Meus cabelos estão caindo: Calvície masculina tem tratamento (cura)?

O motivo de a calvície ser um problema que afeta principalmente os homens tem nome e chama-se TESTOSTERONA, o hormônio sexual masculino é a maior responsável pela queda do cabelo. As mulheres também a produzam, mas nelas a quantidade é muito menor.

Qual a idade mais perigosa para a calvície começar a aparecer?

Essa pergunta foi respondida por Luiz Carlos Cuce, médico e professor de Dermatologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em entrevista ao Dr. Drauzio Varela. Ele disse que para alguns, já aos 17 anos a calvície começar a instalar-se definitivamente. Essas pessoas, por razões genéticas e hormonais, aos 22-23 anos já estão carecas. Aquelas que vão perdendo os cabelos mais devagar a partir dos 25-26 anos podem contar com melhores resultados no tratamento, porque nelas a participação da hereditariedade é menor.

O doutor Luiz Carlos avisa que o uso de bonés pode acelerar a queda de cabelos. Ah, que pena! Muitos homens gostam do acessório. Ele indica evitar o uso do boné porque ele abafa e esquenta a cabeça.  “Quem o usa com frequência repete o erro das pessoas que lavam o cabelo para tirar a oleosidade e depois passam secador quente, o que faz a gordura reaparecer. Quanto menos calor, melhor para os cabelos oleosos. Infelizmente, tornou-se um hábito da juventude atual usar boné, o que é prejudicial tanto no sentido da tração do couro cabeludo quanto no da produção de calor o que prejudica os tecidos dessa região”, disse na entrevista a Drauzio Valera.

Mas a calvície masculina tem tratamento (cura)? O que fazer quando os cabelos começam a cair?

Não há no mercado algo que promova a “cura” da calvície, mas existem os medicamentos que prometem ajudar no tratamento dela, mas todos a longo prazo e com seus respectivos efeitos colaterais.

Há no mercado uma medicação chamada MINOXIDIL (compra apenas com receita médica), que é um vasodilatador de uso local que ajuda a bloquear os derivados da testosterona. Se a queda for acentuada, pode-se usar a versão mais concentrada.

Outra medicação a longo prazo, e também com efeitos colaterais em alguns homens, é a FINASTERIDA. Com ela consegue-se um resultado de 20% a 30% de crescimento de cabelo.

Mas é necessário tomar cuidado no uso indiscriminado da medicação devido os efeitos colaterais em alguns homens, portanto, procure um médico de sua confiança para que faça a prescrição que lhe seja mais indicada.

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

3 comentários em “Meus cabelos estão caindo: Calvície masculina tem tratamento (cura)?

    • 04/04/2016 a 19:14
      Permalink

      Olá André! Agradecemos o seu comentário 🙂

      Responder
  • 30/03/2017 a 03:22
    Permalink

    A procura da cura da calvície tem aumentado bastante nos últimos anos, milhares e milhares de pessoas sofrendo de queda de cabelo, e todos eles buscam por algum tipo de programa de reconstrução capilar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *