fbpx

Tecido de sarja: uma boa alternativa para calçados

Na hora de escolher um sapato, você se depara com diferentes opções de material. Um bastante interessante é o tecido de sarja, que é versátil e democrático. Mas para quem não conhece, pode bater aquela dúvida: será que é bom? Com o que combinar um calçado assim?

De fato, trata-se de uma matéria-prima muito usada em produções informais, só que arrumadinhas. Então, se quer deixar de lado o tênis de correr no momento de montar um look, fique com a gente para entender mais!

O que é o tecido de sarja?

Basicamente, a sarja é um tecido encorpado, que tem como principal característica a trama no sentido diagonal.

Sua composição pode envolver diversos materiais, como algodão, lã ou elastano. No entanto, costuma ser produzido na primeira dessas opções.

O tecido de sarja é ideal para roupas como blazers, calças e bermudas. Também é possível encontrá-lo em calçados, como sneakers ou mocassins.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Geralmente, a trama aparece em peças que ficam entre as formais e as casuais, o que revela sua versatilidade. Vale destacar ainda que ela pode ter diferentes cores e até estampas.

Por causa das características da sarja, muita gente a confunde com o jeans. De fato, ambos são mais grossos e planos. Também têm texturas semelhantes.

Contudo, as diferenças são que a sarja pode receber outros materiais além do algodão e sua trama é na diagonal.

Quais são os benefícios de um sapato de sarja?

Certamente, investir em um calçado de sarja é uma boa pedida. Isso porque o tecido conta com algumas vantagens, que destacamos em seguida:

  • confortável, principalmente quando sua composição é 100% algodão. Normalmente há um forro, que pode deixar o uso do sapato ainda mais agradável;
  • resistente, o que é perfeito para quem procura por peças com durabilidade;
  • versátil, pois permite a combinação com roupas de diferentes estilos;
  • não absorve muito calor, o que é ótimo para os dias mais quentes;
  • atemporal, com modelagens e cores clássicas.

Como combinar calçados com tecido de sarja?

O tecido de sarja tende a aparecer em sapatos de diferentes estilos, sendo uma excelente opção para ter no armário e usar em ocasiões distintas.

Além do sneaker e do mocassim, o material pode ser usado na confecção de alpargatas, chinelos e até botas. Portanto, combinar um calçado fabricado com ele não vai ser difícil.

Para começar, é bom ter em mente que esse tecido dá um toque de casualidade para a produção. Por isso, evite combinações com roupas sociais.

Deixe esse sapato de lado também em ocasiões que tenham um código de vestimenta mais rebuscado, como casamentos e formaturas.

Assim, prefira usar um calçado de sarja em situações como trabalhar em empresas com dress code descontraído, ir ao cinema ou comparecer a uma festa ou em um jantar sem tanta formalidade.

Se você tem dúvida de como combinar, aqui vão algumas sugestões:

  • calça jogger ou de moletom com t-shirt e alpargata ou sneaker de sarja;
  • calça de sarja com t-shirt ou camisa de botão e mocassim de sarja;
  • bermuda jeans ou de sarja com t-shirt e sneaker também de sarja.

Como limpar o sapato de sarja?

E claro, depois de usar seu calçado de sarja, é normal que ele suje. No entanto, como é de tecido, você vai precisar tomar alguns cuidados para evitar manchas.

Primeiramente, é essencial ter em mente que não é possível molhar ou colocar o produto na máquina de lavar.

Portanto, para remover a sujeira, use uma escova macia ou um pano úmido com água morna e um pouco de sabão neutro. Faça movimentos suaves para não prejudicar a trama.

Se a área que você limpar for extensa, utilize um pano ou um secador de cabelo para retirar a umidade. Também é importante deixar o sapato secar à sombra.

Seguindo essas instruções e cuidando bem do seu calçado, certamente ele vai durar por muito tempo e acompanhá-lo em muitas ocasiões especiais!

Quer conhecer modelos de sapato de sarja que sejam confortáveis e cheios de estilo? Confira as opções da loja online da Ferricelli e aproveite para adquirir o seu!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.