da vida das pessoas há milhares de anos. As práticas foram se aperfeiçoando e ganhando destaque ao longo do tempo, acompanhando as mudanças da sociedade. Agora, surge uma nova modalidade, conhecida como e-sports.

Em um momento em que se fala muito sobre como o mundo real se mescla ao digital, ela chega para ocupar seu lugar. Nas linhas a seguir, você vai entender o que são e-sports, quais são as principais modalidades e como se tornar um competidor!

Conteúdo do artigo

O que são os e-sports?

E-sports é como chamamos os esportes eletrônicos, ou seja, que acontecem virtualmente. Por meio de computador ou videogame, é possível competir em diferentes modalidades.

Antigamente, a prática era individual ou contava com jogadores que estavam no mesmo ambiente físico, com outro controle no videogame ou na rede de computadores.

Atualmente, com o avanço da internet, dá para praticar e-sports com pessoas de todo o mundo, a qualquer hora e lugar.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Essa modalidade cresce tanto que já conta com equipes profissionais, incluindo algumas ligadas a grandes clubes, como é o caso da Flamengo Esports.

A audiência também é bem grande, fazendo com que os esportes eletrônicos sejam transmitidos até em canais tradicionais.

Aliás, já temos uma Confederação Brasileira de eSports (CBeS), que define a prática da seguinte maneira:

“Competições profissionais de games que ocorrem em uma plataforma digital, envolvendo dois ou mais competidores (sejam indivíduos ou equipes), em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência”.

Primeira competição foi na década de 1970

Quando a gente fala em e-sports, pode soar algo inovador ou futurista. Mas a verdade é que eles já são praticados há muitos anos.

A primeira competição conhecida foi em 1972. Alunos da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, participaram de um campeonato que recebeu o nome de “Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar”.

Na década de 1980, os e-sports alcançaram outro patamar com a Space Invaders Championship, organizada pela Atari. O evento reuniu cerca de 10 mil pessoas espalhadas pelos Estados Unidos.

Outras competições aconteceram com o passar do tempo. Até que, nos anos 2000, os e-sports começaram a ganhar proporções maiores, sobretudo pelo avanço da internet banda larga.

Então, a partir de 2010, as plataformas de streaming de jogos eletrônicos se tornaram populares, com destaque para o Twitch.

Isso aproximou os e-sports dos esportes tradicionais e levou até a competições em grandes arenas e estádios, reunindo milhões de espectadores presencial e virtualmente.

Quais são os principais tipos de e-sports?

Basicamente, qualquer jogo virtual pode ser um e-sport. No entanto, a prática ganhou evidência por meio de três estilos específicos. São eles:

  1. RTS, ou seja, Real Time Strategy (jogos de estratégia em tempo real), como StarCraft e WarCarft;
  2. FPS, isto é, First Person Shooters (tiro em primeira pessoa), como PUBG, Halo e Fortnite;
  3. Jogos de luta, como Street Fighter e Injustice.

Contudo, também é possível competir em outras modalidades, como:

  • Moba, ou seja, Multiplayer Online Battle Arena, como League of Legends (LoL) e Dota;
  • Esportes tradicionais, como NBA e Pro Evolution Soccer (PES);
  • Mobile, que são aqueles para tablet ou celular, como Free Fire;
  • Cartas, como Hearthstone e Magic The Gathering Arena;
  • Battle Royale, como Free Fire e Apex Legends;
  • Corrida, como F1, Forza e iRacing;
  • Entre outros.

Como se tornar um jogador?

Uma das grandes vantagens dos e-sports é que eles são relativamente acessíveis, sem restrições de gênero, idade ou condição física. A única exigência é ter um computador que rode bem o jogo e uma internet rápida e estável.

Então, o ideal é procurar por uma modalidade que você goste e na qual tenha o mínimo de habilidade. Grande parte dos games é gratuita, o que facilita no início, em que é necessário praticar e se desenvolver.

Conforme for aprimorando suas habilidades, faça transmissões ao vivo. Além disso, comece a interagir com comunidades de jogadores em redes sociais, fóruns e afins.

O importante é ganhar visibilidade enquanto melhora sua prática no jogo. Quem sabe você não monta uma equipe ou é convidado para participar de uma já avançada?

Se você gosta de ficar por dentro de todas as novidades sobre comportamento e moda masculina, acompanhe as nossas redes sociais para não perder nada! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube.


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.