fbpx

Guia de como investir na bolsa de valores para iniciantes

Se você veio até o nosso guia de como investir na bolsa de valores para iniciantes, é porque tem interesse em fazer operações financeiras que rendam lucros e dividendos.

Atualmente, esse tipo de operação financeira é muito utilizado por quem tem familiaridade com o mercado de ações e deseja se destacar no setor. 

No entanto, para alcançar resultados positivos, você terá que entender como a bolsa de valores funciona e quais são os cuidados necessários ao longo dessa empreitada.

Já adiantamos: o tema não é um bicho de sete cabeças, sendo possível, até mesmo, iniciar essa jornada com pouco dinheiro. 

Caso queira saber mais, que tal continuar a leitura? Hoje, compartilhamos dicas valiosas, que ajudarão você a ingressar no setor e começar de forma segura. É só acompanhar e anotar as nossas sugestões!

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Conteúdo do artigo

O que é a bolsa de valores? 

Vamos começar explicando o que é, de fato, a bolsa de valores.

Em linhas gerais, estamos falando de uma organização que realiza o registro de compras e vendas de todas as ações, ativos e até valores imobiliários. 

Ou seja, é uma espécie de mercado, onde os investidores conseguem negociar títulos e ações de diferentes empresas que possuam o seu capital aberto, sejam elas públicas ou privadas.

As ações são as protagonistas da bolsa de valores. Em resumo, o capital de uma empresa é dividido em inúmeras partes — e cada uma delas é representada por uma ação. 

Normalmente, uma porcentagem das ações é patrimônio dos empreendedores, enquanto a outra pertence aos sócios. Em certos casos, existe também uma terceira parte, que é negociada na bolsa de valores. 

Assim, uma vez disponível, os investidores interessados podem comprar ou vender ações. Ao realizar uma compra, automaticamente, o indivíduo se torna um acionista da empresa.

Bônus: nessa etapa, é válido destacarmos a B3. Caso não conheça, a sigla diz respeito à BM & FBovespa, a única bolsa de valores existente no Brasil. 

Como investir na bolsa de valores para iniciantes?

Seguindo com o nosso guia de como investir na bolsa de valores para iniciantes, chegou o momento de conferir algumas dicas práticas para dar o seu primeiro passo no universo financeiro.

Em seguida, reunimos os principais pontos que devem ser considerados para que as suas negociações sejam eficientes. 

Mergulhe em conhecimento 

Para ter mais confiança na hora de fazer um investimento inteligente, é necessário ler alguns livros a respeito do assunto.

Hoje em dia, existem inúmeros títulos interessantíssimos, escritos por autores que têm experiência na área e compartilham as suas visões de mercado. 

  • O jeito Warren Buffett de investir (Robert G. Hagstrom); 
  • Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter); 
  • Faça Fortuna com Ações (Décio Bazin);
  • O Investidor Inteligente (Benjamin Graham).

Fuja dos erros comuns

Existem erros bastante frequentes cometidos por quem começa a se aventurar na bolsa de valores. Entre eles, temos falta de conhecimento, pouca estratégia e até ansiedade nas operações. 

Primeiramente, é necessário manter a tranquilidade para negociar uma ação. O truque é analisar cautelosamente as opções e fechar o negócio sem pressa.

Depois, você terá que traçar uma metodologia eficiente para operar, sem deixar de considerar o seu perfil de investidor, os seus objetivos a longo prazo e o seu mercado de atuação.

Capriche na sua carteira de ações

Lembre-se de montar uma carteira de ações variada. Atuar com diferentes aplicações simultaneamente é mais vantajoso do que quando todo o seu investimento é aplicado apenas em uma empresa. 

Quando tomamos esse cuidado, temos menos chances de perder uma grande quantia de dinheiro, já que o montante está dividido em vários canais de rentabilidade. Anote já!

E aí, o que achou do nosso guia de como investir na bolsa de valores para iniciantes? Esperamos que, após essas informações, você tenha mais autonomia para entrar no universo financeiro e construir a sua trajetória como um grande acionista. 

Caso tenha curtido a leitura e queira conferir outros conteúdos bacanas como este, aproveite para acompanhar os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Nos encontramos neles!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.