Palmilhas: saiba mais sobre essas grandes aliadas da sua saúde
Na hora de comprar um calçado novo, é comum olharmos, primeiramente, para o visual. No entanto, existem outros aspectos muito importantes que devem ser considerados nessa etapa, como o conforto. Para garantir que o sapato acomode bem os pés, é preciso observar características como as suas palmilhas.
Essencial para proteger os dedos e calcanhares no dia a dia, esse item deve ser escolhido com cautela. Nesse processo, por exemplo, você deverá prestar atenção em seu tamanho e considerar possíveis problemas ortopédicos.
Hoje, contamos tudo sobre esse produto. Acompanhe o artigo e conquiste mais bem-estar!
Conteúdo do artigo
A importância das palmilhas no dia a dia
Você sabe qual é a importância das palmilhas em um calçado? Para começar, tenha em mente que os pés têm a função de equilibrar o corpo. Ou seja, uma vez bem posicionados no chão, eles conseguem nos manter erguidos e prontos para caminhar ou realizar qualquer outra atividade.
No entanto, quando existem irregularidades em sua anatomia, é necessário contar com um auxílio para conquistar a postura ideal. Assim, as palmilhas surgem como excelentes soluções.
Por estarem em constante contato com os pés, elas ajudam a melhorar o apoio e amortecer o impacto durante uma corrida ou caminhada. Além disso, são ótimas para impedir o surgimento de lesões ou condições causadas pela má postura e pelo desequilíbrio corporal.
Portanto, não há dúvida: na hora de escolher o seu próximo sapato, reserve alguns minutos para analisar minuciosamente as palmilhas. Esse detalhe, apesar de sutil, garantirá muito mais conforto, bem-estar e disposição para que você cumpra todos os compromissos da sua rotina.
Os tipos de palmilha mais utilizados
O que pouca gente sabe é que existem diferentes tipos de palmilha por aí. Cada um foi desenvolvido para suprir um objetivo diferente, influenciando, assim, no desempenho do corpo.
É possível utilizar as palmilhas para fins terapêuticos, ortopédicos ou, simplesmente, para oferecer mais conforto aos pés. A seguir, falaremos mais sobre os modelos que estão em alta.
Com função terapêutica
Esses modelos são desenvolvidos especialmente para promover o relaxamento dos músculos. Uma vez nos pés, são ótimos para diminuir o cansaço e minimizar as temidas câimbras.
Também é válido destacar que, dependendo da opção escolhida, há a possibilidade de pressionar certas terminações nervosas. Isso ajudará a estimular o fluxo sanguíneo e melhorar o seu metabolismo.
Com função ortopédica
Assim como a função terapêutica, as palmilhas podem ser aproveitadas para resolver problemas ortopédicos.
Também conhecidas como órtese plantar, essas versões são produzidas a partir de materiais exclusivos para aliviar incômodos ou tratar complicações originárias do aparelho locomotor, ou seja, pés, tornozelos, joelhos e pernas.
Após muitas pesquisas a respeito do impacto que os pés promovem no equilíbrio, as palmilhas passaram a ser fabricadas para estimularem a área plantar. Isso acaba refletindo no restante do corpo, oferecendo resultados incríveis.
Outro ponto interessante é que esses acessórios podem ser confeccionados com base no perfil e nas necessidades de cada indivíduo. Logo, devem ser solicitados por especialistas depois de uma análise criteriosa.
Já entre as complicações que podem ser tratadas com o uso das palmilhas, destacamos:
pé chato;
problemas de postura;
pé cavo;
tendinite;
pé torto;
retenção de líquido;
joanete;
linfedema.
Que oferecem conforto
Por fim, as palmilhas são excelentes para quem deseja maciez durante a pisada. Nesse sentido, existem opções desenvolvidas para se adaptar melhor ao sapato, facilitando a rotina do usuário e minimizando o surgimento de diversos incômodos.
E mais: em lojas atualizadas do setor de calçados, é possível encontrar produtos criados com tecnologias avançadas. Isso permite higienizar o item com agilidade, além de desfrutar de conforto, saúde e relaxamento para os pés.
Caso você queira investir em uma boa palmilha para praticar esportes, a dica é apostar nas alternativas feitas em gel, silicone ou tecidos. São materiais específicos para as atividades físicas, que ajudam a absorver o impacto e melhorar a performance.
As melhores dicas para escolher palmilhas
invista em produtos de qualidade: sempre observe os materiais que compõem o acessório e, de preferência, compre somente de marcas renomadas;
tenha em mente a vida útil das palmilhas: modelos bons podem durar até dois anos. Após esse período, é interessante substituí-los por itens novos;
na dúvida, converse com um profissional: um ortopedista ou fisioterapeuta pode ajudar a analisar as características de seus pés para, então, eleger a versão de palmilha ideal para solucionar ou evitar qualquer problema;
confira o tamanho: por último, é essencial que as palmilhas tenham as dimensões adequadas para os seus pés. Isso evitará que ocorram mudanças na sustentação e no equilíbrio do corpo.
Os calçados Ferricelli têm palmilhas feitas em PU gel. Esse diferencial é responsável por deixá-las mais macias, leves e sem deformar com o uso. Bacana, né?
Como vimos ao longo do artigo, essa escolha exige cuidado e atenção. Porém, ao seguir as recomendações listadas aqui, será fácil acertar na sua compra e tornar o uso de seus sapatos mais confortável.
Se você gostou deste conteúdo e quer receber outros, aproveite para acompanhar as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube!
Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?
Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?