Empreendedorismo: como abrir uma empresa em 2021?
Independentemente da área de atuação, uma coisa é fato: boa parte dos profissionais já cogitou abrir uma empresa. Principalmente aqueles que têm o chamado “perfil empreendedor”, que saem em busca de oportunidades no mercado para decolar e, claro, alcançar lucros significativos.
Aliás, existem vários benefícios para quem deseja apostar no universo do empreendedorismo. Ter a chance de fazer o que gosta, conquistar mais autonomia e conseguir transmitir os seus valores para outras pessoas são apenas alguns deles.
No entanto, para conseguir desfrutar dessas vantagens, é preciso percorrer um longo — e burocrático — caminho, composto por um sólido plano de negócios e um certo investimento inicial, além de outros quesitos importantíssimos.
Quer saber quais são eles? Neste artigo, vamos ajudar nessa trajetória e mostrar todos os pontos de atenção para que você consiga abrir uma empresa em 2021 com o máximo de praticidade e eficiência. Anote as nossas dicas e conquiste os seus sonhos!
Conteúdo do artigo
Entenda se esse é o momento certo
A primeira recomendação para quem deseja abrir uma empresa é investir em autoconhecimento. Isso mesmo!
A princípio, pode até parecer que estamos falando de algo superficial e, até mesmo, piegas. Contudo, entender o seu momento é essencial. Se o objetivo é desfrutar de todos os pontos positivos que o empreendedorismo tem a oferecer, comece identificando a sua realidade e os seus gostos.
Afinal, a paixão é o que move os empresários e torna qualquer atividade mais satisfatória. Nesse momento, escolha um nicho do mercado que tenha a ver com o seu perfil e, posteriormente, comece a amadurecer essa ideia.
Como? Um truque simples é responder algumas perguntas básicas que podem facilitar o seu caminho:
qual é o nicho de mercado em que você pretende atuar?
para quem você deseja vender?
qual será o diferencial do seu produto ou serviço?
quais são os seus concorrentes?
quais são os principais riscos do mercado?
a sua ideia tem um bom potencial de crescimento?
você se sente preparado para enfrentar os desafios de abrir uma empresa?
ao colocar o plano em prática, você se sentirá realizado?
o mercado oferece boas oportunidades para o seu projeto?
Identifique as melhores ideias para negócios
Ao olhar para o mercado atual, temos a impressão de que todos os produtos e serviços necessários já foram lançados. Mas não se engane: mesmo aquela ideia que parece “batida” pode render excelentes retornos aos empreendedores.
Imagine, por exemplo, os serviços de delivery. Em todas as grandes metrópoles há opções de aplicativos que cumprem essa função. Entretanto, algumas cidades menores carecem de mais atenção — sendo uma ótima oportunidade para que você se solidifique e faça a diferença.
Portanto, é de extrema relevância não somente entender as necessidades de seu público, mas também explorar as características da localidade onde você pretende atuar. Durante essa fase, procure ser flexível e ficar aberto a novas opções.
Se precisar de uma inspiração extra, considere pesquisar quais são as principais tendências e, até mesmo, veja se é possível aprimorar algumas ideias já existentes, a fim de elevar um determinado projeto a um novo patamar.
Conheça os diferentes modelos de negócios
O modelo de negócio é o nome dado ao modo como uma empresa atua. Em linhas gerais, como ela criará os seus produtos e/ou serviços, como eles serão entregues e como o valor será gerado.
Atualmente, existem vários modelos que são bastante utilizados e indicados para perfis tradicionais ou arrojados. Veja alguns:
franquia: distribuição e comercialização de produtos ou serviços de empresas consolidadas. Exemplo: McDonald’s;
assinatura: concessão de produtos ou serviços ao consumidor mediante um pagamento recorrente. Exemplo: Netflix;
marketplace: modelo em que as grandes redes varejistas cedem espaço para que as pequenas empresas anunciem os seus produtos. Exemplo: Magazine Luiza.
Monte um plano de negócios antes de abrir uma empresa
O plano de negócios é o caminho certo para quem deseja abrir uma empresa em 2021.
Assim que investir nessa estratégia, você conseguirá identificar se a sua ideia é viável e qual é o prazo estimado para que os seus lucros sejam obtidos.
Ainda é por meio dessa ferramenta que projetamos todos os detalhes do funcionamento de uma empresa a curto, médio e longo prazo.
Vale lembrar que esse é um processo longo, que exige a atenção a uma série de aspectos mercadológicos essenciais, como os 4 Ps do marketing:
produto: o que será oferecido ao público;
praça: a região de distribuição e os pontos de venda;
preço: a quantia que o cliente pagará;
promoção: diversos métodos para promover o produto ou serviço.
Para entender melhor, o Sebrae preparou um conteúdo completo que ensina como montar um plano de negócios. Vale a pena conferir.
Defina os seus produtos e/ou serviços
Muitas pessoas não imaginam, mas oferecer uma variedade muito extensa de produtos e/ou serviços na fase inicial de uma empresa pode acabar deixando os clientes confusos. Portanto, em outras palavras, nada de começar “atirando para todos os lados”.
Em vez disso, foque em determinado item e trace um plano completo para ele. Aqui, será necessário conhecer as dificuldades do nicho em que o seu “carro-chefe” será lançado e, se possível, investir todos os seus recursos e esforços para que o público se sinta atraído pela novidade.
Levante o capital inicial
Seja qual for o tipo de negócio que você pretende abrir, uma coisa é fato: será preciso começar com algum orçamento. Para tanto, é interessante traçar uma análise financeira completa, com o objetivo de identificar as despesas e as necessidades de vendas para os primeiros meses.
Se considerar necessário, ainda é possível recorrer ao empréstimo bancário, que costuma ajudar muitos empresários a alavancarem as suas empresas com mais tranquilidade.
Existem várias linhas de crédito para essa finalidade — cada qual com formas de pagamento, taxas de juros e objetivos distintos. Entre as instituições mais procuradas para esse fim está o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Entenda os regimes tributários
Para abrir uma empresa sem dor de cabeça, também é necessário se aprofundar nos regimes tributários — leis que determinam todos os tributos que uma empresa deve pagar ao governo.
No momento, existem três modelos que são praticados:
Simples Nacional: conta com uma administração tributária mais simples e de fácil arrecadação. As suas alíquotas também são menores;
Lucro presumido: é uma opção muito utilizada por dentistas, médicos e economistas. São ideais para empresas com lucros maiores que 32% do faturamento bruto;
Lucro real: indicado para empresas de grande porte, quando há a junção de um elevado faturamento com negócios de margens de contribuição mais apertadas.
Formalize a empresa
Com tudo pronto, na próxima fase você deverá formalizar a empresa e iniciar as suas atividades no mundo do empreendedorismo. Durante essa etapa, é preciso:
criar o seu Contrato Social;
realizar o registro na Junta Comercial;
formalizar o CNPJ;
emitir o alvará de funcionamento;
ter uma Inscrição Estadual;
fazer o cadastro na Previdência Social.
Existem vários documentos que devem ser apresentados ao longo desse processo. O ideal é deixá-los bem separados para não ter surpresas e acabar atrasando o seu planejamento. Entre eles, estão:
RG e CPF;
comprovante de endereço residencial e comercial;
declaração do IR;
nome fantasia;
atividades que serão realizadas na empresa.
Conte com o acompanhamento de profissionais como contadores e advogados — imprescindíveis para livrar você de incômodos e ciladas.
Por fim, procure se aprimorar continuamente em termos profissionais e pessoais para oferecer o que há de melhor ao público. Os seus clientes agradecem!
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