Autocuidado: um assunto (também) de homem
Por muito tempo, acreditou-se que o autocuidado era um assunto restrito ao universo feminino. Que engano! Independentemente do gênero, investir em práticas de self-care é uma atitude importantíssima, não somente para manter a saúde física em dia, mas também a mental e a emocional.
O bacana é que há inúmeras maneiras de realizar essas ações, desde hábitos simples até elaborados. Tirar um tempo para relaxar e refletir sobre a vida, por exemplo, pode ser considerado um deles. Ao abraçar a ideia, será possível aproveitar inúmeros benefícios, como ter mais disposição, bem-estar e, até mesmo, produtividade.
Mas antes de começar, é importante entender em que consiste esse conceito e, então, aprender como aplicá-lo em sua rotina. Para facilitar a tarefa, reunimos algumas dicas valiosas que farão com que você consiga alcançar os resultados desejados rapidamente. Acompanhe!
Conteúdo do artigo
Afinal, o que é autocuidado?
Se você é um cara que gosta de acompanhar o que acontece nas redes sociais, é provável que já tenha se deparado com o termo “autocuidado” por aí. A princípio, ele pode soar um tanto estranho e, até mesmo, transmitir a ideia de ser algo complicado. Mas não se assuste: o tal do self-care nada mais é do que investir em algumas práticas para cuidar de si mesmo.
Por conta do lifestyle moderno e agitado, são raros os momentos em que tiramos para relaxar, refletir sobre as nossas atitudes ou, simplesmente, analisar o que pode ser melhorado em nosso dia a dia. Ao passar muito tempo sem fazer essa análise, é comum que algumas consequências comecem a surgir, como a ansiedade, a depressão, o estresse e o esgotamento.
Foi diante de tal cenário que muitas pessoas começaram a investir no autocuidado, como uma forma de se descobrir interiormente e buscar atividades que sejam prazerosas. Afinal, a vida não deve se limitar a pagar boletos e resolver problemas de trabalho, concorda?
Essa prática não se resume a frequentar spas luxuosos, passar dias na piscina ou investir em procedimentos estéticos. Mais simples do que isso, o autocuidado é toda e qualquer ação capaz de promover uma vida mais saudável, estabelecendo uma relação estreita consigo mesmo e tratando, diariamente, do seu “eu”.
Juntos, esses hábitos farão com que o seu corpo funcione melhor, preparando você para enfrentar todo e qualquer desafio que surgir pela frente.
Quais são as vantagens de investir no autocuidado?
São inúmeros os benefícios que uma pessoa pode aproveitar ao começar a cuidar de si. Veja quais são os principais:
- mais ânimo e disposição;
- melhores habilidades cognitivas;
- mais foco e concentração;
- maior qualidade de vida;
- mais estímulo para produzir as suas tarefas.
Cuidar de pessoas próximas que necessitam de atenção é bom — mas não podemos, jamais, negligenciar a nós mesmos.
Quando investimos no self-care, não estamos negando atenção ao outro, mas garantindo que o nosso corpo e a nossa mente estejam preparados para evitar problemas e prontos a encarar as mais variadas situações, tanto as boas quanto as indesejadas.
Como levar o autocuidado para o dia a dia?
Abraçar o autocuidado é mais simples do que você imagina. Podemos dizer que essa mudança de hábitos consiste em, simplesmente, fazer as coisas que você deseja — desde que sejam saudáveis e deem prazer.
Mas tome cuidado: boa parte das pessoas acredita que o self-care consiste em praticar ioga, meditar, cortar o consumo de carne e viver uma vida completamente diferente.
Muitas vezes, esses indivíduos nem gostam dessas coisas. É onde mora o perigo! Você não precisa aderir às práticas da moda para investir na ideia. O segredo é adotar ações que são do seu interesse verdadeiro e conseguem proporcionar sensação de bem-estar e equilíbrio.
Agora, que tal descobrir algumas soluções simples, porém eficazes, para adicionar uma dose extra de autocuidado na sua rotina? A seguir, contamos quais são elas.
Deixe o seu celular de lado
Atualmente, é raro encontrar um indivíduo que não tenha um smartphone e goste de acompanhar os principais acontecimentos das redes sociais. Inclusive, muitos acreditam que o uso constante desse equipamento pode ajudar a aumentar a produtividade, já que nos deixa sempre conectados com o mundo.
Não se engane! Uma das principais dicas de autocuidado é deixar o celular de lado. Diferentemente do que se imagina, eles são, na verdade, capazes de comprometer a nossa produtividade, já que nos distraem de forma considerável e prejudicam a nossa concentração em meio a tantas atividades.
Ainda tem mais. De acordo com uma pesquisa, somente cinco minutos de uso do smartphone pode prejudicar consideravelmente a memória, além de causar danos ao sono e colaborar para o surgimento da ansiedade. Ou seja, a partir de hoje, comece a controlar o tempo que passa diante da telinha e logo você notará melhoras no seu bem-estar.
Priorize as boas noites de sono
O self-care é composto, basicamente, por ações capazes de beneficiar a saúde e melhorar a disposição. E será que existe algo mais capaz de nos proporcionar esse resultado que uma boa noite de sono? Difícil! Por essa razão, tente, desde já, dormir melhor — programando o horário de ir para a cama com antecedência e planejamento o restante das suas atividades diárias a partir disso.
Você pode até não imaginar, mas quando dormimos mal, nosso organismo passa a sofrer consequências nada agradáveis. A primeira diz respeito à diminuição da capacidade de concentração e foco. Depois, a memória é prejudicada, assim como a produtividade, o humor e, até mesmo, o metabolismo.
Portanto, o ideal é criar uma espécie de rotina do sono, sempre estabelecendo um horário fixo para se deitar. Com o tempo, essa prática começa a enviar um sinal para o cérebro, avisando que já está na hora de desacelerar e descansar.
Ainda é interessante, algumas horas antes, se desconectar de todos os equipamentos eletrônicos, como televisão, tablet e smartphone. Tomar um banho, diminuir as luzes e vestir um pijama confortável também são ações que podem ajudar nessa missão.
Experimente novas práticas
Acordar, tomar banho, ir para o trabalho, voltar para a casa e dormir. Com o tempo, essa rotina pode, de fato, desgastar qualquer um. E para combatê-la, considere adicionar outras práticas em meio a tantas obrigações.
Durante a semana, por exemplo, reserve algumas horas para praticar uma atividade que seja do seu gosto ou dê prazer. Pode ser uma meditação, uma aula na academia, a leitura de um livro, uma caminhada no parque no seu horário de almoço ou, até mesmo, um passeio com o seu pet ao fim do dia.
O segredo é estar aberto a experimentar novos programas e, sempre que possível, aceitar convites inusitados dos seus amigos. Sabe aquela trilha em meio à floresta para a qual você foi convidado? Esse é um excelente momento para aceitar o desafio e acrescentar ricas experiências à sua rotina!
E aí, curtiu saber mais sobre o conceito do autocuidado e como ele pode trazer inúmeros benefícios? Esperamos que sim!
Aproveite para compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais. Eles também merecem ficar por dentro e aproveitar essas vantagens!
Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?
Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?