Saúde bucal: como anda a sua higienização oral?

Saúde bucal: você sabia que uma má higienização bucal pode gerar vários riscos na sua saúde, inclusive cardíacos? É isso mesmo, caro leitor!

Hemorragias, gengivas inflamadas, cavidades dolorosas, mau hálito são alguns problemas dentro da sua boca que podem afetar outras partes do seu corpo.

Várias pesquisas mostram, por exemplo, que a inflamação das gengivas (periodontite) pode causar problemas cardiovasculares e o aumento do risco de um AVC.

Estudos mostram ainda que, além da infecção dos tecidos do coração, a má higiene bucal pode estar também relacionada a problemas mais graves, como infarto e pneumonia.

Um estudo recente do Journal of American Geriatrics Society associa a presença de problemas de saúde oral a maiores riscos de desenvolvimento de fragilidades em idades avançadas.

Saúde bucal: bactérias causam doenças

O certo é que as bactérias causam doenças na boca, como a cárie, a gengivite e a periodontite. Mas também podem desencadear problemas em outras partes do corpo.

Isso é porque as bactérias podem penetrar nos tecidos e na corrente sanguínea, liberando substâncias tóxicas e estimulando uma inflamação e até uma infecção grave.

As pessoas cujos dentes e gengivas estão em más condições podem ser mais suscetíveis ao vírus oral do HPV, que pode causar certos tipos de câncer de boca e garganta.

Como fazer uma boa higienização oral

    1. Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
    2. Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
    3. Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
    4. Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
    5. Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

E por falar em saúde bucal, você já leu o nosso artigo Homens com dentes bonitos tem mais sucesso na vida. Clique aqui para ler.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *