Competências comportamentais: destaque-se no seu trabalho
O mercado de trabalho evolui cada vez mais rapidamente e requer que os profissionais se atualizem. Por exemplo, hoje em dia, as competências comportamentais são muito valorizadas.
Afinal, elas ajudam no relacionamento interpessoal e contribuem para que os colaboradores lidem melhor com mudanças e adaptações.
As chamadas soft skills também são o que nos diferenciam das máquinas e de toda a tecnologia que é capaz de realizar cada vez mais atividades.
Portanto, se você quer definir objetivos profissionais para fazer a sua carreira decolar, inclua as competências comportamentais como pontos a aprimorar.
Para entender melhor o que são elas e descobrir como se desenvolver, acompanhe a leitura!
Conteúdo do artigo
O que são as competências comportamentais?
As competências comportamentais são aquelas que têm a ver com a personalidade de cada um. O fato de uma pessoa ser cuidadosa ou comunicativa, por exemplo, faz parte deste conjunto.
Elas são diferentes das habilidades técnicas, que são aprendidas durante a formação, como fazer planilhas, escrever bem ou outro conhecimento que você tenha desenvolvido.
Ou seja, as competências técnicas podem ser aprendidas por qualquer pessoa, desde que haja estudo teórico e prático.
Por outro lado, as habilidades comportamentais têm ligação com hábitos e atitudes. Elas moldam a nossa personalidade e nos tornam quem somos.
No entanto — e pode até parecer contraditório —, também podem ser aprendidas. Para isso, é necessário primeiro investir em autoconhecimento.
Quais são as mais valorizadas pelo mercado?
Embora as competências comportamentais possam ser desenvolvidas, não é tão simples fazer isso quanto adquirir as técnicas.
Nesse sentido, gestores e profissionais dos recursos humanos muitas vezes dão preferência a pessoas que precisam de desenvolvimento técnico, mas que têm as soft skills necessárias para determinados cargos.
Levando isso em consideração, você pode ter curiosidade de saber quais são as competências comportamentais mais valorizadas no mercado de trabalho, certo? Contamos na sequência:
- relacionamento interpessoal;
- capacidade de negociação;
- busca por conhecimento;
- comunicação efetiva;
- trabalho em equipe;
- automotivação;
- adaptabilidade;
- criatividade;
- bom humor;
- liderança.
Como desenvolver as competências comportamentais?
O primeiro passo para desenvolver competências comportamentais e deslanchar a sua carreira é, de fato, entender que você precisa delas.
Então, é necessário se debruçar em um trabalho de autoconhecimento. Ele vai ajudar a compreender os comportamentos que o levam a tomar certas atitudes ou a ter determinadas reações.
Nesse sentido, olhe para as suas características sem julgar se elas parecem boas ou ruins. Afinal, fazem parte de você, e será preciso extrair o melhor de cada uma.
Depois, é importante entender quais são os seus objetivos pessoais e profissionais. Isso porque, a depender dessas respostas, será necessário desenvolver competências comportamentais diferentes.
Independentemente das suas metas, as dicas que reunimos na sequência certamente vão ajudar você a chegar lá. Confira.
Busque conhecimento
Você pode desenvolver competências comportamentais por meio de livros, cursos, treinamentos e mentorias, por exemplo.
Não poupe esforços para atingir os seus objetivos. Afinal, todo o conhecimento que adquirir será um investimento de longo prazo.
Ainda vale a pena considerar a possibilidade de buscar a ajuda de um psicólogo. Este pode ser um processo de autoconhecimento muito interessante, sobretudo para quem não sabe por onde começar.
Pratique as suas competências comportamentais
Adquirir conhecimento vai ser muito bom, mas você também vai precisar exercitar as suas competências comportamentais.
Faça isso em situações reais do seu dia a dia. Em uma reunião, na hora de responder um e-mail ou ao lidar com um cliente, por exemplo.
Nesse sentido, é fundamental ter flexibilidade e não seguir padrões pré-estabelecidos. Só assim você vai conseguir fazer uma mudança de verdade.
Peça feedbacks
Por fim, ouvir o que os seus colegas e gestores têm a dizer vai ajudar a entender não só quais são as habilidades comportamentais que você precisa desenvolver, mas também como fazer isso.
Converse com as pessoas antes e durante o seu processo de aprendizagem para descobrir se está no caminho certo.
Além destas dicas, o nosso blog está recheado de outros conteúdos para ajudar você na sua vida profissional e pessoal.
Acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube.
Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?
Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?