fbpx

Sapato brogue: você já conhece esse modelo?

Seja você um rapaz clássico ou moderno, a verdade é uma só: sempre existirá um modelo de calçado curinga para usar em vários momentos. E, entre tantas opções disponíveis, o sapato brogue é uma das mais cobiçadas pelo público masculino.

Elegante e versátil, essa versão é perfeita tanto para incorporar às produções do dia a dia quanto para acompanhar você nos eventos mais importantes. Um casamento, uma formatura, no trabalho, no happy hour ou, quem sabe, aquele jantar romântico.

Se a ideia é arrasar na combinação, esta é uma ótima oportunidade para conhecer o sapato brogue e descobrir seus diferentes tipos. Neste artigo, entenda os diferenciais do produto e aprenda a usá-lo. Vamos lá?

Conteúdo do artigo

O que é o sapato brogue?

Primeiramente, vamos entender o que é esse tal de sapato brogue. Muito utilizado pelos homens sofisticados, esse calçado é um modelo clássico, com design social.

No entanto, existem alguns detalhes que se destacam, como é o caso do broguing. Originária do inglês, essa palavra diz respeito às perfurações e aos recortes presentes em seu cabedal, que garantem um efeito rico em informações e diferenciado das versões tradicionais.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Vale ressaltar que diversos outros calçados podem contar com o brogue em seu acabamento — desde as alternativas clássicas, como o oxford e o derby, até as autênticas, como as botas de cano alto. Bacana, não é mesmo?

Quais são os principais tipos de sapato brogue?

No mercado de moda masculina, conseguimos encontrar algumas variações do sapato brogue, cada qual com as suas características. Em seguida, apresentamos as principais:

  • full brogue ou wingtip: consiste em um recorte de couro que é costurado na extremidade do calçado, formando um “W” e se estendendo até a lateral do modelo;
  • half brogue: nessa opção, as perfurações são vistas somente na ponta e nas costuras do sapato;
  • quarter brogue: é uma solução mais discreta, excelente para quem prefere combinações clean. Nela, os furinhos se destacam apenas na biqueira do calçado;
  • spectator shoe: estamos falando de um brogue bicolor. As versões mais conhecidas são aquelas pautadas por tons de bege e marrom ou, então, por preto e branco. Ambas remetem aos trajes típicos da década de 1920.

Como usar o sapato brogue?

O sapato brogue se destaca nas combinações masculinas há décadas. Até porque basta incluir esse belíssimo produto em um look para conquistar mais estilo e sofisticação.

Ainda assim, é normal que alguns homens fiquem confusos no momento de usá-lo. Muitos se questionam: esse tipo de calçado é estritamente social ou também pode compor visuais casuais?

Respondemos a essas questões em seguida.

Looks sociais

Originalmente, o sapato brogue carrega um design social.

Se você não tem a pretensão de ousar, indicamos apostar nas versões discretas, que são aquelas com poucos furos e recortes.

Além disso, é interessante que o modelo seja pautado por um só tom e confeccionado a partir de couro liso.

As alternativas em preto ou café são as mais recomendadas para essa finalidade, pois podem ser facilmente coordenadas com blazers, camisas, gravatas e calças de alfaiataria.

Looks casuais

Engana-se quem pensa que o sapato brogue não pode surgir em produções casuais!

Pelo contrário: o modelo conversa muito bem com esses visuais, principalmente por transmitir uma estética um tanto rústica e campestre.

No dia a dia, o interessante é combiná-lo com calças chino ou com o bom e velho jeans com lavagem escurecida.

As duas alternativas ficam ótimas ao serem coordenadas com camisas de manga longa devidamente abotoadas.

Nesse momento, é possível ir além e optar pelas peças com estampas, sendo o xadrez a padronagem mais recomendada.

Como você deve ter percebido, o sapato brogue pode ser um grande aliado do homem contemporâneo que deseja se vestir bem.

Daqui para frente, coloque as nossas dicas em ação e veja como o seu look ficará mais interessante em minutos.

Caso ainda não tenha um modelo como esse em seu closet, aproveite a oportunidade para acessar a loja virtual da Ferricelli.

Lá, é possível encontrar desde versões perfeitas para o escritório até outras ideais para os seus momentos de relax total. Não perca!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.