Conheça as diferenças entre mocassim, side e drive
Conheça as diferenças entre mocassim, side e drive – Você entende de calçados masculinos? Então provavelmente você sabe que os modelos não se resumem em tênis, sapatos, botas e sapatênis. Existem vários outros tipos de calçados e cada possui uma característica única. Por isso, se você está com dúvidas entre mocassim, side e drive, conheça suas diferenças e faça a diferença nas produções!
Conteúdo do artigo
Mocassim masculino
O mocassim é um calçado tradicional e casual que nunca sai de moda e deu origem aos outros dois modelos. Criado pelos índios americanos entre os séculos 16 e 17, o objetivo inicial dele era proteger os pés durante as caçadas, que poderiam exigir corridas, saltos, escaladas e longas caminhadas.
Esse modelo se destaca pela elegância, simplicidade, praticidade e conforto. Com um formato pontudo e bicudo, ele é uma versão do sapato, originalmente sem cadarço. Mas atualmente existem modelos com fivelas decorativas, cadarços e outros detalhes.
Para usar o mocassim você pode apostar em calças jeans, chino, sarja e até modelos de alta alfaiataria. Mas, cuidado com as meias e o comprimento das barras. Dê preferência para os modelos invisíveis e combine o calçado com calças cropped ou peças que vão até a altura do tornozelo, e caso queira improvisar, você pode dobrar as barras das calças.
Drive masculino
O modelo drive é uma versão slim do mocassim, que apesar de ser feito de couro mais espesso, ele é mais leve, pois possui solas recartilhadas, encaixadas por dentro do couro, dando flexibilidade e aderência ao calçado.
Em inglês drive significa dirigir, e o calçado é ideal para pilotar, pois é leve, confortável, aderente, tem proteção no calcanhar e ainda massageia os pés durante o uso, pois a sola possui bolinhas (rubber drive) ou plaquinhas (pad drive).
Ao contrário do mocassim, seu uso é mais descontraído e fica muito bem com bermudas e camisas, além de calças leves de algodão. Você pode apostar em cores sóbrias para eventos formais e modelos bem coloridos para eventos casuais.
Side masculino
Side, sider, dockside ou topsite é uma versão moderna do mocassim, criada em 1947 pelo designer Paul Sperry, que teve inspiração no uso náutico do calçado. O modelo é frequentemente visto nas passarelas e nos pés de personalidades famosas, pois conforto e casualidade combinam com a moda masculina!
O modelo que fez muita fama nos anos 70 e 80 é característico pelo cadarço rústico, passado por aberturas nas laterais do calçado, além da tradicional sola de borracha branca antiderrapante.
Devido a sua inspiração náutica, o uso mais correto é com roupas leves de verão, como bermudas claras, t-shirts, camisas claras de manga curta, chapéus, etc. Mas existem sides de cano alto que podem combinar com calças jeans claras e looks de inverno!
Entendeu a diferença entre os três modelos? Qual é o seu preferido? Conte para nós e compartilhe esse artigo em suas redes sociais!
Se você usa Mocassins, Sides e Drives, com certeza é um Homem que gosta de estar na moda, e que tal receber várias dicas diretamente em seu e-mail? Quero me inscrever na lista do Personal Stylist!
Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?
Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?