fbpx

Carro elétrico ganha espaço no coração dos brasileiros

O mercado não para de se reinventar. Inclusive, vários nichos estão constantemente em busca de soluções que sejam mais práticas, tecnológicas e sustentáveis. Um bom exemplo disso é o famoso carro elétrico.

Muito utilizado em países da Europa e, agora, no Brasil, esse tipo de veículo é excelente para facilitar a mobilidade e gerar menos impacto no meio ambiente. Consequentemente, é possível contribuir para um planeta ecológico e limpo.  

O carro elétrico também oferece economia aos usuários — detalhe que se torna uma vantagem em tempos de alta dos combustíveis, com foco na gasolina. Ao investir nele, você não precisará se preocupar em abastecê-lo periodicamente, mas sim em recarregá-lo na hora certa.  

Bem, até aqui já compartilhamos as informações básicas sobre o veículo. Agora, chega o momento de se aprofundar e entender as razões que tornaram essa opção uma verdadeira aposta para o futuro. Vamos lá? 

Conteúdo do artigo

O que é e como funciona um carro elétrico? 

Indo direto ao ponto: o famoso carro elétrico nada mais é do que um veículo que conta com um motor diferenciado.  

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Ao contrário das versões tradicionais, que precisam de combustíveis fósseis — como a gasolina e o diesel — para funcionar, ele se alimenta por meio de eletricidade.

Ou seja, estamos falando de baterias recarregáveis, que oferecem a quantidade de energia necessária para que o automóvel consiga se movimentar.  

Mas não podemos esquecer dos modelos híbridos. Como você deve imaginar, essas opções estão posicionadas entre os carros elétricos e os convencionais.  

Contudo, elas necessitam da combustão para ativar o motor. Posteriormente, todo o sistema funcionará com a ajuda de baterias recarregáveis. Bem interessante, né?  

Por que investir no carro elétrico?  

Não é por acaso que o carro elétrico se tornou famoso entre os brasileiros. Ao apostar nele, automaticamente o usuário consegue aproveitar inúmeros benefícios. A seguir, vamos conhecê-los melhor! 

Menos poluição  

Sem dúvida, o grande diferencial do carro elétrico está em seu baixo índice de poluição. Quando comparado com as versões clássicas, a emissão de CO₂ é muito menor — o equivalente a 33% ao longo de toda a vida útil do automóvel.  

Mais economia  

Nos últimos tempos, o preço da gasolina no Brasil cresceu significativamente — em torno de 26,12%. Isso levou muitos usuários a saírem em busca de alternativas mais econômicas de locomoção. E foi aí que o carro elétrico ganhou impulso. 

Diferentemente das opções tradicionais, esta exige poucos gastos para se manter rodando. Além disso, é possível reduzir outras despesas, como é o caso da troca de óleo periódica. Há quem diga que a economia geral pode chegar a 50%!  

Menos barulho  

Essa vai para quem prefere utilizar veículos silenciosos. O carro elétrico também é conhecido pela baixa poluição sonora. 

O motivo? Por funcionarem a partir de energia elétrica, os seus motores são consideravelmente menos barulhentos. Os nossos ouvidos agradecem! 

Como carregar um carro elétrico? 

Quando falamos sobre carro elétrico, uma das principais dúvidas dos usuários é: como esse veículo deve ser carregado? A resposta é simples! 

Em geral, ele pode ser abastecido com a ajuda de uma estação de recarga — disponível em terminais privados e públicos ou, então, nas próprias residências dos proprietários.

Em algumas situações, ainda existe a possibilidade de realizar esse processo apenas conectando a bateria em uma tomada tradicional.  

O tempo para recarregar um carro elétrico 

Em contraponto, o tempo necessário para recarregar um carro elétrico pode variar, dependendo de uma série de fatores importantes. Entre os principais deles, destacamos:   

  • o tipo da rede elétrica que será utilizada no processo;   
  • o tipo de corrente elétrica usada durante o carregamento;   
  • a capacidade da bateria e a potência do carregador;   
  • a potência do cabo que será usado.

De modo geral, os automóveis elétricos levam aproximadamente oito horas para serem completamente carregados. Em contraponto, os híbridos podem exigir um tempo menor: de uma a quatro horas.  

Diz aí: gostou de conhecer mais sobre o carro elétrico, as suas características e os seus benefícios? Esperamos que sim!  

Então, aproveite para dividir essas informações com os seus amigos. É só compartilhar o link deste artigo nas redes sociais para que todos fiquem por dentro. Nos vemos na próxima!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.