Relacionamento no trabalho: dicas para melhorar a convivência com os colegas
Relacionamento no trabalho – Passamos muito mais tempo no ambiente de trabalho do que em casa. E é nele que convivemos com pessoas das mais variadas opiniões, ideias e comportamentos. São pessoas muito diferentes de nós e é nesse momento em que os conflitos podem vir à tona.
Como melhorar o relacionamento no trabalho e evitar possíveis conflitos com os colegas de trabalho?
No post de hoje apresentamos alguns comportamentos simples para o homem moderno melhorar o convívio com o outro no ambiente de trabalho.
Conteúdo do artigo
Como melhorar o relacionamento no trabalho?
Preparamos quatro dicas básicas pra que você comece, a partir de hoje , a repensar nas suas atitudes no relacionamento no trabalho com os colegas e com a empresa.
1) Relacionamento no trabalho: seja agradável, cumprimente as pessoas.
Nem sempre é fácil conviver com uma pessoa que a gente não vai muito com a cara, não é? Mas porque complicar tudo e ser indelicado e ríspido? Cumprimentar as pessoas, de preferência com um leve sorriso no rosto, abre portas, quebra barreiras e mostra que você se importa com as pessoas. Um bom dia e um sorriso podem quebrar o gelo e ao longo do tempo isso pode contribuir para melhorar a relação.
2) Relacionamento no trabalho: converse e ouça, de verdade, as pessoas.
Fofoca, necessariamente, não significa conversa. Aqui o contexto é outro. Estamos falando de conversas mais substanciais, ou seja, em que o conteúdo seja mais interessante e sincero. Que tal falar sobre projetos interessantes ou se importar mesmo com a história familiar que a pessoa venha se abrir e contar. Claro, nem sempre temos tempos para isso, mas que tal um exercício ao menos uma vez por semana?
E que tal conversar com pessoas diferentes e conhecer suas histórias? Aprenda coisas novas sobre outros setores e atividades. Said a sua zona de conforto e do seu confinamento.
3) Relacionamento no trabalho: fique atento ao seu comportamento.
Não desconte nos outros a sua frustração (pessoal, familiar ou profissional). Se ocorrer algum erro no ambiente de trabalho por parte de alguém, não seja o monstro que vai pisar na cabeça da pessoa que já está desconfortável com o equívoco. Seja um propositor, um pacificador. Busque soluções pra reverter o problema.
Saiba lidar com seus sentimento negativos sem atingir o outro, mesmo que esteja com raiva de algo que ele fez.
4) Relacionamento no trabalho: evite comentários negativos em relação ao trabalho e aos colegas.
A gente não consegue ficar sem reclamar de algo, não é? E isso é muito comum no ambiente de trabalho. Mas como escapar dessa isca?
Tente falar sobre os pontos positivos de seu trabalho e de seus amigos, assim você deixa o ambiente de trabalho mais ameno e estimula a motivação para que outros também comecem a agir assim.
E mais, ao fazer isso de maneira honesta, você passa a ser visto como uma boa companhia, um agregador, uma pessoa que tem sempre uma palavra amiga para dar.
E você, tem alguma dica pra ajudar o relacionamento dos colegas no ambiente de trabalho? Compartilhe conosco deixando a sua opinião nos comentários.
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