fbpx

Harley-Davidson: saiba mais sobre a lendária marca de motos

Ao longo da história, poucas marcas foram capazes de influenciar o estilo de vida das pessoas por muito tempo. Certamente, a Harley-Davidson é uma delas.

Considerada uma das fabricantes de motocicletas mais famosas do mundo, ela se tornou um dos símbolos dos Estados Unidos e incentivou os seus admiradores a utilizarem vários produtos, criando uma atmosfera ao redor da prática de andar de moto.

No entanto, apesar de toda a sua fama, poucas são as pessoas que realmente conhecem a trajetória da Harley-Davidson. Afinal, quando a marca foi criada? Quem a lançou?

Para deixá-lo por dentro do assunto, preparamos este conteúdo exclusivo. Continue a leitura e saiba tudo a respeito dessa empresa icônica!

Conteúdo do artigo

A história da Harley-Davidson

Quem vê as belas motocicletas Harley-Davidson desfilando por aí mal imagina, mas a história da marca começou há muito tempo — mais precisamente, em 1903, em um barracão montado no fundo da casa de dois irmãos, Walter e Arthur Davidson, em Wisconsin, nos Estados Unidos.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Naquela época, os jovens tinham por volta de 20 anos e se juntaram a William S. Harley, de 21 anos, com um objetivo: construir, de forma artesanal, uma moto pequena, mas que fosse capaz de participar de diferentes competições ao redor do país.

Daí surgiu a Harley-Davidson Motor Company, que teve como primeira produção três motocicletas, lançadas de uma só vez.

A primeira foi vendida para Henry Meyer, um amigo do trio. A segunda foi comercializada em Chicago, em uma concessionária chamada C.H. Lang.

Já a terceira ganhou uma competição em 1905, que ajudou a empresa a crescer e ganhar, aos poucos, nome em território norte-americano.

Em 1909, a Harley-Davidson deu mais um passo importante. Com apenas seis anos desde a sua fundação, ela criou o primeiro motor V-Twin, montado especialmente em motocicletas e que, até hoje, é um dos grandes ícones da marca.

Depois, entre 1917 e 1918, a empresa vendeu 17 mil motos para o exército norte-americano — que, por sua vez, utilizou o veículo durante a Primeira Guerra Mundial.

Em 1920, já havia mais de 2 mil distribuidores presentes em 67 países, o que tornava a Harley-Davidson a maior fabricante de motocicletas do mundo.

Outros marcos interessantes da trajetória da Harley-Davidson

  • 1936: a marca lançou o modelo EL (Knucklehead), composto por válvulas em suas laterais;
  • 1952: produção do modelo Hydra-Glide;
  • 1956: a empresa teve Elvis Presley posando para a revista Enthusiast ao lado de uma Harley-Davidson;
  • 1957: lançamento do Sportster, um dos modelos clássicos da marca;
  • 1969: fusão da Harley-Davidson com a American Machine and Foundry;
  • 1971: criação do modelo FX 1200 Super Glide, uma versão híbrida entre a Electra-Glide e a Sportster;
  • 1991: surgiu a FXDB Sturgis;
  • 1993: a empresa atingiu o marco de quase 100 mil motocicletas produzidas;
  • 1999: chegada do propulsor Twin Cam 88 no mercado;
  • 2001: lançamento do modelo V-Rod, uma versão revolucionária com estilo futurístico e motor refrigerado a água.

A influência da Harley-Davidson na moda e no lifestyle

Desde a sua criação, a Harley-Davidson impactou diversas gerações, aumentando o número de apaixonados pelo motociclismo em todo o planeta.

Aliás, esse movimento também foi um grande responsável por influenciar a maneira de se vestir dessas pessoas.

O motivo? Os seus seguidores enxergavam a marca muito além de uma fabricante de moto; a viam como um caminho para quem desejava ter mais liberdade e viver com rebeldia.

Dessa forma, os adeptos começaram a adotar peças curingas em seus visuais.

Os chamados \”harlistas\” — termo bastante comum na América Latina — são aqueles que sonham em cruzar a Rota 66, nos Estados Unidos, participam de motoclubes e usam jaquetas de couro, coturnos e óculos Ray-Ban, além de calças jeans e outros acessórios que remetem ao estilo biker.

Curiosidade

Tal estética ganhou força, aproximadamente, na década de 1940, quando a moto se tornou um meio de transporte moderno e radical, conquistando o público masculino.

Em seu auge, o veículo também foi visto em muitos filmes de Hollywood, com atores como Marlon Brando o utilizando.

Daí em diante, não deu outra: a Harley-Davidson virou um objeto de desejo, tendo a moda como a sua grande aliada para refletir o comportamento da época.

E aí, curtiu conhecer a história da Harley-Davidson? Se quiser conferir outros conteúdos como este, aproveite para seguir as nossas páginas: Facebook, Instagram, YouTube e Twitter. A gente se vê por lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.