Trabalhar em casa: 6 dicas para ter sucesso nessa empreitada
Desde a chegada da pandemia de Covid-19, não foram raros os casos de pessoas que começaram a trabalhar em casa. De acordo com um levantamento realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), tal estratégia foi adotada por 46% das empresas brasileiras, que viam a solução como incapaz de proporcionar bons resultados até então.
Com essa nova realidade, os gestores perceberam que o trabalho remoto pode render bons frutos para todos os envolvidos. A única recomendação é ter um ambiente preparado para essa atividade, proporcionando mais foco, garantindo a performance e, inclusive, evitando alguns problemas de saúde que podem surgir caso o espaço não seja adequado.
Por aqui, já ensinamos alguns truques para você se vestir no escritório doméstico. Agora, chegou a hora de conferir as melhores dicas para criar um cantinho profissional especial para ninguém colocar defeito. Para saber quais são elas, continue a leitura deste artigo e fique por dentro do assunto!
Conteúdo do artigo
Os benefícios de trabalhar em casa
Fora o cenário causado pelo novo coronavírus, muitas pessoas decidem trabalhar em casa por inúmeras razões. A seguir, mostramos quais são elas:
- maior flexibilidade de horários;
- possibilidade de ter mais proximidade com a família;
- menos tempo perdido com deslocamentos;
- qualidade de vida;
- oportunidade de realizar as refeições em casa;
- garantia de bem-estar entre os colaboradores da equipe;
- mais autonomia para realizar tarefas;
- dependendo da estrutura, aumento significativo na produtividade.
5 dicas para trabalhar em casa sem passar perrengue
Ao começar a trabalhar em casa, há quem se queixe da falta de produtividade.
Isso pode acontecer por inúmeras razões, mas, especialmente, devido à falta de infraestrutura adequada para que as tarefas sejam realizadas corretamente — sem dispersões e com conforto.
Para evitar que isso ocorra, dê uma olhada nos passos básicos que garantirão um office de qualidade em seu lar.
1. Invista em boa iluminação e ventilação
Você sabia que a luz solar é uma fonte incrível de energia para o corpo humano? É por isso que os especialistas em saúde recomendam que as pessoas aproveitem ao menos alguns minutos de exposição diária ao sol, desde que isso aconteça com a devida proteção.
Em se tratando do escritório doméstico, não é muito diferente. Afinal, ao entrarmos em contato com a iluminação natural, nos sentimos mais animados e dispostos para enfrentar qualquer desafio.
Portanto, o ideal é que você monte o seu espaço de trabalho em um cantinho que receba bastante luz, como aqueles dispostos perto de janelas com belas vistas.
Isso, é claro, sem se esquecer da iluminação artificial, que pode surgir em pontos estratégicos. Luminárias pendentes ou de mesa, com lâmpadas frias, são bons exemplos de acessórios e ajudam na concentração.
Nesta etapa, facilite também a entrada de ar no local. Você pode apostar em cortinas mais leves, mantendo as janelas abertas e, durante o verão, investir no uso de um ventilador, umidificador ou climatizador de ambientes.
2. Capriche na escolha de móveis e equipamentos
No momento da escolha das mobílias, jamais ignore a ergonomia, um estudo que tem como foco analisar a relação do indivíduo com o seu espaço de trabalho.
Quando nos atentamos a esse detalhe, conseguimos prevenir diferentes problemas de saúde, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), complicações de coluna, cefaleia de tensão e bursite.
Nesse sentido, assegure que a cadeira utilizada mantenha o seu quadril e os seus joelhos bem posicionados em um ângulo de 90º.
Os pés devem ficar sempre encostados no chão e a altura da mesa precisa estar de acordo com o seu tipo físico. Pessoas com 1,75 m, por exemplo, devem utilizar uma superfície com altura de cerca de 70 cm.
Além disso, escolha os seus equipamentos de trabalho a dedo. Caso utilize um computador, invista em um modelo potente, que supra as suas necessidades.
Em seguida, vêm os acessórios eletrônicos, que podem ser grandes aliados nas tarefas diárias. Mouses ergonômicos, fones de ouvido confortáveis, webcams de alta resolução e impressoras são os principais.
3. Mantenha o local sempre organizado
A falta de organização é um dos grandes vilões de quem opta por trabalhar em casa. Até porque, com uma mesa de trabalho bagunçada, você terá mais dificuldade para encontrar objetos importantes para a realização das tarefas diárias.
Para resolver o problema, a melhor saída é evitar excessos, sempre mantendo no local somente os objetos que, de fato, serão utilizados ao longo do dia. Invista também em acessórios capazes de facilitar a sua organização. Bandejas, caixas organizadoras, pastas, porta-lápis e divisórias para gavetas não podem faltar.
4. Monte um ambiente personalizado
Não é porque estamos falando de trabalho que o seu espaço precisa ser comum e padronizado. Outra maneira de estimular o desempenho é levar um pouco de personalidade para esse ambiente.
Tal cuidado pode ser realizado de inúmeras maneiras — seja criando uma paleta de cores com a qual você se identifique, investindo em móveis com um design diferenciado ou, então, apostando no uso de objetos decorativos.
Os mais populares no momento são os quadros com ilustrações de filmes, os relógios de mesa e os bonequinhos geek, que viraram uma febre nos últimos anos e são ótimos para levar um toque descontraído ao local.
5. Reserve um espaço para o descanso
Nem só de trabalho vive o homem. Quando trabalhamos por longos períodos, sem fazer nenhum tipo de pausa, é possível que a nossa performance diminua significativamente, já que a mente fica cansada, improdutiva e incapaz de focar nas atividades necessárias.
Sendo assim, o ideal é fazer pequenas pausas no decorrer do seu turno, o equivalente a 15 minutos a cada hora. Para potencializar os períodos de descanso, tente ainda criar uma área especial para que o seu cérebro se desconecte e recarregue as energias.
Esse é o caso de uma poltrona confortável, de um balanço ou, dependendo do espaço disponível, até de uma rede. Independentemente da opção escolhida, tenha em mente que o importante é que você se distraia e tenha mais qualidade de vida ao longo da semana.
6. Vista-se para o trabalho
Por último, vista-se de maneira apropriada para iniciar a sua jornada de trabalho em casa. Como já falamos por aqui, a roupa que usamos é essencial para garantir uma boa produtividade e, em alguns casos, até nos deixar mais confiantes na hora de apresentar um projeto novo ou fechar uma negociação.
Portanto, nada de passar o dia usando pijama ou aquela camiseta velha. Em vez disso, prefira investir em trajes leves e simples, mas que também ofereçam uma proposta “mais arrumada”, fazendo o seu cérebro entender quais são os momentos em que o foco precisa ser mantido.
Nesse caso, você não precisa apostar em itens sociais, como o blazer, a calça de alfaiataria e o sapato oxford, mas sim em uma camisa polo, uma bermuda de sarja, jeans ou algodão e um sapatênis.
As boas práticas para trabalhar em casa
Por fim, confira algumas dicas para ter sucesso ao trabalhar em casa:
- estipule um horário fixo de trabalho;
- durante o expediente, fique longe da televisão e do smartphone;
- mostre para a sua família a importância de respeitar a sua rotina de trabalho;
- preze por uma comunicação clara e objetiva com a sua empresa;
- siga uma alimentação balanceada, evitando fast foods e processados;
- nos momentos livres, pratique exercícios físicos.
Como vimos, existem várias maneiras práticas de melhorar o seu trabalho em casa. Siga todas elas de acordo com o ambiente disponível e o seu lifestyle. Temos certeza de que o resultado será incrível!
Caso tenha curtido o artigo e queira conferir outros conteúdos exclusivos como este, aproveite para acompanhar as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Vamos adorar ver você por lá!
Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?
Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?