fbpx

Será que você sabe como cuidar dos pés do jeito certo?

Diga a verdade: você sabe como cuidar dos pés? Na correria do dia a dia, acabamos não dando muita importância para essa parte do corpo.

No entanto, por carregar o nosso peso e aguentar a nossa carga de cansaço, é imprescindível adotar alguns hábitos capazes de deixá-los mais saudáveis.

Mas você não precisa se preocupar. Existem várias práticas simples e acessíveis que podem ser tranquilamente levadas para uma rotina — até mesmo aquelas mais agitadas.

Ao começar a executá-las, será possível prevenir o local de uma série de problemas ortopédicos e dermatológicos, além de ter muito mais qualidade de vida.

Portanto, nada mais justo do que aprender como colocar essas indicações em ação e aproveitar os seus benefícios.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Decidimos compartilhar com você quais são esses hábitos e as complicações que podem ser evitadas. É só continuar a leitura deste artigo para ficar por dentro!

Como cuidar dos pés? Priorize a higiene

Pode até parecer uma informação “batida”, mas é sempre bom lembrar: manter a higiene dos pés em dia é imprescindível.

Esse cuidado é essencial para impedir os quadros de mau odor e outros incômodos, tais como as micoses e frieiras.

Não tem segredo. No dia a dia, você apenas precisará lavar a região corretamente, utilizando água e sabonete específico para o corpo.

Lembre-se de secar muito bem o local, principalmente entre o meio dos dedos, uma vez que essa área é conhecida por facilitar a proliferação de bactérias e fungos graças à umidade.

Caso queira prevenir de vez o temido chulé, considere ainda utilizar desodorantes para os pés — produtos que diminuem não somente o cheiro desagradável, mas também a umidade.

Hidrate a região com frequência

Para descobrir como cuidar dos pés, é necessário usar bons hidratantes. Afinal, quando a sola está ressecada demais, a área se torna propensa ao surgimento de rachaduras nos calcanhares.

E, quando não cuidadas corretamente, essas pequenas aberturas podem provocar dores, coceiras ou inflamações. Bem chato!

Com isso em mente, considere aplicar um hidratante desenvolvido para os pés diariamente — de preferência, com ureia em sua composição.

Esse hábito fará com que a reposição de água seja mais eficiente, tornando a pele macia e evitando a desidratação.

Cuide da saúde das unhas

Quando falamos sobre como cuidar dos pés, é comum encontrarmos pessoas que deixam a saúde das unhas de lado. Não cometa esse erro!

Assim como as demais áreas, elas carecem de atenção extra, pois podem acumular bactérias ou fungos e até desenvolver infecções.

Dito isso, a dica é ir à pedicure a cada 15 dias para cortar e lixar as unhas.

Também é necessário hidratar corretamente as cutículas, porque elas são responsáveis por impedir a entrada de diversos micro-organismos no corpo, atuando como verdadeiras camadas de proteção.

Uma solução bacana é utilizar tanto óleos vegetais 100% naturais quanto outros produtos exclusivos para essa finalidade.

Mantenha os pés em movimento

Todos os dias, busque realizar exercícios físicos focados nos pés.

Uma vez que essa região fica em movimento, a circulação do sangue melhora significativamente, o que garante mais mobilidade tanto para os próprios pés quanto para os tornozelos.

Nesse sentido, você pode começar praticando atividades simples — como aquelas que exigem a movimentação dos dedos — por, em média, cinco minutos diariamente.

Além disso, procure mexer outras áreas, como os tornozelos, movimentando-os para trás e para frente.

É importante não passar muito tempo com as pernas cruzadas. E, caso passe longos períodos sentado, colocar os pés para cima utilizando um banquinho ou outro tipo de apoio.

Use sapatos adequados

Por fim, vale dar destaque ao uso dos calçados corretos.

Aqui, é bacana investir em sapatos masculinos que facilitem a respiração da pele, como as versões com design aberto ou confeccionadas em couro legítimo.

Em paralelo, as alternativas de plástico ou revestidas em borracha devem ser ignoradas, pois fazem com que o pé transpire muito mais.

E aí, conseguiu aprender como cuidar dos pés do jeito certo? Agora é com você!

Coloque essas dicas em prática e tenha mais saúde e bem-estar no dia a dia.

Se você gostou dessas informações e deseja conferir outros conteúdos como este, aproveite para acompanhar nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Até lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.